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Eco-skills II – Programa de desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade

5 Abril, 2023 @ 9:37

 

APRESENTAÇÃO

É imperativo que as Instituições de Ensino Superior assumam o compromisso de contribuírem para consecução dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A UTAD, inserida num Eco-Campus, assume, no seu Plano Estratégico, essa responsabilidade e o compromisso de contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos no espaço da Academia. Nesse sentido, importa dinamizar iniciativas que envolvam todas as valências do Campus.
O Programa de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade, designado por Eco-skills, pretende dar um contributo para que os nossos estudantes desenvolvam um conjunto de competências diferenciadoras que lhes permitam serem tomadores de decisões para um futuro sustentável. Mais se acrescenta que, com a grande competitividade do mercado de trabalho, os empregadores, no momento da contratação de novos colaboradores, valorizam, para além das competências técnicas (Hard-skills) e das competências pessoais (Soft-skills), cada vez mais, as competências para a sustentabilidade (Eco-skills). As Eco-skills compreendem atitudes e comportamentos que evidenciam uma gestão adequada dos resíduos, a redução de desperdícios, o uso de energias renováveis, a reutilização de produtos, abolir a utilização de produtos de plástico de utilização única, a poupança e gestão da água de energia e contributos para o desenvolvimento territorial sustentado. As dinâmicas geradas pela economia circular e a desmaterialização e descarbonização da economia em resposta ao combate às alterações climáticas são temas incontornáveis para profissionais e líderes de organizações.
Neste contexto, o programa Eco-skills II comporta 6 sessões teórico práticas e envolve as temáticas: Alterações climáticas, Desperdício alimentar, ODS; Gestão da energia, Gestão da água, Alimentação, Saúde, bem-estar e segurança,
Pretendemos dar continuidade a esta iniciativa com o programa Eco-Skills III, permitindo, deste modo, que os estudantes durante a sua licenciatura possam desenvolver em cada ano um dos programas, por forma a complementar a sua formação.
No final de cada programa será emitido um certificado, em formato digital, de frequência e de ECTS, que se pretende seja um Suplemento ao Diploma de fim de curso.

 

OBJETIVOS

A ação agora proposta tem como objetivos gerais:
– Compreender os conceitos de Eco-Campus, Eco-skills, Eco-student, Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros, associados à sustentabilidade.
– Desenvolver competências para a Sustentabilidade
– Planear um projeto de ação para a sustentabilidade

 

DESTINATÁRIOS

O programa Eco-skills tem como principais destinatários os estudantes da UTAD, no entanto, poderão participar outros membros da academia ou fora desta, de forma continua (a totalidade do plano) ou apenas algumas sessões do mesmo.

PRÉ-REQUISITOS / CONDIÇÕES DE ACESSO

Os formandos serão hierarquizados por ordem de inscrição.

 

RESPONSÁVEL PELO EVENTO

Prof. Isilda Teixeira Rodrigues

 

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Associação Académica da UTAD – Co-organização

GEFIP – Apoio técnico e logístico

Serviços de Ação Social – Formadores

Escolas da UTAD – Formadores

CIIMAR – Formadora

 

PROGRAMA

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Eco-skills II
1 – Apresentação do plano Eco-skills e orientações gerais sobre o funcionamento e avaliação – 1h30Isilda Rodrigues
2 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Contributos para um futuro mais sustentável – Joana Torres2h00
Apesar do conceito de Desenvolvimento Sustentável ter sido apresentado em 1987, este continua a ser central, sendo ainda alvo de amplas discussões a nível internacional. Partindo do esclarecimento deste conceito, pretende-se analisar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a sua relevância e de como cada indivíduo pode dar o seu contributo para um futuro mais sustentável. A participação dos estudantes, desde o pré-escolar ao ensino superior, é crucial em todo este processo.”
3 – Gestão Eficiente do Recurso Energia – Amadeu Borges 2h00
As Universidades têm vindo a ser comparadas com pequenos núcleos urbanos que englobam, a par das estruturas de ensino, investigação e desenvolvimento, infraestruturas de restauração, desportivas, de lazer e de conveniência. Estas estruturas exigem que os Campi sejam dotados de infraestruturas básicas, redes de abastecimento de água e energia, redes de saneamento e de recolha de águas pluviais, infraestruturas viárias, entre outras razões que justificam, por si só, a implementação de um sistema de gestão ambiental e paralelamente que intervenham de forma integrada na gestão ativa dos seus espaços de sustentabilidade como forma de preservação (biodiversidade), sensibilização e educação ambiental.
4 – Soluções baseadas na natureza para melhorar o bem-estar das pessoas e o ambiente – Cristina Calheiros2h00
As soluções baseadas na natureza (SBN) providenciam diversos serviços e também oportunidades para enfrentar os desafios globais e societais da atualidade. São pois extremamente relevantes e urgentemente necessárias para dar resposta às necessidades das pessoas e dos territórios em prol da melhoria do bem estar e adaptação e mitigação às alterações climáticas. Pretende-se abordar o conceito de SBN, os principais serviços que prestam ao nível dos territórios e edificado, assim como as podemos implementar. Esta sessão é interdisciplinar evolvendo várias temáticas ligadas nomeadamente: i) aos territórios, edificado e desenvolvimento sustentável, ii) economia circular e iii) gestão de recursos.
5 – Alterações Climáticas: da génese aos impactos – João Santos 2h00
As alterações climáticas, bem como todas as implicações que encerram, são uma temática de grande atualidade e pertinência, despertando manifesto interesse, não apenas em alguns setores específicos mais impactados, mas também na sociedade em geral. Não obstante, a sua compreensão é ainda incipiente para a maioria da população, o que promove interpretações e opiniões enviesadas e pouco esclarecidas. Sendo um problema global, mas que requer soluções de adaptação e mitigação à escala regional e local, com uma evolução de médio a longo prazo, mas com forte irregularidade, e envolvendo incertezas significativas, a resposta às alterações climáticas é muito complexa. Neste curso, será realizada uma hierarquização de conceitos, que fluem dos mais fundamentais, residentes no conceito de Sistema Climático Global, até aos mais aplicados, nomeadamente à avaliação de impactes na agricultura e estratégias de redução do risco de exposição em setores vulneráveis. No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender, e avaliar com maior objetividade e rigor científico, as diferentes menções e ocorrências relacionadas com esta temática.
6 – Combate ao desperdício alimentar – Sandra Abreu – 2H
No ano de 2019, estima-se que, no mundo, foram desperdiçadas cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos, sendo que o desperdício é maior em casa. Em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2020 foram desperdiçadas 1,89 milhões de toneladas de alimentos, o que significa que, em média, cada português desperdiçou cerca de 184 kg de alimentos. Quando são desperdiçados alimentos estão a ser desperdiçados os recursos que foram utilizados para produzir esses alimentos. Além disso, globalmente, o desperdício alimentar contribui 8 a 10% para a emissão de gases com efeito de estufa.
Em linha com o objetivo de desenvolvimento sustentável 12.3 é importante capacitar a população para a redução do desperdício alimentar.
7 – Ciclo Urbano Sustentável da Água – 1H30Cristina Matos
“A sociedade e as empresas têm, cada vez mais a necessidade de caminhar para uma economia circular; um conceito que surgiu em resposta às desvantagens do modelo de crescimento convencional de “tomar-fazer-consumir e dispor”, e á mudança para o desenvolvimento sustentável. Para o setor da água – todas as instituições e indivíduos responsáveis pela gestão do ciclo da água – a transição para uma economia circular apresenta uma oportunidade para acelerar e ampliar a investigação e avanços tecnológicos que sustentam uma maior eficiência no setor. O caminho da água deve ser desenvolvido como um sistema de circuito fechado, com opções de qualidade de água em cascata determinadas e diferenciadas por uso.
8 – Apresentação dos projetos finais – Isilda Rodrigues e outros formadores – 3h30

 

DURAÇÃO

Horas Totais: 54H

Horas de contacto: 16,5H

 

ECTS

2

 

CARTAZ

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LOCAL

UTAD – Auditório da AAUTAD

 

NUMERUS CLAUSUS

N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 20-50

 

TIPOLOGIA

PRESENCIAL/ON LINE

 

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

– O programa comporta nove sessões, de cariz teórico prático, decorrerá durante 1 semestre e terá a duração de 54 horas.

Os participantes terão que participar em pelo menos 70% das ações previstas para obterem o respetivo certificado. Será emitido o certificado, em formato digital, de frequência e de ECTS, bem como será solicitado que constitua um suplemento ao Diploma de fim de curso.

Para avaliação é realizado, em grupo, um pequeno projeto que contemplará o registo fotográfico de um espaço da UTAD e uma proposta de melhoria do mesmo

 

EMOLUMENTO

10 € – Público em geral

 

INSCRIÇÕES

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

 

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;

− Por e-mailxazevedo@utad.pt;

Por correio – UTAD -Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

O pagamento pode ser efetuado por:

Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

NOTA: POR FAVOR INDICAR O NOME  DO PRIMEIRO TITULAR DA CONTA BANCÁRIA 

Detalhes

Data:
5 Abril, 2023
Hora:
9:37
Categoria de Evento: