Portugal 2020

Designação do projeto | UI-Transfer – Transferência e Valorização de conhecimento científico

Código do projeto | POCI-01-0246-FEDER-181315

Objetivo principal | OT 1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Norte e Centro

Entidade Promotora Líder | UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Entidades Copromotoras | UNIVERSIDADE DO PORTO; UNIVERSIDADE DE AVEIRO; ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA PARA O DESENVOLVIMENTO-TECMINHO; UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Data de aprovação | 22-02-2022

Data de início | 01-07-2021

Data de conclusão | 30-06-2023

Investimento total | 999.751,09 €

Investimento total elegível | 824.056,95€

Apoio financeiro da União Europeia | 700.448,41 € (FEDER)

Investimento UTAD | 228.001,18 €

Investimento elegível UTAD | 199.657,62 €

Apoio financeiro da União Europeia UTAD | 169.708,98 € (FEDER)

Síntese do Projeto:

O projeto UI-Transfer tem por objetivo aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico através de dinâmicas de rede, permitindo a viabilização, aceleração e capitalização de projetos inovadores no mercado.

Com a implementação deste projeto pretende-se atuar sobre as causas do insucesso da valorização do conhecimento científico e tecnológico ao apoiar, articular e beneficiar os agentes que têm um papel preponderante na valorização do conhecimento científico e tecnológico, nomeadamente investigadores, empresários, gestores de IDI em empresas, empreendedores, investidores, técnicos de transferência de tecnologia e gestores de ciência & tecnologia em centros de investigação. A convicção do projeto é que a valorização efetiva do conhecimento científico e tecnológico está dependente de uma articulação adequada entre estes agentes do ecossistema de inovação ao longo do ciclo de I&D e inovação. Tendo por base esta convicção, o projeto irá promover um conjunto de iniciativas, divididas em 5 atividades principais, nomeadamente:

• A realização de vários estudos, pesquisas e diagnósticos, que permitam identificar tecnologias e necessidades de I&D+I nas empresas;
  • A organização de um concurso de provas de conceito, que permita a identificação dos resultados de I&D com maior potencial de incorporação no mercado e o acompanhamento dos projetos selecionados;
  • O reforço das políticas públicas de aproximação entre as universidades e as empresas, através do cultivo e sustentação de relações continuadas, duradouras e sustentadas no âmbito de diferentes dimensões da relação entre empresas e universidades;
  • A sensibilização para a importância da Propriedade Industrial, bem como para a valorização económica dos resultados de investigação;
  • A promoção e divulgação das atividades do projeto.

Todas estas iniciativas serão promovidas por uma rede multidisciplinar de valorização de conhecimento científico, constituída pelos gabinetes de transferência de tecnologia de 5 Universidades portuguesas, nomeadamente, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (promotor líder do projeto), a Universidade do Minho (TecMinho), a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e a Universidade de Coimbra.

O projeto UI-Transfer é cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).