Edição de 2019/2020

Estrutura do Curso

Para assegurar uma eficaz integração nas suas licenciaturas e mestrados, a UTAD disponibiliza o Curso Preparatório de Língua portuguesa dirigido a Futuros estudantes. Assim, no ano 2019/2020 será oferecido o curso será disponibilizado o curso a candidatos interessados no ingresso num curso conferente de grau da UTAD mas que não possuem conhecimentos de língua portuguesa ao nível requerido.

Nível A1
Nível A2
Nível B1
Nível B2

Como se candidatar

Para se inscrever no Curso Preparatório de Língua Portuguesa, deverá submeter o Formulário de Candidatura durante o período de inscrição: 30/04/2019 a 29/09/2019.

Complete o formulário online e faça upload de uma cópia do Passaporte e do Certificado que prove que completou o nível de ensino necessário para ingressar no ensino superior.

A candidatura tem um custo de 250 euros. Deverá liquidar este valor e fazer upload da prova de pagamento no formulário de candidatura.

Após terminar o procedimento para a submissão da candidatura e após o processo ser avaliado, a UTAD irá enviar uma Carta de Aceitação que deverá ser apresentada ao Consulado Português localizado no seu país (ou num país próximo) para pedir a emissão do Visto.

Informação Importante

1. Alojamento

Poderá ser providenciado um quarto nas residências da Universidade durante o período de estudo na UTAD, mediante verificação de disponíbilidade. O custo de um quarto duplo é de 120€ (cento e vinte euros) por aluno, o custo de um quarto triplo é de 80€ (oitenta euros) por aluno. O alojamento  deverá ser pago mensalmente antes de dia 8 de cada mês.

Para reservar alojamento pedimos-lhe que envie um email para international@utad.pt

2. Anuidade

Por favor, tenha em atenção que a anuidade para 2018/2019 é de € 2.500 (dois mil e quinhentos euros). O pagamento é efetuado no ato da matricula.

Poderá pagar a anuidade antes de chegar a Portugal, por transferência bancária, caso prefira. Se optar por esta opção pedimos-lhe a gentileza de nos enviar o comprovativo de pagamento para o seguinte email: international@utad.pt

Liquidar a anuidade é apenas uma parte do processo de candidatura para se tornar um estudante na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os estudantes internacionais, que necessitem de um visto para estudar em Portugal, devem assegurar que reunem as condições financeiras necessárias tanto para pagar a anuidade bem como para cobrir as despesas pessoais enquanto se instalam em Vila Real, uma vez que esta é uma exigência das atuais regras de imigração de Portugal.

Lembre-se de que a Universidade é obrigada a informar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) sobre qualquer estudante abrangido pela regra de imigração que se retire do programa de estudos por falta de pagamento da anuidade.

3. Seguro de saúde

Por favor, não esqueça que, como estudante estrangeiro a viajar para o exterior, irá precisar de comprar um seguro de viagem e de saúde.

Os seguros podem diferir, embora por norma cubram bens perdidos ou roubados, ou cuidados médicos. Os estudantes internacionais, em particular, devem ter o cuidado de comprar um seguro de viagem apropriado para as circunstâncias e não um seguro padrão para um cidadão português.

a. Seguro individual de acidentes

Todos os estudantes matriculados na UTAD são beneficiados com um seguro escolar para cobrir acidentes pessoais. Todas as lesões relacionadas com atividades académicas (por exemplo, experiências de laboratório, visitas de estudo, etc.) são cobertas. O seguro individual de acidentes é válido durante o ano lectivo. Deverá ser renovado todos os anos académicos, com registro em setembro

b. Seguro de saúde e seguro de vida

Possuir um seguro de saúde e de vida que abrange toda a área Schengen é obrigatório para estudantes internacionais que estudam em Portugal. Quer estudem no seu próprio país ou no exterior, os alunos devem proteger-se do inesperado – acidentes, doenças e roubos podem ocorrer em qualquer lugar.

Os estudantes que viajam para o exterior podem precisar de um seguro de saúde internacional para estudantes para pagar contas médicas e outras despesas que podem ocorrer fora do cotidiano académico. Ter um bom plano internacional de seguro estudantil pode fornecer a proteção necessária a um estudante, para evitar grandes perdas financeiras.

4. Visto

Para estudar ou realizar atividades de pesquisa em Portugal, precisa de solicitar um visto ao Consulado / Embaixada de Portugal mais próximo da sua cidade de residência. Deverá obter informações sobre os tipos de visto que se aplicam ao seu caso e como deve obtê-lo no portal de Web do Escritório de Comunidades Portuguesas.

Atenção: O visto de turismo não é adequado para cidadãos que irão estudar ou realizar pesquisas durante um período de mais de 90 dias e não é possível obter outro visto ou mudar o tipo de visto uma vez que esteja em Portugal. Esses pedidos / mudanças só podem ser feitos no país de origem dos cidadãos de acordo com a lei em vigência.