Edição de 2023 – Candidatura (não disponível)

Estrutura do Estrutura do Curso

Para assegurar uma eficaz integração dos estudantes internacionais nas suas licenciaturas e mestrados integrados, a UTAD disponibiliza o Curso Preparatório de Língua Portuguesa, formatado em quatro módulos:

– Nível A1

– Nível A2

– Nível B1

– Nível B2

 

Prazos

Candidaturas: De 4 de julho de 2022 (12h) a 30 de setembro de 2022 (12h)

Registo/Inscrição/Matrícula: Até 6 de janeiro de 2023

Início do curso: 10 de janeiro 2023

Final do Curso: 31 de julho de 2023

 

Investimento

Taxa de candidatura: 250 euros

Anuidade: 2 500 euros

O pagamento deverá ser realizado por transferência bancária (*) e é obrigatório constar no comprovativo o nome do estudante e o nome do(s) titular(es) da conta bancária usada para o pagamento. Sem essas informações não será possível localizar o pagamento e, consequentemente, o processo de candidatura não será concluído.

A taxa de matrícula (250 euros) não é reembolsável em nenhuma hipótese.

A anuidade (2500 euros) não é reembolsável, mas o valor pago poderá ser usado para outras edições do Curso Preparatório.

 

(*) DADOS PARA PAGAMENTO:

– SWIFT/BIC CODE: BESCPTPL

– IBAN: PT50000706950009609000012

– BANK FULL NAME: NOVO BANCO S.A.

– CREDIT TO: UNIVERSIDADE DE TRAS-OS-MONTES E ALTO DOURO

– EDRESS: AVENIDA DA LIBERDADE, 195 – 1250 LISBON PORTUGAL

 

Em alguns países é comum que seja exigida uma declaração para realizar a transferência bancária para pagamento da taxa de candidatura ou da anuidade. Se esse é o seu caso, faça o download do documento aqui , preencha com seus dados pessoais e envie por email (international@utad.pt) para ser assinado, carimbado e enviado de volta para seu email.

Esteja ciente de que as movimentações financeiras entre distintos países podem demorar alguns dias (às vezes, semanas). Por isso, a localização e comprovação do pagamento da candidatura ou da anuidade poderá demorar alguns dias.

 

Como se candidatar

Para se inscrever no Curso Preparatório de Língua Portuguesa, o candidato deverá submeter o Formulário de Candidatura com TODOS os documentos exigidos, observado o período de candidatura (04/07/2022 a 30/09/2022).

Antes de iniciar sua candidatura, tenha consigo TODOS os documentos solicitados para serem anexados, inclusive o comprovativo de pagamento da taxa de candidatura.

 

Documentos Necessários

  • Cópia do passaporte;

Certifique-se que o passaporte esteja devidamente assinado. Caso não esteja assinado por si, aconselhamos a solicitar um novo passaporte antes de fazer a candidatura. Em Portugal, o passaporte assinado é condição para que sejam feitos outros documentos que serão necessários aqui,

  • Certificado de conclusão de ensino secundário;
  • Certificado das unidades curriculares cursadas no ensino secundário e as respetivas notas descriminadas;
  • Certificado de conhecimentos de línguas (Francês, Inglês ou Espanhol) que apresente o Nível B1 (mínimo);

Caso não possua um certificado formal de línguas, poderá substitui-lo por uma Declaração de Honra (modelo para download) a informar que tens conhecimentos em Nível B1 (minimamente). Para comprovação dessa competência, a UTAD reserva-se o direito de solicitar a realização de entrevista online, sempre que julgar adequado.

  • Comprovativo de pagamento de taxa de candidatura no valor de 250 euros (não reembolsável);

 

 

Carta de Aceitação

Após concluído todo o processo de candidatura, isto é, constatada a validade do passaporte, feita a análise dos documentos escolares enviados, verificada a adequação do certificado de línguas e localizado o pagamento da taxa de candidatura, o candidato será aceite ou não no Curso Preparatório de Língua Portuguesa. Se for aceite, no prazo de 10 dias, por meio do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade – GRIM, a UTAD emitirá Carta de Aceitação ao candidato.

A Carta de Aceitação é documento obrigatório a ser apresentado na Embaixada/Consulado de Portugal do país de origem do candidato, sem ela não será possível ser emitido visto de estudos.

 

ATENÇÃO: O prazo de 10 dias não será contado a partir da submissão da candidatura, mas a partir da finalização do processo de candidatura. Para concluir o processo TODOS os documentos devem ser enviados, devem estar corretos e o pagamento da candidatura deve ser localizado. Caso algo esteja a faltar (documentos ou pagamento), a candidatura não será concluída.

 

Informações Importantes

  • Alojamento

Até que o estudante providencie um alojamento adequado para si durante o período de estudo na UTAD em Vila Real, poderá ser providenciado um quarto nas Residências da Universidade, mediante verificação de disponibilidade junto aos Serviços de Ação Social. Informações acesse: www.sasutad.pt

A Erasmus Student Network (ESN) ajuda os estudantes internacionais a conseguirem alojamento em Vila Real. Informações acesse: https://www.facebook.com/esnutad/

 

  • Anuidade

O valor da anuidade para 2022/2023 é de € 2 500 (dois mil e quinhentos euros). O pagamento deverá ser efetuado integralmente (não parcelável) no ato da matrícula (até o dia 06 de janeiro de 2023).

O estudante poderá pagar a anuidade antes de chegar a Portugal por transferência bancária (mesma referência usada para o pagamento da taxa de candidatura). O comprovativo deve conter o nome do estudante e do(s) titular(es) da conta bancária, somente assim o pagamento poderá ser localizado. O comprovativo deverá ser enviado para o email: international@utad.pt

 

  • Seguro de saúde

Todo estudante internacional que vem estudar em Portugal deve ter um seguro de saúde apropriado para sua situação, válido para todo o espaço Schengen e que tenha validade por tempo igual ou superior ao tempo de duração do curso (no mínimo até o dia 31 de julho de 2023).

Não apresentar o seguro de saúde adequado à Embaixada/Consulado de Portugal pode ser causa de indeferimento do pedido de visto.

Todos os estudantes matriculados na UTAD são beneficiados com um seguro escolar individual para cobrir acidentes pessoais relacionados às atividades acadêmicas, que será válido durante todo o ano letivo.

 

  • Visto

O visto de estudante deve ser solicitado à Embaixada/Consulado de Portugal que atende ao país do estudante requerente. O deferimento ou indeferimento do pedido de visto para estudos é de inteira responsabilidade da Embaixada/Consulado e a UTAD não tem poder de interferência.  O visto de turista não é adequado para estudar ou realizar atividades de pesquisa em Portugal.

Para mais informações sobre os tipos de vistos e os documentos que devem ser apresentados, aceda a https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular, pois os Consulados/Embaixadas de Portugal, nos diferentes países em que estão presentes, costumam solicitar alguns documentos próprios e possuem procedimentos peculiares.

 

  • Autorização de Residência (A.R.)

As autorizações de residência são emitidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para que os estudantes que estarão em Portugal por mais de 90 dias sejam considerados legalmente residentes.

O SEF tem em sua página na WEB uma lista de documentos que devem ser apresentados para que a Autorização de Residência seja emitida.

Para saber mais aceda a https://imigrante.sef.pt/solicitar/estudar/art91-a/.

A UTAD informa o SEF sobre todos os estudantes internacionais que foram aceites no Curso Preparatório de Língua Portuguesa. Também serão comunicados ao SEF todos os casos de estudantes que foram aceites, fizeram suas matrículas, mas não estão a frequentar o Curso Preparatório de Língua Portuguesa.