
- Este evento já decorreu.
Ciclo de Conferências Internacional ‘Educação nas Prisões – rumos e desafios’ (Acreditado pelo CCPFC)
19 Abril, 2022 @ 14:18
Navegação do Evento
APRESENTAÇÃO
A Educação nas Prisões (EnP) consiste numa modalidade da Educação de Adultos caracterizada pela especificidade do contexto e público-alvo, realizada sob condições indeterminadas da prática e de alguma complexidade, por professores/formadores, que, não raramente, se confrontam com imperativos de segurança, escassez de recursos e de saberes adequados ao exercício da sua atividade.
Estes profissionais carecem não só de (in)formação contínua como aprofundada, sendo fundamental fomentar a discussão de práticas, de momentos de partilha e de debate sobre toda uma multiplicidade de matérias que confluem ao espaço prisional, promovendo propostas seguras e eficazes, com vista à preparação da população reclusa a uma mais profícua reinclusão no seio familiar, na sociedade e no mercado de trabalho – objetivo primacial da EnP.
Deste modo, propõe-se a Associação Portuguesa de Educação nas Prisões (APEnP), instituição sediada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), conjuntamente com a Escola de Ciências Humanas e Sociais, trazerem ao debate especialistas a nível nacional e internacional e realizar o I Ciclo de Conferências Internacional – Rumos e Desafios, promovendo um espaço de aquisição e aperfeiçoamento de conhecimento, competências e de inovação educacional de professores/formadores, que fazem do contexto prisional o campo privilegiado a um desenvolvimento profissional.
OBJETIVOS
Com este Ciclo de Conferências objetiva-se contribuir para um olhar e ação transformadores de práticas educativas/formativas em meio prisional, de modo a:
. Proporcionar uma visão comparativa sobre modelos de Educação nas Prisões, em Portugal e a nível internacional;
. Promover um ciclo de formação, assente na partilha de ideias, práticas e reflexões, em que participam conferencistas de mérito, reconhecimento e excelência;
. Desenvolver um espaço de aprendizagem e partilha, assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas aos desafios que se colocam aos docentes em meio prisional;
. Potenciar capacidades de análise e problematização de experiências dos profissionais da educação em formação;
. Permitir a professores/formadores uma avaliação mais ampla sobre necessidades de aquisição e desenvolvimento de competências dos alunos/formandos;
. Divulgar a apresentação de trabalhos científicos e/ou projetos desenvolvidos no campo do ensino em meio prisional, visando o aprofundamento do conhecimento e partilha de boas práticas neste domínio;
. Promover uma cultura de formação e atualização permanente da praxis docente em ambiente prisional;
. Analisar/discutir programas de educação e formação escolar/profissional e refletir sobre os seus efeitos, em termos de reinserção na sociedade e mercado de trabalho.
DESTINATÁRIOS
Esta ação destina-se a docentes de todos os grupos disciplinares dos Ensino Básico e/ou Secundário, a lecionar em Estabelecimentos Prisionais (EPs).
De igual modo, dirige-se a todos quantos, pese embora não exerçam atividade letiva num EP, o tenham já feito ou venham a fazer no futuro, sobretudo, docentes pertencentes a escolas destes associadas.
RESPONSÁVEL CIENTÍFICO
Armando Loureiro – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | APEnP (Portugal)
ACREDITAÇÃO DA AÇÃO
Ciclo de Conferencias lnternacional ‘Educação nas Prisões – rumos e desafios’
N° de horas de formação acreditadas: 25
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111714/21 <<Ver>>
Prazo de validade para efeitos de início da ação: ate 01 de abril de 2024
CONTEÚDOS DA AÇÃO
Painel 1 – Educação nas Prisões: Portugal e o contexto Europeu
Resenha histórica sobre modelos/sistemas de educação e formação profissional que têm vigorado em meio prisional a nível nacional e internacional, convidando a uma análise comparada e reflexão conjuntas sobre o atual paradigma da Educação nas Prisões.
Painel 2 – Educação e Formação de Adultos (em meio prisional)
Este painel será dividido em 2 partes:
A 1ª Parte será dedicada ao macrotema ‘Educação e Formação de Adultos’ e concentrará em si princípios e conceptualizações epistemológicas que configuram a EFA, num quadro de (re)definição de metodologias e de estratégias de ensino, propondo um enfoque interdisciplinar a partir de, entre outras, as perspetivas progressista, andragógica, humanista, conscientizadora, transformativa.
Na 2ª Parte serão discutidas propostas de (re)configuração dos respetivos enquadramentos conceptuais que concretizam a ‘EFA’ em contexto prisional, tendo por base a apresentação e discussão de programas de educação e formação em curso.
Painel 3 – Trabalhos de Investigação e Projetos em meio prisional
Este painel compreende a apresentação de projetos e/ou trabalhos de investigação, objetivando o aprofundamento do conhecimento e desenvolvimento de competências relativas à temática prisional, por via da apresentação de propostas de abordagem, metodologias e estratégias de intervenção educativa em meio prisional, para além da reflexão e da partilha de experiências neste domínio.
Painel 4 – Reinserção
O painel servirá o propósito de desmistificar a ideia de ‘estereótipo social’, de total confinamento e de abandono generalizado a que o sujeito institucionalizado se encontra votado, objetivando criar um espaço alargado de reflexão, de discussão de programas e de políticas nesta área, onde a Educação desempenha papel vital, na apresentação de boas práticas de reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.
METOLOGIA DA REALIZAÇÃO DA AÇÃO
O CCI, subordinado à temática, ‘Educação nas Prisões – rumos e desafios’, compreenderá uma função global de partilha de experiências, saberes, e ainda de aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e competências dos participantes, visando a promoção da autoformação e da inovação educacional (em contexto prisional). Decorrerá em 4 sessões (em regime síncrono e assíncrono, este último somente para professores portugueses, perfazendo um total de 25 horas. O CCI inclui uma sessão introdutória, de modo a, entre outras finalidades, familiarizar os participantes com a explicitação dos objetivos, conteúdos, metodologias de realização e critérios de avaliação (este último destinado a professores portugueses). Nas sessões síncronas, os oradores apresentarão comunicações sobre os temas de cada sessão. Nos momentos de debate, será promovida a interação e discussão de ideias, conceções e perspetivas entre participantes e oradores, o que permitirá a criação de situações de reflexão e partilha de conhecimento, de experiências e de boas práticas. Nas sessões assíncronas (só para professores portugueses) serão produzidos (curtos) trabalhos de reflexão crítica sobre a(s) temática(s) apresentada(s) e discutida(s) em cada painel.
REGIME DE AVALIAÇÃO
Serão utilizados os parâmetros de avaliação estabelecidos (tabela de 1 a 10 valores, com menção qualitativa) e respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, a saber:
– Participação (dinâmica e qualidade das intervenções): 40%
– Produção de trabalhos: 60% (20% para os trabalhos produzidos nas sessões assíncronas + 40% para o relatório final de reflexão crítica)
– Assiduidade (frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação).
PROGRAMA CARTAZ
HORÁRIO/DATA
Regime síncrono:
Total: 09 horas, 09.04.2022 – 13.04.2022 – 23.04.2022 – 30.04.2022
09:30h – 12:00h | 09:30h – 11:30h | 09:30h – 11:30h | 09:30h – 12:00h
Regime assíncrono: a)
Total: 16 horas, 09.04.2022 – 13.04.2022- 23.04.2022- 30.04.2022
14:00h – 18:00h | 14:00h – 18:00h | 14:00h – 18:00h | 14:00h – 18:00h
a) Somente para professores portugueses.
LOCAL
A ação decorrerá em regime de eLearning num total de 25 horas.
NUMERUS CLAUSUS
N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 30-100
ENTIDADES ENVOLVIDAS
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (ECHS/DEP)
Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
EMOLUMENTO
25 €
INSCRIÇÕES
<<Inscrições encerradas>>
REGRAS DE INSCRIÇÃO
As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:
− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;
− Por e-mail – xazevedo@utadpt ;
− Por correio – UTAD – Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efetuado por:
− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).
NOTA: POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).