• Este evento já decorreu.

Introdução à análise de dados aplicada às Ciências da Nutrição

1 Abril, 2022 @ 9:27

APRESENTAÇÃO

Durante o percurso académico, os estudantes Nutrição são confrontados com a elaboração de trabalhos académicos e interpretação de literatura científica que envolve a aplicação de conhecimentos teóricos da análise de dados. A aquisição de competências que permitem a aplicação dos conceitos básicos da análise de dados em contexto prático é fundamental para o aumento da autonomia e a resolução de problemas aplicados às ciências da nutrição.

Aplicar as técnicas estatísticas para a análise de dados no contexto prático das Ciências da Nutrição com recurso ao software SPSS IBM.

DESTINATÁRIOS

Estudantes do 1º ciclo em Ciências da Nutrição.

• Pré-requisitos / condições de acesso

– Os formandos devem possuir computador portátil com o software SPSS IBM instalado

RESPONSÁVEIS CIENTÍFICAS DO CURSO

Prof. Carla Gonçalves (ECVA, Departamento Biologia e Ambiente, CITAB)

Prof. Sandra Abreu (ECVA, Departamento Biologia e Ambiente)

Prof. Irene Oliveira (ECT, Departamento de Matemática, CITAB)

CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS

30 março [16h00-18h30] – Prof. Irene Oliveira

Introdução à análise de dados aplicada às ciências da nutrição com o software SPSS IBM: criação de base de dados, transformação de variáveis; procedimentos de análise e menus.

6 abril [16h00-18h30] – Prof. Irene Oliveira

20 e 27 abril [16h00-18h00] – Prof. Carla Gonçalves

Aplicação da análise descritiva às ciências da nutrição com o software SPSS IBM: Edição de gráficos e tabelas. Interpretação e representação gráfica de dados com estudos de caso. Introdução à Estatística Descritiva Bidimensional.

4, 11, 18 maio [16h00-18h20] – Prof. Sandra Abreu

Aplicação da análise inferencial às ciências da nutrição com o software SPSS IBM: procedimentos e interpretação com estudos de caso.

Coffee-break na última aula 18 maio 2022

DURAÇÃO

Horas de contacto: 16H

CARTAZ

<<Ver>>

Na UTAD, sala 1.13 da ECVA.

NUMERUS CLAUSUS

N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 10-20

TIPOLOGIA

PRESENCIAL

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA

Presença em 70% das horas de contacto previstas.

EMOLUMENTO

<<Inscrições encerradas>>

(número máximo de inscrições atingidas)

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;

− Por e-mail – abelc@utad.pt;

− Por correio – UTAD -Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

O pagamento pode ser efetuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

NOTA: POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).

Data:
1 Abril, 2022