
Eventos anteriores
Lista de navegação de Eventos
Génese, Caracterização e Mitigação dos Riscos Geológicos (Acreditado pelo CCPFC)
APRESENTAÇÃO Sensibilização e alerta dos professores para os riscos geológicos, dotando-os de conhecimentos teóricos e práticos e competências técnicas sobre as várias tipologias de riscos geológicos, nomeadamente: - Aprofundar conhecimentos sobre os desastres naturais, com ênfase nos relacionados com a dinâmica interna e externa da Terra; - Avaliar o risco de ocorrência de desastres naturais em função das características do território; - Avaliar o risco de ocorrência de um determinado desastre natural, identificando os fatores que devem ser considerados…
Saiba mais »Curso Prático de Análise Sensorial do Mel (2023)
APRESENTAÇÃO O mel é o principal produto apícola comercializado pelos apicultores. O Dec-Lei 214/2003, atualizado pelo Dec-Lei nº126/2015, define mel como a “substância açucarada natural produzida pelas abelhas da espécie Apis mellifera a partir do néctar de plantas ou das secreções provenientes de partes vivas das plantas ou de excreções de insectos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas das plantas, que as abelhas recolhem, transformam por combinação com substâncias específicas próprias, depositam, desidratam, armazenam e deixam amadurecer…
Saiba mais »I Fórum de Inovação Pedagógica (docentes da UTAD)
APRESENTAÇÃO No âmbito do Plano de Ação da UTAD para o quadriénio 2021-2025, aprovado pelo Conselho Geral da Universidade em 17 de setembro de 2021, a Pró-reitoria para a Inovação Pedagógica, face ao objetivo de promover a atualização dos modelos de ensino e aprendizagem, de acordo com as melhores práticas, pretende desenvolver um conjunto de ações para a valorização e o desenvolvimento de boas práticas e de inovação pedagógica, entendidos enquanto valências imprescindíveis no desenvolvimento harmonioso de qualquer…
Saiba mais »Desafios metacognitivos para apoiar a autorregulação da aprendizagem
Formadora: Daniela Pedrosa - Universidade de Aveiro Resumo: Qual o nível de conhecimentos que considera possuir sobre estratégias pedagógicas que promovam a autorregulação da aprendizagem nos estudantes? Quer conhecer uma? Neste workshop dar-se-á a conhecer a estratégia pedagógica denominada por Desafios Metacognitivos, e como podem ser concebidos e utilizados na sua prática pedagógica. Os desafios metacognitivos foram/são concebidos para apoiar os estudantes a desenvolverem a sua capacidade de autorreflexão/autoconsciência/autoavaliação para monitorizar o seu processo de aprendizagem, bem…
Saiba mais »Aprendizagem Imersiva
Formador: Leonel Morgado - Universidade Aberta (UAB) Resumo: Apresentação do conceito de imersão. Atos, práticas e estratégias educativas de aprendizagem imersiva. Debate sobre casos e visão de caminhos futuros. Número de horas: 2h Horário/local: 14h:30h – 16:30h/Sala B2.57, Polo I, da ECVA Número limite de formandos: 50 MATERIA NECESSÁRIO 1) Computador; 2) Projetor multimédia; 3) Acesso à internet para formadores e formandos; 4) Extensões e triplas para ligação à corrente elétrica; Incrição: Inscrições…
Saiba mais »Programa de Tutoria e Mentoria da UTAD: como inovar?
Formadores: Carla Amaral - UTAD José Cravino - UTAD Resumo: O presente workshop, de carácter teórico-prático, tem os seguintes objetivos: Apresentar o projeto Sucesso@UTAD e o Programa de Tutoria e Mentoria; Fomentar a utilização de novas ferramentas digitais de apoio ao Programa de Tutoria e Mentoria; Recolher contributos para a melhoria do Programa de Tutoria e Mentoria. Número de horas: 2h Horário/local: 09h:30h – 11:30h/Polo I, da ECVA, Auditório do Geociências Número limite de formandos:…
Saiba mais »Usos pedagógicos do ChatGPT
Formadores: Mariano Pimentel - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Felipe Carvalho - Universidade Estácio de Sá Resumo: Nesse encontro de formação, discutiremos as possibilidades e os desafios do uso do ChatGPT na Educação. Começaremos com a discussão de suas principais características, o que nos possibilita analisar algumas de suas potencialidades e riscos para a educação. As características do ChatGPT nos levam a pensar em algumas competências digitais que deveriam ser desenvolvidas durante a formação…
Saiba mais »Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para ajuda na construção de resumos gráficos, diapositivos, pósteres, etc – usando o PowerPoint
Formadores: João Carrola - UTAD Resumo: Na preparação de diapositivos para as aulas ou para congressos é frequentemente necessário elaborar esquemas ou desenhos personalizados com detalhes para mostrar ou transmitir uma determinada mensagem, pode ser um esquema que representa o delineamento do ensaio, um esquema sobre a metodologia utilizada ou até um pequeno mapa com os locais de amostragem. Por outro lado, as revistas científicas pedem cada vez mais que os artigos submetidos tenham um resumo gráfico (Graphical…
Saiba mais »Programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas – EndNote, para Windows
Formador: João Carrola - UTAD Resumo: O uso de citações e referências bibliográficas é fundamental tanto nos trabalhos académicos como científicos. As citações correspondem a uma forma abreviada de fazer referência no texto à fonte que foi utilizada, e deve permitir fazer a correspondência com as respetivas referências bibliográficas, agrupadas numa lista ordenada de forma sistemática no fim do documento ou do capítulo. Essas referências devem ser escritas e formatadas de acordo com o documento em causa ou…
Saiba mais »VII Curso de Melissopalinologia – 2023
APRESENTAÇÃO Nas últimas décadas, em Portugal, tem-se assistido a um crescimento sustentado do número de colónias de abelhas. Para isso têm contribuído os vários programas de estímulo ao investimento, a entrada de muitos jovens no sector e uma evolução favorável do mercado do mel. Por outro lado, o consumidor tem vindo a tornar-se mais exigente quanto à informação a incluir no rótulo dos produtos alimentares em que se inclui o mel. A origem geográfica a que se associa a…
Saiba mais »