• Este evento já decorreu.

Simpósio: Ensino da Medicina Veterinária Baseada na Evidência: da Teoria à Prática

Fevereiro 23 @ 9:00 - 17:00

banner 4

O presente simpósio surge no âmbito do projeto de investigação EVIEDVET– Promoting education and training for evidence-based veterinary medicine.

A prática de medicina veterinária baseada na evidência (MVBE) é uma das mais importantes competências para um médico veterinário. Contudo, as faculdades de medicina veterinária têm pouca tradição no ensino baseado na evidência. Este simpósio pretende dar a conhecer à comunidade académica e veterinária o projeto supra referido e disseminar recursos educacionais com vista a promover a formação em MVBE. Abordaremos temas como a qualidade do ensino veterinário, o fenómeno das medicinas alternativas e a evidência que as suportas, assim como a regulação destas práticas. Recorrendo a curtas apresentações, iremos também abordar estratégias concretas de ensino da MVBE em diferentes áreas da atuação.

Este evento, decorrerá no dia 23 de fevereiro e será o primeiro de um conjunto de 3 que serão posteriormente dinamizados em outras universidades que façam formação de médicos veterinários.

Quando ao programa do evento este contemplará, durante o período da manhã, sessões destinadas à divulgação de alguns resultados do projeto, dinamizadas por elementos da equipa do Projeto. A tarde inclui intervenções de colegas convidados, oriundos de várias universidades, que irão abordar o tema em análise segundo diferentes perspetivas.

– Divulgar alguns resultados do projeto EVIEDVET;

– Refletir sobre o ensino da Medicina Veterinária;

– Refletir sobre o fenómeno das medicinas alternativas e a evidência que as suportas, assim como a regulação destas práticas;

– Discutir propostas de melhoria no ensino da Medicina Veterinária.

– Estudantes de Medicina Veterinária

Prof. José Eduardo Pereira

Prof. Ana Cláudia Coelho

PROGRAMA/HORÁRIO

A prática de medicina veterinária baseada na evidência (MVBE) é uma das principais

projeto de investigação EVIEDVET, com vista a promover o ensino e formação em MVBE. Abordaremos temas como

a qualidade do ensino veterinário, o fenómeno das medicinas alternativas e a evidência que as suporta, assim como

a regulação destas práticas. Recorrendo a abordagens práticas, iremos também explorar temas concretos de MVBE

em diferentes áreas da atuação clínica e cirúrgica.

08:30h – 09:00h Receção dos participantes

09:00h – 09:40h Ensino da Medicina Baseada na Evidencia nos Currículos de Medicina Veterinária – uma análise de

Manuel Magalhães Sant’Ana

09:40h – 10:10h Há evidência suficiente para as Terapias Não Convencionais em medicina veterinária?

Karolina Domingues

10:10h – 10:40h Regulação das Terapias Não Convencionais em Medicina Veterinária – Panorama Europeu

Filipa Lopes

Coffee Break

11:00h – 11:40h Medicina Baseada na Evidência na Clinica de Animais de Companhia

Felisbina Queiroga e Hugo Gregório

11:40h – 12:30h Cirurgia ortopédica – uma perspetiva baseada na evidência

Luís Maltez da Costa

Almoço

14:00h – 14:40h O Ensino das Doenças Infeciosas e Saúde Pública Veterinária Baseado na Evidência

Contextualização e Estratégias.

Ana Cláudia Coelho

14:40h – 15:20h O exercício da Medicina Veterinária na produção de ruminantes com base em evidência científica

Miguel Quaresma

Coffee Break

15:40h – 16:20h Odontologia felina uma perspetiva baseada na evidência

Carlos Viegas

16:20h – 17:00h O Ensino da Medicina Veterinária Baseada na Evidencia – Onde estamos e para onde vamos?

Mesa Redonda

Aula Magna Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e em formato online através do zoom (oportunamente será disponibilizado o link).

NUMERUS CLAUSUS

N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 20 E 150

ENTIDADES ENVOLVIDAS

UTAD –UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas

FMUL – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

I3S  – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – Porto

5 € – Público em geral

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;

− Por e-mailabelc@utad.pt ;

Por correio – UTAD -Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

NOTA: POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).

Data:
Fevereiro 23