O PROGRAMA DE MOBILIDADE ERASMUS + incentiva o intercâmbio no ensino superior como forma de internacionalização de estudantes, docentes e não docentes, proporcionando-lhes experiências culturais e sociais que contribuem para o seu enriquecimento académico e profissional.

Na UTAD o Programa é coordenado pela Vice-Reitoria para o Planeamento e Internacionalização, através do GRIM – Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade.

O GRIM providencia apoio a todos os que desejem mobilizar-se ao abrigo deste programa (alunos e funcionários). Com documentos apropriados para cada fase da mobilidade, visa-se maior transparência e melhor esclarecimento dos intervenientes.

O GRIM está localizado no Edifício das Pedrinhas (junto à Capela).

Os alunos da UTAD que pretendam fazer uma mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus devem contactar o GRIM durante o horário de atendimento (disponível nos Contactos).

O Gabinete não realiza atendimento presencial fora do horário estipulado. Caso tenha urgência deverá fazer uma marcação por e-mail.

 


Testemunho de mobilidade de aluno Erasmus

A minha participação no programa ERASMUS foi absolutamente determinante na minha vida profissional. Para elucidar essa preponderância vou descrever muito brevemente o meu percurso profissional. Terminado o meu período de estágio ao abrigo do programa ERASMUS e após o regresso a Portugal, iniciei o meu mestrado na minha universidade de origem (UTAD). Ainda no decurso do mestrado, e pela experiência altamente positiva no programa ERASMUS, candidatei-me a outro programa de mobilidade (Leonardo da Vinci) e, após finalizar o mestrado, fiz um estágio de 6 meses em Berlim (Alemanha). Pela experiência ganha, no fim do estágio, fui convidado a trabalhar na UTAD, onde estive quase dois anos. Com as minhas duas experiências no estrangeiro, em programas de mobilidade, veio a motivação para continuar a minha formação no estrangeiro e estou há 2 anos e meio em Dublin (República da Irlanda) envolvido num programa de Doutoramento.

O programa ERASMUS alargou-me os meus horizontes (pessoais e profissionais) em enorme escala e essa experiência foi o elemento desencadeador de todo o resto da minha vida. Digo “minha vida” porque a sua influência não se cingiu ao aspeto profissional mas alargou-se também á minha vida pessoal.

Resumindo: faltam-me adjetivos para enaltecer a importância que o programa ERASMUS teve na minha vida. Foi um privilégio ter tido a oportunidade de ser um dos participantes.

Para finalizar: Muitíssimo obrigado!!!

João Miguel Martins


No índice que se segue podem ter acesso a todos os documentos necessários para iniciarem o processo de mobilidade Erasmus.

Em qualquer altura estamos disponíveis para esclarecer dúvidas ou responder a eventuais questões.

Documentos Para download:

1. Carta Estudante Erasmus – Erasmus + Student Charter – carta de direitos e deveres dos alunos Erasmus

2. Normas Erasmus da UTAD – toda a informação sobre o programa Erasmus na UTAD

3. Checklist do Aluno Erasmus – Informação sobre todas as fases/procedimentos necessários à candidatura do Aluno Erasmus

4. Tabela de bolsas de Mobilidade Programa Erasmus + Ação I​​​​​​

5. Learning Agreement – Formulário a preencher com o programa de estudos

6. Training Agreement – Formulário a preencher com o programa de estágio

7. Certificado de chegada/Enrolment Form – documento comprovativo da chegada ao país de acolhimento​

8. Certificado de estadia/Attendance Certificate – documento comprovativo do tempo e local de estadia

9. Relatório Final Erasmus – Normas relativas ao relatório Final a ser preenchido pelo Estudante Erasmus

10. Formulário de Equivalências – certificado de notas aprovadas no país de acolhimento

11. Guia dos Direitos dos Estudantes em Mobilidade na União Europeia

12. Checklist de STAFF (Docente e Não Docente) – Informação sobre todas as fases/procedimentos necessários à candidatura

13. Erasmus HE_Staff_Mobility_agreement_training-EN

14. ErasmusHE STAFF_Mobility_agreement_teaching-EN


RESULTADOS DE CANDIDATURAS A BOLSAS DE MOBILIDADE

  1. Candidaturas de estudantes
  2. Candidaturas de STAFF docente