O INOV@UTAD é um concurso de ideias de negócio que visa estimular o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras em áreas diferenciadas, com enfoque no conhecimento, investigação e novas tecnologias, identificando e premiando ideias inovadoras às quais se perspetive a criação de negócios com elevado potencial de crescimento e impacto positivo na sociedade.
O concurso destina-se a toda a comunidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Se é aluno, ex-aluno, docente, investigador, bolseiro ou colaborador, pode candidatar-se através do Formulário de Candidatura.
O INOV@UTAD seleciona as melhores ideias, que serão apoiadas com prémios monetários e apoiadas na fase seguinte através de um programa de orientação e aceleração (ChangeCamp) com vista ao desenvolvimento do plano de negócios e criação da empresa.
O QUE É?
O INOV@UTAD é um concurso que tem como principal objetivo apoiar e premiar ideias/projetos com forte potencial de negócio, através da facilitação do acesso a financiamento adequado e a parcerias de negócio estratégicas.
A QUEM SE DESTINA?
Destina-se a pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa até um máximo de cinco elementos e pelo menos um dos elementos tem de ser membro de uma comunidade universitária específica, nomeadamente alunos, ex-alunos, docentes, investigadores, bolseiros ou colaboradores da UTAD.
COMO SE CANDIDATAR?
O Formulário de Candidatura deverá ser enviado para o endereço inov@utad.pt, ao qual se deve anexar o curriculum vitae de cada elemento da equipa.
Cada promotor ou equipa de promotores só poderá apresentar uma ideia/projeto a concurso.
As candidaturas devem ser submetidas até às 23.59 horas do dia 23 de maio de 2022.
COMO FUNCIONA?
O concurso desenrola-se em três fases distintas:
- 1ª Fase – As ideias de negócio são avaliadas por um júri e seriadas segundo os critérios de avaliação aqui definidos;
- 2ª Fase – De acordo com a decisão do júri, serão selecionadas as melhores ideias de negócio, que participarão na Sessão Final INOV@UTAD em formato “Elevator Pitch” para determinar o Grande Vencedor, sendo este o representante na Final Nacional do UI-CAN.
- 3ª Fase – Realizar-se-á um programa intensivo de orientação e aceleração (ChangeCamp), com vista à realização do plano de negócios e criação da empresa.
A AVALIAÇÃO?
As candidaturas são avaliadas por um júri especificamente constituído para o INOV@UTAD tendo em conta os seguintes critérios:
- Grau de Inovação: As ideias devem ser originais, exequíveis e apresentar vantagens competitivas a nível financeiro, económico, social e ambiental.
- Desenvolvimento da ideia: As ideias devem demonstrar o estado de desenvolvimento em que se encontram, sendo suscetíveis de dar origem ao aparecimento de um novo produto e ou serviço, com novas características e potencial de escalabilidade.
- Potencial de Mercado: Deve ser demonstrada a existência de mercado e a clara necessidade da solução apresentada, bem como a solidez e coerência do modelo de negócio.
- Impacto na Sociedade: Deve ser demonstrada a contribuição da ideia para o desenvolvimento da sociedade, nomeadamente em termos económicos, sociais, ambientais ou culturais.
- Equipa: Deve ser demonstrada a capacidade da equipa (experiência e áreas de competência) em implementar a ideia, bem como o seu comprometimento pessoal e financeiro.
- Qualidade da Comunicação: Deve ser demonstrada a criatividade, clareza e a capacidade de comunicação.
PRÉMIOS
Haverá uma distribuição de prémios no valor total de 5.000€ ao 1º, 2º e 3º classificados, bem como o acesso ao Programa de Orientação e Aceleração da UTAD – ChangeCamp – às ideias mais inovadoras.
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Concurso.
DOCUMENTAÇÃO