
- Este evento já decorreu.
VII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Plataformas informáticas nas Escolas: ao serviço da autonomia ou do controlo?
26 Novembro, 2022 @ 9:00 - 17:00
Navegação do Evento
APRESENTAÇÃO
Sem dúvida que da maior complexidade, diversidade e expansão tecnológica digital, principalmente no campo da educação, decorrem novos problemas que o recorrente uso que delas fazemos, seja em termos didático-pedagógicos ou em atividade de natureza administrativa e de gestão, explicam. Todavia, a par dos benefícios que todos lhe reconhecemos, e que a situação pandémica acabaria por corroborar, a verdade é que não podemos deixar de as questionar “enquanto (também) tecnologias de dominação, controlo e alienação; meios de publicitação competitiva ou de marketing educacional; instrumentos para o desenvolvimento de formas de accountability digital, entre outras funções” (Afonso, 2021, p. 4). De resto, consideração que nos impele à reflexão sobre a dimensão ideológica que a educação digital transporta (Selwyn et al., 2016) na relação que estabelece com a tecnologia digital.
Se a atualidade nos confronta com a sua quase inevitabilidade, também não podemos deixar de considerar os discursos produzidos à escala nacional e transnacional que a apresentam, à educação digital, como motor do desenvolvimento económico e social, exigindo mais competências digitais para que a transição digital se concretize, dando suporte à ideia de que se encontra em curso a quarta Revolução Industrial (Lima, 2021).
Modernizar, desmaterializar e desburocratizar, garantindo maior eficiência e eficácia (Carvalho & Loureiro, 2021; Catalão & Pires, 2020; L. Lima, 2012) assume-se como o novo discurso da modernidade e, por isso, deixamos de estranhar as mudanças operadas a um nível, quiçá, demasiado acelerado, naturalizamos a sua presença colonizadora à custa de uma retórica que muito enaltece os seus benefícios, “suspendendo a referência aos problemas quanto ao acesso socialmente estratificado a tais artefactos tecnológicos e à sua fruição, tal como aos possíveis usos, de feição distópica, do poder digital” (Lima, 2021, p.3), ou mesmo à desumanização que a tomada de decisão acabará por transportar.
OBJETIVOS
A pretensão deste evento passa por realizar um balanço crítico sobre o modo como estão a ser utilizadas as plataformas informáticas nas escolas, em termos de gestão e em termos pedagógicos. Pretendemos abordar a relação que os diferentes atores educativos estabelecem com as plataformas, na tentativa de interpretarmos e compreendermos as novas dinâmicas organizacionais que emergem. O nosso propósito passa, igualmente, por conhecer e descrever as representações sobre o modo como a autonomia e o controlo vão sendo estabelecidos.
DESTINATÁRIOS
Todos os grupos de recrutamento.
RESPONSÁVEL PELO EVENTO
Prof. Maria João de Carvalho
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Maria João de Carvalho (coord.) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Prof. Ana Patrícia Almeida – Fórum Português de Administração Educacional
Prof. Carlos Pires – Fórum Português de Administração Educacional
Prof. Clara Cruz– Fórum Português de Administração Educacional
Prof. Cláudia Neves– Fórum Português de Administração Educacional
Prof. Nuno Fraga– Fórum Português de Administração Educacional
Prof. Elisabete Ferreira – Universidade do Porto
Prof. Luciana Joana – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Prof. Manuel Cabeça – Fórum Português de Administração educacional
FORMATO DO ENCONTRO
Modo: presencial na UTAD.
CARTAZ
<<Ver>>
PROGRAMA
<<Ver>>
LOCAL
Na UTAD, Auditório B0.01 – Edifício dos Blocos Laboratoriais.
NUMERUS CLAUSUS
N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 20-70
ENTIDADES ENVOLVIDAS
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
EMOLUMENTOS
35 Euros por inscrição com certificado de formação (de ação de curta duração, de acordo com o RJFCP).
30 Euros- público em geral (certificado de participação).
20 Euros – alunos da UTAD (certificado de participação).
INSCRIÇÕES
REGRAS DE INSCRIÇÃO
As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:
− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;
− Por e-mail – abelc@utad.pt ;
− Por correio – UTAD -Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efetuado por:
− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
BIC/SWIFT : TOTAPTPL
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).
NOTA: POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).