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Pós-graduação em Desastres Naturais e Redução de Riscos (4ª edição)

3 Outubro, 2022 @ 0:00 - 16 Junho, 2023 @ 0:00

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APRESENTAÇÃO

Num contexto diário em que os riscos naturais e tecnológicos condicionam a segurança, a qualidade do ambiente e a vida das populações, a identificação e o conhecimento detalhado desses riscos são fundamentais para a adoção de medidas adequadas de eliminação ou mitigação. É sobre esse pano de fundo que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro oferece o Curso de Pós-Graduação em “Desastres Naturais e Redução de Riscos” pela quarta vez no ano letivo de 2022/2023. Partindo da génese e caracterização dos desastres naturais, com ênfase nos relacionados com a dinâmica interna (p.e., sismos) e externa (p.e., cheias) da Terra, reconhecidas as fontes de informação (bases de dados) disponíveis e as técnicas de recolha de dados no local, o curso estende-se à apresentação de soluções de gestão relativamente a riscos naturais, tecnológicos e mistos.

Numa primeira fase (1º Semestre), discutem-se a gestão de riscos hidrológicos (cheias e secas) através da conceção de sistemas de detenção e aproveitamento de águas pluviais, a estabilização de vertentes, a gestão de riscos industriais através da prevenção e mitigação da propagação de contaminantes no solo e ar, e a gestão de riscos em sistemas florestais abordando-se os temas das perturbações associadas ao vento em espaços florestais rurais e urbanos, os incêndios florestais e os riscos de erosão e perturbação dos ecossistemas ribeirinhos em bacias hidrográficas florestadas. Ainda nesta fase, a gestão dos riscos é discutida no contexto da política nacional do Ordenamento do Território focando-se a análise na integração multi-escalar dos riscos nos Instrumentos de Gestão Territorial.

Numa segunda fase (2º Semestre), estudam-se respostas legislativas das instituições europeias e nacionais assim como respostas da sociedade a um conjunto de problemáticas associadas aos riscos. Neste contexto, discute-se a gestão sustentada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos face aos riscos anteriormente discutidos, a resposta tecnológica aos riscos de colapso de infraestruturas (rodoviárias, hidráulicas, etc.) e construções, a gestão de desastres e a conceção de planos de emergência e evacuação, com especial ênfase no plano de combate a incêndios florestais, o papel e as possibilidades de envolvimento das comunidades nos planos de redução de risco e reconstrução pós-catástrofe, a construção de territórios social e economicamente resilientes face às mudanças climáticas e, finalmente, a modelação para produção de cartografia de risco.

Os temas abordados e as metodologias adotadas afirmam-se pela atualização de conteúdos e ferramentas, apresentando visões contemporâneas sobre a gestão dos riscos e a resposta da sociedade aos desastres naturais. Face à realidade das alterações climáticas e às recentes tragédias económicas, sociais e ambientais associadas aos incêndios florestais, a pertinência do curso afirma-se de forma ainda mais evidente.

 

OBJETIVOS

No decurso da pós-graduação, pretende-se que os alunos:

– Aprendam e explorem os aspetos da caracterização, quantificação, gestão e redução de riscos e desastres, bem como os impactes associados, segundo perspetivas diversificadas (científica, tecnológica, socioeconómica, política, ambiental e cultural);

– Desenvolvam competências nos aspetos práticos da redução de riscos, através da utilização de técnicas e ferramentas aplicáveis à prevenção ou mitigação de riscos específicos, incluindo modelos e ferramentas informáticas.

 

DESTINATÁRIOS

O público-alvo da pós-graduação em “Desastres Naturais e Redução de Riscos” inclui profissionais a trabalhar nas instituições que compõem os Centros de Coordenação Operacional Nacional ou Distrital do Sistema de Proteção Civil, como sejam Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Autoridade Nacional de Proteção Civil, entre outros.

Também se destina a bombeiros, profissionais a trabalhar em gabinetes técnicos das Câmaras Municipais, assim como a estudantes ou profissionais licenciados ou mestres em Geologia, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica, Arquitetura Paisagista, Economia e Sociologia, Geografia, ou áreas afins. Os candidatos de outras áreas científicas poderão ser aceites após análise curricular e aprovação pela comissão do curso.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Podem frequentar esta Pós-graduação os candidatos que:

Sejam detentores de diploma de 1º Ciclo em Geologia, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Agronómica, Arquitetura Paisagista, Economia e Sociologia, Geografia, ou áreas afins.

Poderão ainda frequentar a pós-graduação os candidatos que preencham os requisitos previstos nas alíneas b) e c) do Artº 11º do Despacho n.º 13295/2013 – Regulamento da formação não conferente de grau académico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

RESPONSÁVEL PELO CURSO

Prof. Fernando António Leal Pacheco

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Diretor de Curso: Fernando António Leal Pacheco (Escola de Ciências da Vida e do Ambiente)

Vice-diretor: Luís Filipe Sanches Fernandes (Escola de Ciências e Tecnologia)

 

DURAÇÃO

HORAS TOTAIS: 1620

HORAS DE CONTACTO: 660

 

ECTS

60 (10 unidades curriculares com 6 ECTS cada)

 

DATAS

Candidaturas abertas de 1 de maio a 15 de setembro

 

CARTAZ

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PLANO DE ESTUDOS, FUNCIONAMENTO E CERTIFICACÃO

1º semestre:

1) Génese e Caracterização dos Desastres Naturais

2) Aquisição e Validação de Dados

3) Riscos e Ordenamento do Território

4) Gestão de Riscos Ambientais

5) Gestão de Riscos em Sistemas Florestais

2º semestre:

6) Gestão Sustentada de Recursos Hídricos

7) Riscos Tecnológicos em Ambiente Urbano

8) Gestão de Desastres: Tecnologias e Planos de

Emergência

9) Fenómenos naturais, redução de riscos e desenvolvimento

social

10) Modelação de riscos naturais e antrópicos

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

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FUNCIONAMENTO

A pós-graduação funciona por módulos. Cada unidade curricular funciona durante três semanas. A sequência de lecionação é a que se apresenta no plano de estudos. A primeira unidade curricular tem início em 22 de setembro de 2022. O funcionamento das UCs respeita as pausas letivas do calendário escolar da UTAD (Despacho RT 31/2022). O calendário detalhado de funcionamento será apresentado aos alunos no início das aulas.

 

CERTIFICAÇÃO

O certificado da Pós-graduação é emitido para os alunos que obtiverem aproveitamento a todas as unidades curriculares.

Permite-se a frequência de unidades curriculares isoladas do plano de estudos. Nesse caso, é emitido um certificado para cada unidade curricular ou unidades curriculares frequentadas em que o aluno tenha obtido aproveitamento.

 

CORPO DOCENTE

O corpo docente da Pós-Graduação em “Desastres Naturais e Redução de Riscos” é constituído por três dezenas de professores e investigadores das quatro escolas de ensino universitário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, abrangendo os Departamentos de Geologia, Biologia e Ambiente, Engenharias, Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, e Economia, Sociologia e Gestão. Trata-se de um conjunto de docentes com reconhecida experiencia académica e profissional, que por representarem especialidades e sensibilidades muito diversificadas conferem ao curso um caráter genuinamente multidisciplinar. Pontualmente serão convidados especialistas em temáticas específicas, nas unidades curriculares que consagram a tipologia “Seminário”.

 

HORÁRIO

A pós-graduação funciona em regime pós-laboral, com aulas concentradas à quinta-feira, sexta-feira e sábado

 

LOCAL

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

EMOLUMENTO

Taxa de inscrição:20€ (valor não reembolsável).

Propina anual do curso:1020 € (com a possibilidade de ser paga em prestações)

 

INSCRIÇÕES

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

 

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

  • Comprovativo de certificado de habilitações (mestrado numa das áreas do curso);
  • Curriculum Vitae

Por uma das seguintes formas:

  • Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
  • Por e-mail – xazevedo@utad.pt ;
  • Por correio – Núcleo Formação Contínua e Executiva, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

O pagamento pode ser efetuado por:

  • Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
  • Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

Após a fase de candidaturas os candidatos seriados, serão contactados e deverão efetuar o pagamento no prazo definido para formalizar a matrícula.

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

NOTA: POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).

Detalhes

Início:
Outubro 3 @ 0:00
Fim:
16 Junho, 2023 @ 0:00
Categoria de Evento: