• Este evento já decorreu.

Pós-Graduação em Engenharia Mecatrónica (PG-EMT)

7 Outubro, 2022 @ 16:00

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrónica (PG-EMT) pretende formar profissionais, nas áreas da Mecânica, Eletrotecnia, Eletrónica e Automação, no sentido de dar resposta às necessidades manifestas dos agentes económicos, mais concretamente, no desenvolvimento de novos produtos, sistemas e processos, contribuindo para a modernização de unidades fabris.
Em termos de engenharia, os profissionais serão dotados dos conhecimentos e das técnicas para o projeto, planeamento, fabrico e manutenção, com vista ao desenvolvimento de produtos, sistemas e processos melhorados (cada vez mais complexos), conducentes a um aumento da qualidade e produtividade, de modo a contribuir para a modernização de unidades fabris.
A estrutura do curso do Curso de PG-EMT, centra-se no estudo teórico a par do acompanhamento de casos ou projetos em contexto real. Pretende-se privilegiar a aplicação prática dos conceitos e técnicas para capacitar o formando para o exercício profissional do desenvolvimento e conceção de novos produtos, sistemas e processos melhorados. O ecossistema de empresas parceiras do curso de PG-EMT contribuirá para assegurar esta componente.

O Curso de PG-EMT apresenta os seguintes objetivos gerais:
– Formar profissionais com conhecimentos teóricos e competências práticas para assegurar o desempenho de tarefas ligadas à automatização da produção (instrumentação e supervisão do fabrico), no projeto de equipamentos mecatrónicos, robótica, linhas de fabrico automáticas, etc., no planeamento e manutenção, e ainda no acompanhamento e controlo do funcionamento dos equipamentos de produção, em indústrias mais avançadas.
– Fortalecer o ecossistema de empresas parceiras da UTAD, contribuindo para um melhor desempenho das mesmas, para uma colaboração mais ativa e dinâmica entre a UTAD e a indústria, e para uma formação mais prática e próxima de um ambiente real para os alunos.
– Assegurar uma oferta educativa adaptada às necessidades dos alunos e das empresas com necessidades de modernização de unidades fabris, nomeadamente nas áreas das Engenharias Mecatrónica, Mecânica, Eletrónica, Eletrotecnia, Civil, etc., com vista à melhoria das capacidades de adaptação da UTAD às necessidades do mercado, e consequente aumento da atratividade da oferta e empregabilidade dos alunos.

Licenciados nas áreas científicas anteriormente definidas ou afins com interesse em adquirir novos conhecimentos na área da Engenharia Mecatrónica, mais concretamente nas áreas de projeto, planeamento fabrico e manutenção, integrando tecnologias de mecânica, eletrotecnia e automação, numa perspetiva da sua aplicação em contexto real.

Pré-requisitos/condições de acesso

Licenciatura (preferencialmente licenciados em engenharia).

DIRETOR DO CURSO

Prof. José António Fonseca de Oliveira Correia

DURAÇÃO

HORAS TOTAIS: 1620

HORAS DE CONTACTO: 480H

DATAS/HORÁRIOS

10 de outubro de 2022 a 16 de junho de 2023

6ª feira, das 14h00 às 20h00 e Sábados das 08h00 às 13h:00

<<cartaz-pos-graduacao-mecatronica>>

LISTA DAS UNIDADES CURRICULARES/ECTS  <<Ver>>

TESTE 1

CRONOGRAMA PREVISTO

Duração de um ano letivo, com 4 UCs por semestre, de acordo com o calendário escolar definido pela UTAD.

UCs 1º semestre:

Materiais e Processos Tecnológicos Avançados

Componentes de Sistemas Mecânicos

Robótica Móvel

Projeto I

UCs 2º semestre:

Fabrico Assistido por Computador

Eletrónica Industrial

Automação e Controlo Industrial

Projeto II

OUTRAS ENTIDADES

CENFIM – Industria local;

Câmara Municipal de Amarante

METODOLOGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

De acordo com as FUC (Fichas das Unidades Curriculares).

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

Aprovação em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20 possíveis e tenham assistido a pelo menos 70% das horas de contacto sumariadas (teóricas e teórico-práticas) previstas em cada unidade curricular, salvo regimes especiais como o de estatuto trabalhador-estudante e outros previstos no regulamento pedagógico e na lei.

CERTIFICAÇÃO

O certificado da Pós-graduação é emitido para os alunos que obtiverem aproveitamento a todas as unidades curriculares.

CORPO DOCENTE

Prof. António Luís Gomes Valente

Prof. Cristóvão Lucas dos Santos

Prof. Fábio André Magalhães Pereira

Prof. José António Fonseca de Oliveira Correia

Prof. José Paulo Barroso de Moura Oliveira

Prof. Paula Luisa Nunes Braga da Silva

Profs. do CENFIM

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,  Polo I da ECT, sala a definir.

CENFIM – Amarante

Taxa de inscrição:20€ (valor não reembolsável).

Propina anual do curso:950€  (pagar na totalidade ou em 5 prestações a 190€)

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

A data limite para as inscrições será o dia 7 de Outubro de 2022.

Nota: Os formandos que venham a obter aprovação na pós-graduação, obterão um prémio de 1000€.

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

• Comprovativo de certificado de habilitações;
  • Curriculum Vitae

Por uma das seguintes formas:

• Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
  • Por e-mail – abelc@utad.pt
  • Por correio – Núcleo Formação Contínua e Executiva, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

• Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
  • Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Após a fase de candidaturas os candidatos seriados, serão contactados e deverão efetuar o pagamento no prazo definido para formalizar a matrícula.

NOTA: POR FAVOR INDICAR O NOME  DO PRIMEIRO TITULAR DA CONTA BANCÁRIA

LogoNovo