Designação do Projeto | Centro de Transferência de Tecnologia em Enologia, Enoturismo e Gastronomia
Código do Projeto | NORTE-01-0246-FEDER-000067
Objetivo Principal | Construção do Centro de Transferência de Tecnologia em Enologia e do Centro de Transferência de Tecnologia em Enoturismo e Gastronomia
Região de Intervenção | Norte
Entidade Beneficiária | UTAD
Data de Aprovação | 15 de junho de 2022
Data de Início | 1 de dezembro de 2021
Data de Conclusão | 30 de junho de 2023
Custo Total Elegível | 2.352.940,28 €
Apoio Financeiro da União Europeia | FEDER – 1.999.999,24 €
Apoio Financeiro UTAD | 1.398.195,80 €
Breve Descrição: O projeto tendo um foco nas infraestruturas de apoio à transferência de tecnologia visa essencialmente duas estruturas, que se interligam em termos de mercado:
- Construção do Centro de Transferência de Tecnologia em Enologia
- Instalar uma infraestrutura, equipada com equipamentos modernos, de modo a permitir uma maior investigação em profundidade no estudo das castas ancestrais revividas de acordo com a sua qualidade agronómica e enológica.
- A intenção é que este centro se torne líder no campo das adegas experimentais, reconhecida por todo o sector do vinho, a fim de facilitar a divulgação dos resultados do projeto, bem como outros projetos em curso.
- Construção do Centro de Transferência de Tecnologia em Enoturismo e Gastronomia
- Criar uma infraestrutura que permita valorizar o conhecimento nas áreas do Enoturismo e Gastronomia, tirando partido da sua interligação e da ligação ao tecido empresarial. Pretende-se criar uma sala de provas tecnicamente evoluída por forma a ser uma mais valia para a região e para as empresas dos setores vínico e alimentar.
- O aumento crescente da exigência dos consumidores e da concorrência faz da análise sensorial uma ferramenta-chave cada vez mais importante nos dias de hoje. A análise sensorial pode ser definida como “a medida de um modo científico dos atributos dos produtos apercebidos pelos sentidos: vista, audição, cheiro, sabor e tacto”. Faz uma análise das características sensoriais apercebidas pelo consumidor e ajuda a responder a uma variedade de questões tanto a nível discriminatório como de preferência.