A carregar Eventos
Pesquisar Eventos

Navegação de vistas de eventos

Próximos Eventos

Lista de navegação de Eventos

Fevereiro 2020

Como ensinar turmas grandes

Fevereiro 3 @ 10:30 - 13:00

      Formador: Manuel João Costa (Pró-Reitor para a inovação pedagógica e assuntos estudantis – UMINHO)   Resumo: Objetivos A expetativa do curso é que os participantes possam contactar e compreender algumas metodologias flexíveis adequadas a aulas com turmas grandes e que considerem explorar as metodologias nas suas aulas. No final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de: - identificar sistematicamente dos desafios atuais colocados a ensino superior - compreender e perspetivas aplicação dos princípios na base…

Saiba mais »

Programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas – EndNote, para Windows

Fevereiro 3 @ 14:30 - 17:30

Formador: João Soares Carrola (UTAD)   Resumo: O uso de citações e referências bibliográficas é fundamental tanto nos trabalhos académicos como científicos. As citações correspondem a uma forma abreviada de fazer referência no texto à fonte que foi utilizada, e deve permitir fazer a correspondência com as respetivas referências bibliográficas, agrupadas numa lista ordenada de forma sistemática no fim do documento ou do capítulo. Essas referências devem ser escritas e formatadas de acordo com o documento em causa ou de…

Saiba mais »

Planificar e Avaliar: Algumas Orientações Didáticas

Fevereiro 4 @ 9:30 - 12:30

  Formadora: Isilda Rodrigues (UTAD)   Resumo: Da nossa experiência profissional consideramos que a didática pode ser considerada como um instrumento importante e necessário à prática docente no Ensino Superior. Para exercer uma docência mais eficiente, além do domínio científico dos conteúdos a serem trabalhados, é necessário que o professor desenvolva algumas competências específicas para que os assuntos sejam dinamizados de forma mais eficiente. Essas competências, que se remetem à didática, conseguem promover uma verdadeira interação professor/aluno, com maiores possibilidades…

Saiba mais »

Soft Skills de Comunicação Pedagógica

Fevereiro 4 @ 14:30 - 17:30

Formador: José Gomes da Costa (UTAD)   Resumo: O processo de ensino e aprendizagem é, por natureza, um processo dinâmico e interativo, alicerçado em duas competências básicas: o saber e o saber ensinar. Se a primeira destas competências implica o domínio de conhecimentos teórico-práticos numa determinada área científica, já o saber ensinar envolve uma relação humana que é, no caso vertente, uma relação pedagógica em que a comunicação emerge como o fundamental instrumento de trabalho. Todos nós temos a experiência…

Saiba mais »

Desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento

Fevereiro 5 @ 9:30 - 17:30

Formador: Bernardino Lopes (UTAD)   Resumo: Fazer doutoramento: pressupostos e pontos de partida Iniciar um doutoramento Estilos de supervisão e fases do doutoramento - o que funciona Desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento Competências a desenvolver no doutorando O que é avaliar estudantes de doutoramento? práticas de orientação e avaliação no Doutoramento.   Número de horas: 6   Local: Blocos laboratoriais –Salas: C1.13 (manhã) C.14 (tarde)   Horário: 9h:30: - 17h:30   Número limite de…

Saiba mais »

Técnica fotográfica e Tratamento Digital de Imagem, para o Ensino e para a Publicação de Artigos Científicos

Fevereiro 6 @ 9:00 - 17:30

Formador: João Soares Carrola (UTAD)   Resumo: Com este curso pretende-se que os formandos aprendam a dominar as potencialidades da sua máquina/equipamento e aproveitem melhor a fotografia enquanto ferramenta para obter imagens com mais qualidade para as poder utilizar no ensino (preparação de diapositivos) ou em tarefas relacionadas com a investigação realizada (equipamentos e metodologias usadas, resultados obtidos, etc.), tanto em tarefas que decorrem no laboratório como durante os trabalhos de campo. Visa ainda mostrar a importância de obter fotografias…

Saiba mais »

Elaborar desenhos/esquemas/mapas para fins didáticos, e construir Resumos Gráficos para publicação de artigos científicos – usando o PowerPoint e Gimp2

Fevereiro 7 @ 9:00 - 13:00

Formador: João Soares Carrola (UTAD)   Resumo: Na preparação de diapositivos para as aulas ou para congressos é frequentemente necessário elaborar esquemas ou desenhos com detalhes para mostrar ou transmitir uma determinada mensagem, pode ser um esquema que representa o delineamento do ensaio, um esquema sobre a metodologia utilizada ou até um mapa com os locais de amostragem. Por outro lado, as revistas científicas pedem cada vez mais um resumo gráfico (Graphical Abstract). Este resumo gráfico (RG) é um elemento…

Saiba mais »

Sustentabilidade: Ambiente, Desperdício e Inovação

Fevereiro 10 @ 14:00 - 18:00

  Formadores: Carlos Afonso Teixeira Cristina Calheiros Margarida Liz (UTAD)   Resumo: O novo paradigma das sociedades bem-sucedidas é a sustentabilidade. Diversas designações e entendimentos são sucessivamente sistematizados em contextos de reordenamento ambiental. Processos de perda, fragmentação e descontinuidade de habitats e a degradação da qualidade de vida em territórios urbanos e rurais são alguns dos impactes mais evidentes em contextos de eventos climáticos extremos. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável identificam dois eixos prioritários, em contexto urbano: infraestruturas verdes e…

Saiba mais »

Competências de Comunicação no Ensino Superior

Fevereiro 11 @ 9:30 - 17:30

Formador: Manuel Firmino Torres (U.Porto)   Resumo: O domínio do processo de comunicação surge como necessidade evidente de docentes e investigadores cujo quotidiano assenta fundamentalmente na capacidade de comunicar, quer como suporte às suas atividades de ensino-aprendizagem-avaliação quer na sua intervenção regular em conferencias, seminários e workshops e reuniões a nível nacional e internacional.   Objetivos: identificar os fatores essenciais ao processo de comunicação e os comportamentos mais adequados à eficiência de cada situação de interação pedagógica/profissional. Utilizar técnicas práticas…

Saiba mais »

Estratégias, Experiências e Boas Práticas de Internacionalização das Universidades – III Dia de Reflexão e Formação sobre Internacionalização

Fevereiro 12 @ 9:30 - 17:30

  Formador: Artur Fernando Arede Correia Cristovão (UTAD)   Resumo: A internacionalização da Universidade está na ordem do dia é constitui um dos eixos do Plano Estratégico da UTAD. Nesta sessão, para além de um enquadramento geral sobre o tema, abordando as razões para a internacionalização e as estratégias e medidas possíveis, haverá uma partilha de experiências de docentes e investigadores, a apresentação de boas práticas de outras universidades, e a referência aos projetos em curso geridos pelo Gabinete de…

Saiba mais »
+ Exportar eventos