O Teste de Nível de Língua Estrangeira é um exame que permite comprovar o nível de competências linguísticas nas Línguas Alemã, Francesa, Inglesa e Espanhola, adquirido ao longo de um percurso académico e/ou profissional.

O Teste de Nível de Língua Estrangeira possibilita avaliar o potencial individual de escrever, falar e entender uma língua estrangeira (Alemão, Francês, Inglês, Espanhol) e certificar esse mesmo nível de conhecimentos linguísticos de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QERL).
O nível linguístico avaliado será certificado pelo Gabinete de Formação da UTAD (GFORM) em parceria com o Departamento de Letras, Artes e Comunicação (DLAC), após conclusão da prova de avaliação de nível com aproveitamento, que poderá ser apresentada em diversas situações académicas e profissionais.

Público alvo

Toda a comunidade que tenha conhecimentos na língua pretendida e que pretenda enriquecer o seu currículo através de uma certificação reconhecida a nível europeu e de acordo com o QERL.

PRESIDENTES DOS JÚRIS

Alemão – Prof. Dra. Orquídea Ribeiro;

Francês – Prof. Dra. Natália Amarante;

Inglês – Prof. Dra. Luciana Cabral ou Prof. Dra. Orquídea Ribeiro;

Espanhol – A designar em breve;

Português – Prof. Gonçalo

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

Os candidatos devem realizar o exame e obter nota mínima de 10 valores, para ser emitido um certificado de competências de acordo com o nível examinado.

O teste de nível será realizado por um júri composto por três elementos, sendo presidido pelos docentes nomeados para o efeito e que por sua vez nomearão os restantes dois elementos, de acordo com a língua em questão.
A prova de avaliação será composta por:
· Teste escrito (50%);
· Teste oral e de audição (50%).

PROGRAMA

Caso o aluno assim o pretenda, poderão ser disponibilizados os itens de avaliação para o nível em que solicita o exame.

DATAS/ HORÁRIO

A informar posteriormente, mediante disponibilidade do presidente de júri e respetivos elementos.

100€ – Teste de Nível de Língua Estrangeira

NOTA: Caso o candidato não seja aprovado ao exame de nível em que se inscreveu, deverá efetuar nova inscrição no caso de querer realizar um exame de nível linguístico inferior.
Para consultar o Quadro Europeu Comum de Referências,<<Consultar aqui>>
Para consultar o Manual Europeu Comum de Referências, <<Consultar aqui>>
Os mesmos ajudarão na identificação do nível europeu de língua do formando.

Instalações da UTAD.

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

Regras de inscrição

As inscrições são formalizadas através do preenchimento da ficha de inscrição (a solicitar por e-mail – gform@utad.pt) por uma das seguintes formas:

1. Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
2. Por e-mail – gform@utad.pt;
3. Por correio – Gabinete de Formação da UTAD; Apartado 1013; 5001-801 Vila Real.
Só serão consideradas as inscrições com os dados devidamente preenchidos, entrega do documento  e mediante o pagamento do valor do exame. O pagamento pode ser efectuado por:
· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária –  IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Os formandos deverão fazer prova do pagamento.
Após o processo de inscrição completo, o candidato será contactado, logo que possível da data e local do exame.