XIII Curso de Atualização de Professores de 1º CEB (curso on line)

Julho 15 @ 0:00 - Julho 18 @ 0:00

Baner13 curso

Na sequência das 12 edições anteriores vimos solicitar a acreditação deste curso uma vez que este engloba módulos e matérias que não pertenceram a cursos anteriores.
Esta iniciativa pretendeu criar um espaço de formação e atualização, com vista a um melhor desempenho profissional dos professores do Ensino Básico – 1º Ciclo, das escolas da região de Trás-os-Montes, bem como, reforçar e consolidar o papel da UTAD na região e no país, como motor de desenvolvimento.
Pensamos que a forma como, este curso, está estruturado terá sido uma mais valia para o sucesso que obtivemos, ou seja, a estrutura em módulos em que se abordaram diferentes temas foi, segundo os formandos, bastante motivador.
Tem sido nossa preocupação a diversificação das temáticas indo, por um lado, de encontro aos interesses dos formandos e, por outro, a sua permanente atualização.
No seguimento desta estrutura, propomos, neste XIII Curso, os seguintes módulos:
– Educação do Consumidor, Educação Ambiental, Educação em Ciência, Património Cultural e Recursos Naturais, Educação Matemática, Educação para a Cidadania, Avaliação e Linguagem.
Consideramos que a formação contínua de professores deve orientar-se de perspetivas inovadoras, que não utilizem preferencialmente sessões formais mas que valorizem as atividades de (auto)formação participada e da formação mútua, estimulando uma “reflexão na prática e sobre a prática”.

À semelhança das edições anteriores o Curso tem como objetivos principais:

– Atualizar científica e didaticamente os professores do 1º CEB.

– Apetrechar os docentes de um corpo teórico atualizado e ajustado a alguns dos temas que compõem as diferentes áreas do Ensino Básico

– Analisar criticamente situações e problemas do quotidiano.

– Desenvolver competências de natureza processuais e metodológicas inerentes ao ensino de algumas áreas do 1º CEB.

Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

COMISSÃO ORGANIZADORA

Isilda Rodrigues
Jorge Azevedo

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO

Na globalidade os módulos terão um cariz teórico/prático em que será privilegiada uma metodologia reflexiva sobre a experiência profissional que contemplará essencialmente:
– Trabalho prático em pequeno grupo
– Debate/discussão em grande grupo
– Trabalho cooperativo em pequeno grupo.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO

A avaliação expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores com base num relatório.
Os critérios de avaliação do relatório são os seguintes:
– critérios formais (10%): extensão (2 a 3 páginas A4), tipo de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento (1,5), devendo ser entregue em pdf (por email para isilda@utad.pt )
– reflexão crítica (90%) – balanço global da formação, aplicabilidade das temáticas, contributos para mudanças nas práticas profissionais e sugestões.
Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.

CARGA HORÁRIA

CRÉDITO

1 Crédito

Registo de acreditação CCPF/ACC-107526/20

FORMADORES

Isilda Rodrigues

Jorge Azevedo

Cristina Oliveira

Cristina Correia Marques

Ana Paula Vale

Sandra Ricardo

António Almeida

Carlos Ferreira

Adriano Sousa

Paulo Russo

CONTEÚDOS DA AÇÃO/HORAS POR MÓDULO

Apresentamos, de seguida, os conteúdos que pretendemos desenvolver descriminando o número de horas para cada sessão.
Avaliação – 2H (Carlos Ferreira)
A avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular.

Educação para a Cidadania/prevenção rodoviária – 2H (Adriano Sousa)
Boas práticas de mobilidade

Educação em Ciência – 2H (António Almeida)
Bem estar animal

Linguagem – 2H (Ana Paula Vale)

– Educação Matemática – 2:30H (Sandra Ricardo)
(Há desdobramento de turma com o módulo de Educação em Ciência)

Educação em Ciência – 2:30H (Cristina Oliveira e Cristina Correia Marques. Isilda Rodrigues e Paulo Rema)
– Atividades práticas de ciências para crianças

Educação Ambienta/Consumidor – 2H (Jorge Azevedo)
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Educação ambiental – 2H (Paulo Russo)
A importância das abelhas

– Saída de Campo – 8H (Isilda Rodrigues e Jorge Azevedo)
Património Natural e Cultural do Douro Património Mundial.

Público em geral: 35€

NUMERUS CLAUSUS

Número Máximo de Participantes por Turma: 50 (mínimo 20).

CALENDARIZAÇÃO (plataforma zoom)

<< Ver>>

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Julho 15 @ 0:00
Fim: