O Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade no âmbito do Ensino Superior que pretende aumentar a qualidade da educação superior europeia e promover o diálogo e a compreensão entre culturas através da cooperação com Países Terceiros. Tem por objetivo tornar a União Europeia num polo de excelência de nível mundial no domínio do Ensino Superior, e contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos e da capacidade de cooperação internacional de instituições do Ensino Superior de Países Terceiros, aumentando a mobilidade entre a União Europeia e estes países.
Quem pode participar?
O Programa Erasmus Mundus apoia:

• INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) que desejem implementar Programas Conjuntos de Mestrado/Doutoramento (ação 1) ou estabelecer Parcerias entre Instituições de Ensino Superior europeias e países terceiros específicos (ação 2).

• ESTUDANTES, INVESTIGADORES e DOCENTES que desejem realizar atividades de estudo, docência ou de investigação ao abrigo de um dos Programas Conjuntos (Ação 1) ou Parcerias (Ação 2).

• ORGANIZAÇÕES ACTIVAS NO DOMÍNIO DO ENSINO SUPERIOR que desejem desenvolver projetos de promoção da atratividade, perfil, visibilidade e imagem do Ensino Superior europeu no mundo (Ação 3).

ACÇÃO 1
• Programas Conjuntos de Mestrado (1A) e Doutoramento (1B) de excelência oferecidos por um consórcio de no mínimo 3 Instituições de Ensino Superior (IES) europeias, ao qual se podem juntar Instituições de Ensino Superior de países terceiros. Esta Ação inclui, igualmente, a atribuição de bolsas para estudantes/doutorandos e docentes, que participem no Programa, para estudar/lecionar no mínimo em 2 IES europeias e nalguns casos até 6 meses numa IES de um país terceiro parceiro.

ACÇÃO 2
• Parcerias Erasmus Mundus:
Esta Ação visa promover o estabelecimento de Parcerias entre Instituições de Ensino Superior europeias e de países terceiros através da organização de esquemas de mobilidade.

ACÇÃO 3
• Promoção do Ensino Superior Europeu através de projetos que realcem a atratividade e promovam a visibilidade do Ensino Superior europeu no mundo.

Para mais informação sobre o concurso: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/programme/about_erasmus_mundus_en.php

A UTAD participa neste momento em 3 projetos ERASMUS MUNDUS, designadamente o “International Master in Quarternary and Prehistory”, o “International Master Vintage Vine, Wine and Terroir Management”, “o EBW – Eurobrazilian Windows +”.

Projeto – “International Master in Quarternary and Prehistory”;

Projeto – “International Master Vintage Vine, Wine and Terroir Management”;

Projeto – “o EBW – Eurobrazilian Windows +”.
<<VER>>