Edição de 2023 – resultados das candidaturas

Estrutura do Curso

Para assegurar uma eficaz integração dos estudantes internacionais nas suas licenciaturas e mestrados integrados, a UTAD disponibiliza o Curso Preparatório de Língua Portuguesa, formatado em quatro módulos:

– Nível A1

– Nível A2

– Nível B1

– Nível B2

Prazos

Candidaturas: De 15 de maio de 2022 (12h) a 4 de julho de 2022 (12h)

Resultados: 27 de julho de 2022 (00h) (candidatos admitidos e excluídos)

Registo/Inscrição/Matrícula: Até 6 de janeiro de 2023

Início do curso: 10 de janeiro 2023

Final do Curso: 30 de junho de 2023

Preços

Taxa de candidatura: 250 euros

Anuidade: 2500 euros

O pagamento deverá ser realizado por transferência bancária (*) e é obrigatório constar no comprovativo o nome do estudante e o nome do(s) titular(es) da conta bancária usada para o pagamento. Sem essas informações não será possível localizar o pagamento e, consequentemente, o processo de candidatura não será concluído.

A taxa de matrícula (250 euros) não é reembolsável em nenhuma hipótese.

A anuidade (2500 euros) não é reembolsável, mas o valor pago poderá ser usado para outras edições do Curso Preparatório.

(*) Dados para Pagamento:

– SWIFT/BIC CODE: BESCPTPL

– IBAN: PT50000706950009609000012

– BANK FULL NAME: NOVO BANCO S.A.

– CREDIT TO: UNIVERSIDADE DE TRAS-OS-MONTES E ALTO DOURO

– EDRESS: AVENIDA DA LIBERDADE, 195 – 1250 LISBON PORTUGAL

Em alguns países é comum que seja exigida uma declaração para realizar a transferência bancária para pagamento da taxa de candidatura ou da anuidade. Se esse é o seu caso, faça o download do documento (MODELO) preencha com seus dados pessoais e envie por email (international@utad.pt) para ser assinado, carimbado e enviado de volta para seu email.

Esteja ciente de que as movimentações financeiras entre distintos países podem demorar alguns dias (às vezes, semanas). Por isso, a localização e comprovação do pagamento da candidatura poderá demorar alguns dias.

Como se Candidatar

Para se inscrever no Curso Preparatório de Língua Portuguesa, o candidato deverá submeter o Formulário de Candidatura com TODOS os documentos exigidos, observado o período de candidatura (15/05/2022 a 30/06/2022).

Antes de iniciar sua candidatura, tenha consigo TODOS os documentos solicitados para serem anexados, inclusive o comprovativo de pagamento da taxa de candidatura.

Documentos Necessários

a) Cópia do Passaporte;
Certifique-se que o passaporte esteja devidamente assinado. Caso não esteja assinado por si, aconselhamos a solicitar um novo passaporte antes de fazer a candidatura. Em Portugal, o passaporte assinado é condição para que sejam feitos outros documentos que serão necessários aqui.

b) Habilitações académicas com que se candidata, incluindo certificado de conclusão do ensino secundário (ou equivalente) do seu país de origem, histórico de disciplinas e exames realizados (no caso de candidatos oriundos de países com alfabetos não romanizados, devem os mesmos apresentar a tradução em Inglês, Francês, Espanhol ou Português);

c) Documento comprovativo de demonstração do nível de proficiência em Inglês, Francês ou Espanhol, preferencialmente com indicação do certificado de nível. Em alternativa, podem enviar uma declaração de honra (MODELO) atestando essa proficiência linguística, sujeito a validação posterior;

d) Carta de motivações (em Inglês, Francês, Espanhol ou Português) para a frequência do Curso Preparatório de Língua Portuguesa (CPLP), devendo também indicar a licenciatura em que pretende ingressar no ano letivo seguinte (indicando até 3 cursos por ordem de preferência), bem como as condições de subsistência em Portugal;

e) Duas cartas de recomendação;

f) Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura / instrução do processo;

g) Outros documentos que os candidatos considerem relevantes para a avaliação da candidatura.

Lista de  Cursos Oferecidos:

Para melhor descrição de cada curso, acesse: