pos gastronómicas novo

Sem Candidaturas para o ano 2018/2019

​Esta pós-graduação é uma iniciativa conjunta da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego.
A pós-graduação é destinada a profissionais que já estão na vida ativa e que pretendem aprofundar e associar os conhecimentos teóricos à prática.

​Pretende-se proporcionar uma formação científica e técnica personalizada no domínio da Ciência Alimentar, facultando uma resposta às exigências de qualidade criatividade e inovação nas áreas da gastronomia e da eno-gastronomia.
Os conteúdos programáticos abordados vão ao encontro de vários profissionais destas áreas de atividade.
Esta pós-graduação constituída por um tronco comum, que proporciona dar os conhecimentos teóricos do saber nesta área da Ciência Alimentar, nomeadamente a compreensão das condições necessárias ao processamento, qualidade e segurança alimentar dos alimentos e bebidas. Este tronco comum dá origem a dois ramos:

1. Food Menu, que promove condições ao marketing e criatividade, à gastronomia tradicional, catering, alimentos V gama, à inovação e às tendências atuais em gastronomia.

2. Wine List, que pretende dar a conhecer as características físico-químicas e sensoriais dos vinhos elaborados a partir de castas nacionais e internacionais; os diferentes tipos de vinhos (brancos, tintos, espumante, licorosos, entre outros), de modo a compreender os princípios de emparelhamento entre vinhos e alimentos, bem como as interações e sinergias entre vinhos e alimentos.

Público alvo

• Licenciados de hotelaria, restauração, turismo, ou áreas afins e outros profissionais ligados à Indústria Alimentar que pretendem aprofundar esta área do conhecimento;
• Profissionais que tenham interesse em aprofundar/atualizar os conhecimentos e competências na área das Ciências Gastronómicas.

Pré-requisitos/condições de acesso

Habilitação mínima de Licenciatura/1.º ciclo (em qualquer área do conhecimento).

DURAÇÃO

HORAS TOTAIS:1620 HORAS
HORAS PRESENCIAIS: 255 HORAS

UNIDADES CURRICULARES/FORMADORES

Nos termos da parceria estabelecida pelas duas entidades, o corpo docente será constituído por docentes da UTAD e da EHTDouro, bem como por outros docentes/empresários de reconhecido mérito em áreas específicas que irão transmitir conhecimentos e experiências aos discentes, em seminários práticos incluídos nas diferentes unidades curriculares do programa do Curso.

mapinha

Horário pós-laboral, às segundas e terças, das 18:00 às 21:00.

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

De acordo com o Regulamento Interno do Gabinete de Formação.

• Propina anual do curso: 1.800€.
• Preço por UC isolada: 35 €/ECTS.
• Taxa de Candidatura: 20€ (Não reembolsável).

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, numa Sala a divulgar posteriormente.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO:

– Ficha de inscrição.
– Curriculum Vitae com respetivos comprovativos.
– Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura (20 euros).

NÚMERUS CLAUSUS

VAGAS PREVISTAS:20

N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 13/20

<<Inscrições encerradas>>

PRAZO DE CANDIDATURA

​15 de dezembro de 2017.

REGRAS DE INCRIÇÕES

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega do comprovativo de pagamento original da taxa de emolumento, por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD; Apartado 1013; 5001-801 Vila Real.
Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Transferência Bancária – IBAN PT50 0007 0000 028370002262 3

Após a fase de candidaturas os candidatos seriados serão contactados e deverão efetuar o pagamento no prazo definido para formalizar a matrícula.