- Este evento já decorreu.
Plano das Soft-Skills UTAD | 9ª Edição
7 Março, 2023 @ 10:00
APRESENTAÇÃO
A grande competitividade do mercado de trabalho faz com que os empregadores, no momento da contratação de novos colaboradores, olhem valorizem (se debrucem) cada vez mais para as competências interpessoais (soft-skills) dos candidatos, sendo estas cada vez mais valorizadas pelas entidades empregadoras, em complemento do conhecimento e competências técnicas (hard-skills).
As soft-skills são normalmente definidas como atributos e competências pessoais que permitem ao indivíduo melhorar as suas interações com os outros e com o mundo em seu redor, como sejam a Proatividade, a Comunicação Verbal, a Assertividade, o Poder de Persuasão, Falar em Público, a Iniciativa, a Capacidades de Liderança, a Capacidade de Ensinar, a Atitude Positiva, Saber trabalhar em Equipa, a Criatividade e Experiências Diversas, entre outras.
Por contraponto, as hard-skills são as competências mais técnicas e específicas para realizar um determinado trabalho (como sejam o conhecimento técnico e especializado).
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), instituição de formação superior de alto nível, tem procurado sempre disponibilizar aos seus alunos e à academia em geral, os conhecimentos científicos e tecnológicos mais atuais, relevantes e inovadores para a sua formação académica e pessoal, aliando-as às melhores práticas pedagógicas. Nessa medida, Assim, é preocupação da UTAD assegurar a implementação de programas de capacitação dos seus alunos disponibilizando-lhes conhecimentos que melhor os ajudem a competir no exigente mercado de trabalho. , pelo que assume uma grande importância a existência formalizada de iniciativas de capacitação na área das soft-skills.
O Plano de soft-skills Esta iniciativa arrancou com a 1ª edição no ano letivo 2014/2015 e contou ao longo dos últimos 8 anos (anos letivos 2014/2015; 2015/2016; 2016/2017; 2017/2018; 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022) com uma elevada recetividade e aceitação por parte dos alunos da UTAD, bem como por outros elementos da academia e fora desta, tendo o número de participantes ascendido nestes 8 anos a cerca de 660 participantes.
Na última edição, foi possível retomar as sessões presenciais (dado que nas duas últimas anteriores, fruto da Pandemia provocada pela SARSCOVID-19 e das restrições impostas à realização de eventos presenciais, o Plano sofreu algumas alterações, tendo as atividades sido realizadas on-line).As avaliações que são efetuadas em cada ciclo, possibilitaram aferir o interesse no Plano assim como recolher inputs para o melhorar otimizar, prospetivamente, pelo que neste ano letivo de 2022/2023 em que será realizada a 9ª edição do Plano das soft-skills da UTAD (PSSUTAD9), optou-se se tenha optado por um formato mais concentrado e articulado (as ações realizam-se maioritariamente em março 2023), bem como a ligação à Feira da Empregabilidade (19 de abril) a onde os formados poderão aplicar alguns dos conhecimentos apreendidos nesta edição através da interação com as Empresas Presentes.
Reconhecendo o interesse dos temas abordados neste plano, entendeu-se, como tem vindo a ser feito realizado nas edições anteriores, abrir a participação no plano em ações avulsas à restante academia e com a integração de elementos externos. Assim, na continuação das edições anteriores, a 9ª edição do Plano das soft-skills da UTAD será realizado preferencialmente às quartas-feiras em março de 2023, num horário ajustado à parte letiva, isto é, com início previsional às 16:00h.
OBJETIVOS
O Plano de soft-skills da UTAD (PSSUTAD), visa principalmente, essencialmente, propor contato e experiência diferenciadas e multifacetadas aos alunos seus formandos o que, em conjunto com das suas competências interpessoais permitam amplificar e consolidar as suas valências preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho.
DESTINATÁRIOS
Alunos inscritos no ano letivo 2022/2023.
Havendo disponibilidade de lugares, nas ações presenciais, poderão participar outros membros da academia ou pessoas fora desta, de forma continua (totalidade do plano) ou de forma avulsa (algumas ações do plano).
RESPONSÁVEL PELO EVENTO
Prof. João Paulo Cravino
HORÁRIO
Quarta-feiras, das 16:30 às 18:30.
PROGRAMA
01 março de 2023
1 Modelo de auto Coaching para a busca ativa de emprego!
Formador: João Calejo
8 de março de 2023
2 As soft-skills estão em extinção: temos que as salvar. O pensamento crítico em ação
Formadoras: Caroline Dominguez & Maria Manuel Nascimento
As soft-skills estão em extinção: temos que as salvar. O pensamento crítico em ação. Neste workshop começamos com dicas sobre argumentação e, em seguida, formamos grupos e debatemos se as soft-skills têm ou não de ser salvas, usando a controvérsia construtiva.
Com esta metodologia terás oportunidade de concordar, discordar e, no final, serás encorajado a validar a tua opinião integrando as diferenças ou soluções alternativas e considerando a lógica de pontos de vista opostos.
Neste workshop terás oportunidade para refletir sobre se as soft-skills têm ou não de ser salvas, identificando e resolvendo conflitos construtivos entre os membros do teu grupo, usando as dicas da boa argumentação.
15 de março de 2023
3 Uma experiência ‘imersiva’ do ato da leitura
Formadora: Margarida Carvalho
Poderá a leitura colaborativa aumentar o espectro da focalização, assertividade, escuta ativa e construção de novas formas de criatividade?
Com esta prática em contexto procuramos despertar e valorizar o gosto pela leitura nas suas múltiplas dimensões expressivas da oralidade, promovendo dinâmicas de grupo, comunicação assertiva e liderança. Gerar momentos estimulantes ao ato de criação, contar e recontar, num ambiente descontraído, interativo, inclusivo e motivador.
Neste workshop poderás sem um participante ativo na leitura, enquanto modo de promover e enriquecer novas aprendizagens e experiências únicas. Vem aprender a partilhar ideias, comunicar com e para os outros e estabelecer pontes entre nós.
22 março de 2023
4 Modelo de auto Coaching para a busca ativa de emprego!
Formadora: Alexandra Carvalho Araújo
3 perguntas fundamentais:
- Onde estou?
- Para onde quero ir?
- Como posso fazer para lá chegar?
Os participantes serão ajudados a criar mapas de necessidades básicas para que cada um saiba de antemão com clareza o que é prioritário para si!
A busca de emprego caso não seja focada é direcionada poderá tornar se caótica e confusa e a intenção será então trazer clareza objetividade e foco no processo!
29 março de 2023
5 Gestão do Stress – No Ensino Superior e no Futuro Profissional.
Formador: Carlos Daniel
Gestão do Stress – No Ensino Superior e no Futuro Profissional O stresse é uma resposta normal e saudável do ser humano às exigências do quotidiano, que ocorre quando a pessoa percebe que uma situação específica excede a sua capacidade adaptativa. Dependendo da sua intensidade e duração, pode provocar sofrimento físico e psicológico limitando o nosso sucesso. Esta ação visa sensibilizar os Estudante para a problemática, definir o conceito de stresse no Ensino Superior e futuro contexto profissional, analisar os fatores associados a stress no trabalho e entrevista de emprego e como lidar com situações de stresse, permitindo a sua gestão e autoajuda
12 abril de 2023
6 Carreira GPS – A minha carreira tem coordenadas
Formadora: Sofia Andrade
Carreira GPS – A minha carreira tem coordenadas
Momento 1: pensar a viagem
- Quem sou eu, o que sei, para onde quero ir?
- Valores, interesses, sonhos, escolhas
- Autoconhecimento
- Entrevistas
Momento 2: Fazer a mala
- Soft-Skills
- Preparação de entrevistas
Momento 3: check-in
- Dinâmicas
A sessão assenta numa partilha reflexiva, dinâmica, interativa entre todos os participantes.
DURAÇÃO
Horas Totais: 27 H
Horas de contacto: 10 H
ECTS
1
CARTAZ
<<Ver>>
LOCAL
Escola das Ciências Humanas e Sociais – ECHS, no Auditorio 1.14
NUMERUS CLAUSUS
N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 40 -100
TIPOLOGIA
PRESENCIAL
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO
Para que ocorra o reconhecimento da conclusão da 9ª Edição do Plano das Soft-Skills da UTAD e possa ser atribuído o diploma e as respetivas ECTS, os alunos deverão:
- Alunos matriculados no ano letivo 2022/2023 (sendo ou não mentores) e alunos fora da UTAD (não matriculados no ano letivo 2022/2023 na UTAD), além do pagamento integral da inscrição deverão participar em 80% das ações (4 ações no caso de se realizarem 5)
Documento em que refere “… Concluiu o Plano de Soft-Skills 2022/2023” e lista total das ações, aos inscritos que cumpram com o estipulado anteriormente e atribuição de 1 ECTS;
EMOLUMENTO
15€ Alunos matriculados no ano letivo 2022/2023 na UTAD
10€ Alunos Mentores da UTAD
20 € Outros Públicos
INSCRIÇÕES
REGRAS DE INSCRIÇÃO
As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:
− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;
− Por e-mail – xazevedo@utad.pt;
− Por correio – UTAD -Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efetuado por:
− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).
NOTA: POR FAVOR INDICAR O NOME DO PRIMEIRO TITULAR DA CONTA BANCÁRIA