• Este evento já decorreu.

8º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde

Abril 26 @ 14:55

Banner 3

Nas últimas décadas têm vindo a desenvolver-se um conceito de Saúde mais amplo, integrando a saúde comunitária e a saúde pública, procura-se fazer tomar consciência do que para além do sentimento de “bem estar”, de poder fazer a sua vida, de viver com prazer, existe uma outra realidade a que se deve dar atenção. Realidade que se relaciona com a forma de viver, ao nível do desenvolvimento de competências e estilos de vida que promovam comportamentos saudáveis. Neste sentido o 8º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde visa contribuir para a reflexão sobre várias temáticas transversais por forma a criar boas condições ao desenvolvimento de uma cidadania organizada.

– Discutir, numa perspetiva atual e critica temas de Educação para a Saúde

– Construir uma visão integradora e interdisciplinar da Educação para a Saúde

– Adotar estilos de vida saudáveis.

– Alunos do ensino básico e secundário

– Estudantes da UTAD

– Professores do ensino básico e secundário

– Professores da UTAD e de outras instituições

– Outros profissionais

– Público em geral

Pré-requisitos / condições de acesso (Caso existam)

Ex: Os inscritos devem possuir computador portátil com a cesso à internet.

RESPONSÁVEL PELO EVENTO

Prof. Isilda Teixeira Rodrigues

MEMBROS DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Isilda Rodrigues

Prof. Ana Cláudia Coelho

MENBROS COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Isilda Rodrigues

Prof. Ana Cláudia Coelho

PROGRAMA/HORÁRIO/CORPO DOCENTE

1 – Doenças crónicas – Prof. Doutora Isilda Rodrigues (UTAD)  – 29 de março, 9h-11h, Sala 0.08, Polo 1 da ECHS (Complexo Pedagógico)

2 – Alimentação Saudável e sustentável – Prof. Doutora Carla Gonçalves (UTAD) – 5 de abril, 9h-11h, Sala 0.08, Polo 1 da ECHS (Complexo Pedagógico)

3 – Fatores de risco para a emergência de zoonoses e outras doenças infeciosas – Prof, Doutora Cláudia Coelho (UTAD) – 19 de abril, 9h-11h, Sala 0.08, Polo 1 da ECHS (Complexo Pedagógico)

4 – Suporte Básico de Vida –   Enf. António Correia (CHTMAD) – 10 de maio¸ 9h-11h, Sala 0.08, Polo 1 da ECHS (Complexo Pedagógico)

5 – Emoções, cognições e comportamento:  autocontrolo e bem-estar psicológico – Prof. Doutora Cristina Antunes (UTAD) – 17 de maio, 9h-11h, Sala 0.08, Polo 1 da ECHS (Complexo Pedagógico)

6 – Violência doméstica e no namoro – Magistrados do Tribunal da Comarca de Vila Real, Prof. Dr. Ricardo Barroso (UTAD), entre outros  – 25 de maio, 17h00 às 18h30, Auditório da AAUTAD, Largo das Pedrinhas.

CERTIFICAÇÃO

Certificado de participação final – assistindo a pelo menos  4 dos seminários (dos 6 no total).

29 de março, 05 e 19 de abril, 10 e 17 de maio na Sala 0.08, Polo 1 da ECHS;

25 de maio no Auditório da AAUTAD, Largo das Pedrinhas.

TIPOLOGIA DE FORMAÇÃO

O 8º ciclo de seminários será presencial e on line (plataforma Zoom, link que será disponibilizado na véspera do evento).

NUMERUS CLAUSUS

N.º MÍNIMO E N.º MÁXIMO DE ADMITIDOS: 25-70

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

5 € – Público em geral

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Núcleo de Formação Contínua e Executiva;

− Por e-mailabelc@utad.pt ;

Por correio – UTAD -Núcleo de Formação Contínua e Executiva, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

NOTA: POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).

Data:
Abril 26