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VII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Plataformas informáticas nas Escolas: ao serviço da autonomia ou do controlo?

26 Novembro, 2022 @ 9:00 - 17:00

2022 outono cartaz 1

 

APRESENTAÇÃO

Sem dúvida que da maior complexidade, diversidade e expansão tecnológica digital, principalmente no campo da educação, decorrem novos problemas que o recorrente uso que delas fazemos, seja em termos didático-pedagógicos ou em atividade de natureza administrativa e de gestão, explicam. Todavia, a par dos benefícios que todos lhe reconhecemos, e que a situação pandémica acabaria por corroborar, a verdade é que não podemos deixar de as questionar “enquanto (também) tecnologias de dominação, controlo e alienação; meios de publicitação competitiva ou de marketing educacional; instrumentos para o desenvolvimento de formas de accountability digital, entre outras funções” (Afonso, 2021, p. 4). De resto, consideração que nos impele à reflexão sobre a dimensão ideológica que a educação digital transporta (Selwyn et al., 2016) na relação que estabelece com a tecnologia digital.
Se a atualidade nos confronta com a sua quase inevitabilidade, também não podemos deixar de considerar os discursos produzidos à escala nacional e transnacional que a apresentam, à educação digital, como motor do desenvolvimento económico e social, exigindo mais competências digitais para que a transição digital se concretize, dando suporte à ideia de que se encontra em curso a quarta Revolução Industrial (Lima, 2021).
Modernizar, desmaterializar e desburocratizar, garantindo maior eficiência e eficácia (Carvalho & Loureiro, 2021; Catalão & Pires, 2020; L. Lima, 2012) assume-se como o novo discurso da modernidade e, por isso, deixamos de estranhar as mudanças operadas a um nível, quiçá, demasiado acelerado, naturalizamos a sua presença colonizadora à custa de uma retórica que muito enaltece os seus benefícios, “suspendendo a referência aos problemas quanto ao acesso socialmente estratificado a tais artefactos tecnológicos e à sua fruição, tal como aos possíveis usos, de feição distópica, do poder digital” (Lima, 2021, p.3), ou mesmo à desumanização que a tomada de decisão acabará por transportar.

 

OBJETIVOS

A pretensão deste evento passa por realizar um balanço crítico sobre o modo como estão a ser utilizadas as plataformas informáticas nas escolas, em termos de gestão e em termos pedagógicos. Pretendemos abordar a relação que os diferentes atores educativos estabelecem com as plataformas, na tentativa de interpretarmos e compreendermos as novas dinâmicas organizacionais que emergem. O nosso propósito passa, igualmente, por conhecer e descrever as representações sobre o modo como a autonomia e o controlo vão sendo estabelecidos.

 

DESTINATÁRIOS

Todos os grupos de recrutamento.

 

RESPONSÁVEL PELO EVENTO

Prof. Maria João de Carvalho

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Maria João de Carvalho (coord.) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Prof. Ana Patrícia Almeida – Fórum Português de Administração Educacional

Prof. Carlos Pires – Fórum Português de Administração Educacional

Prof. Clara Cruz– Fórum Português de Administração Educacional

Prof. Cláudia Neves– Fórum Português de Administração Educacional

Prof. Nuno Fraga– Fórum Português de Administração Educacional

Prof. Elisabete Ferreira – Universidade do Porto

Prof. Luciana Joana – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Prof. Manuel Cabeça – Fórum Português de Administração educacional

 

FORMATO DO ENCONTRO

Modo: presencial na UTAD.

 

CARTAZ

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PROGRAMA

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LOCAL

Na UTAD,  Auditório B0.01 – Edifício dos Blocos Laboratoriais.

 

NUMERUS CLAUSUS

N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 20-70

 

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

EMOLUMENTOS

35 Euros por inscrição com certificado de formação (de ação de curta duração, de acordo com o RJFCP).

30 Euros- público em geral (certificado de participação).

20 Euros – alunos da UTAD (certificado de participação).

 

INSCRIÇÕES

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

 

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;

− Por e-mail – abelc@utad.pt ;

− Por correio – UTAD -Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

O pagamento pode ser efetuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

BIC/SWIFT : TOTAPTPL

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

NOTA: POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).

Detalhes

Data:
26 Novembro, 2022
Hora:
9:00 - 17:00
Categoria de Evento: