Edição de 2021/2022 – Candidatura

Estrutura do Curso

Para assegurar uma eficaz integração nas suas licenciaturas e mestrados, a UTAD disponibiliza o Curso Preparatório de Língua Portuguesa dirigido a futuros estudantes.

Nível A1
Nível A2
Nível B1
Nível B2

Prazos

Candidaturas: De 1 de Setembro às 12:00 a 7 de Novembro às 12:00

Registo/Inscrição: Até 8 de janeiro de 2022 às 12:00

Início do curso: 11 de janeiro 2022

Como se candidatar

Para se inscrever no Curso Preparatório de Língua Portuguesa, deverá submeter o Formulário de Candidatura durante o período de inscrição estabelecido.

Complete o formulário online e faça upload dos documentos necessários para o efeito, nomeadamente:

• Cópia do passaporte (que deve estar assinado pelo próprio)
  • Certificado de habilitações (ensino necessário para se candidatar ao ensino superior)
  • Certificado com disciplinas e notas descriminadas
  • Certificado em como possui conhecimentos mínimos de línguas como Francês, Inglês ou Espanhol, suficientes para acompanhar o curso.  Caso não possua um Certificado formal, poderá substitui-lo por uma Declaração de Honra (modelo para download) que ateste que considera obter as competências linguísticas para frequentar o Curso Preparatório. A UTAD reserva-se o direito de solicitar a realização de uma entrevista online sempre que julgue adequado.
  • A candidatura tem um custo de 250 euros, que não é reembolsável em qualquer caso. O pagamento terá que ser realizado por transferência bancária (*) e é obrigatório fazer o upload da prova de pagamento no formulário eletrónico de candidatura.

(*) DADOS PARA PAGAMENTO:
-SWIFT/BIC CODE: BESCPTPL
-IBAN: PT50000706950009609000012
-BANK FULL NAME: NOVO BANCO S.A.
-CREDIT TO: UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Observação: Se necessitar de uma Declaração para realizar a transferência bancária no seu país, faça o download do documento aqui e envie por email (international@utad.pt) para ser assinado e carimbado.

Após terminado o procedimento de submissão da candidatura e após o processo ser avaliado, caso se verifique a aceitação do candidato, a UTAD envia no prazo de 10 dias úteis  uma Carta de Aceitação que deverá ser apresentada no Consulado Português localizado no país de origem do candidato (ou num país próximo) para efeitos de requisição do visto para estudos.

Informação Importante

1. Alojamento

Poderá ser providenciado um quarto nas residências da Universidade durante o período de estudo na UTAD, mediante verificação de disponibilidade. O custo de um quarto duplo é de 130€ (cento e vinte euros e vinte e um cêntimos) por aluno, e o custo de um quarto single é 165 € (cento e sessenta e um euros e sessenta e dois cêntimos). O alojamento  deverá ser pago mensalmente antes do dia 8 de cada mês.

Para reservar alojamento pedimos-lhe que envie um email para international@utad.pt

2. Anuidade

Por favor, tenha em atenção que a anuidade para 2021/2022 é de € 2.500 (dois mil e quinhentos euros). O pagamento é efetuado no ato da matricula.

Poderá pagar a anuidade antes de chegar a Portugal, por transferência bancária, caso prefira. Se optar por esta opção pedimos-lhe a gentileza de nos enviar o comprovativo de pagamento para o seguinte email: international@utad.pt

Liquidar a anuidade é apenas uma parte do processo de candidatura para se tornar um estudante na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os estudantes internacionais que necessitem de um visto para estudar em Portugal, devem assegurar que reúnem as condições financeiras necessárias tanto para pagar a anuidade bem como para cobrir as despesas pessoais enquanto se instalam em Vila Real, uma vez que esta é uma exigência das atuais regras de imigração de Portugal.

Lembre-se de que a Universidade é obrigada a informar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) sobre qualquer estudante abrangido pela regra de imigração que se retire do programa de estudos por falta de pagamento da anuidade.

3. Seguro de saúde

Por favor, não esqueça que, como estudante estrangeiro a viajar para o exterior, irá precisar de comprar um seguro de viagem e de saúde.

Os seguros podem diferir, embora por norma cubram bens perdidos ou roubados e cuidados médicos. Os estudantes internacionais, em particular, devem ter o cuidado de comprar um seguro de saúde apropriado para as circunstâncias e não um seguro padrão para um cidadão português.

a. Seguro individual de acidentes

Todos os estudantes matriculados na UTAD são beneficiados com um seguro escolar para cobrir acidentes pessoais. Todas as lesões relacionadas com atividades académicas (por exemplo, experiências de laboratório, visitas de estudo, etc.) são cobertas. O seguro individual de acidentes é válido durante o ano letivo. Deverá ser renovado todos os anos académicos, com registro em setembro

b. Seguro de saúde e seguro de vida

Possuir um seguro de saúde e de vida que abrange toda a área Schengen é obrigatório para estudantes internacionais que estudam em Portugal. Quer estudem no seu próprio país ou no exterior, os alunos devem proteger-se do inesperado – acidentes, doenças e roubos podem ocorrer em qualquer lugar.

Os estudantes que viajam para o exterior podem precisar de um seguro de saúde internacional para estudantes para pagar contas médicas e outras despesas que podem ocorrer fora do cotidiano académico. Ter um bom plano internacional de seguro estudantil pode fornecer a proteção necessária a um estudante, para evitar grandes perdas financeiras.

4. Visto

Para estudar ou realizar atividades de pesquisa em Portugal, precisa de solicitar um visto ao Consulado / Embaixada de Portugal mais próximo da sua cidade de residência. Deverá obter informações sobre os tipos de visto que se aplicam ao seu caso e como deve obtê-lo no portal de Web do Escritório de Comunidades Portuguesas.

Atenção: O visto de turismo não é adequado para cidadãos que irão estudar ou realizar pesquisas durante um período de mais de 90 dias.