A carregar Eventos

« Todos os Eventos

X Fórum de Investigação em Farmacologia: Uma única Saúde

Outubro 16 @ 14:30 - 18:30

 

banner 2

 

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos os temas abordados no “Fórum em Investigação Farmacológica” têm sido atuais e o interesse demonstrado por parte de diversos profissionais da área da saúde, docentes e alunos, tem superado todas as expectativas através da sua participação ativa. Dando continuidade aos nossos objetivos propomos para o “X Fórum de Investigação em Farmacologia: Uma única Saúde”. Uma vez mais, o assunto é atual, transversal às diferentes áreas da saúde (medicina veterinária, medicina e enfermagem) e conta com ilustres palestrantes de reconhecido mérito científico a nível nacional e internacional.

 

DESTINATÁRIOS

Alunos universitários

Investigadores

Professores universitários

Médicos

Veterinários

Enfermeiros

Farmacêuticos

Pessoal técnico

 

OBJETIVOS

– Através de uma abordagem científica e dinâmica partilhar conhecimentos, debater e refletir sobre os desafios da Farmacologia Experimental.

– Atualizar/capacitar profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar na área da Farmacologia Experimental, através do diálogo multidisciplinar entre os profissionais envolvidos.

– Incentivar a pesquisa científica na área da Farmacologia Experimental.

 

RESPONSÁVEIS PELO WORKSHOP

Prof. Paula A. Oliveira
Prof. Patrícia Poeta

 

COMISSÃO OIGANIZADORA

Prof. Paula A. Oliveira

Prof. Patrícia Poeta

Elisabete Nascimento Gonçalves

Verónica Mestre

Beatriz Fonseca

Bruno Mendes

Susana Correia

Vanessa Silva

Adriana Silva

Soraia Oliveira

Miguel Ribeiro

 

ENTIDADES ENVOLVIDAS

CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas
CECAV – Centro de estudos de ciências animais e veterinárias

 

PROGRAMA

Comunicações Orais:

“Perspectivas terapêuticas dos canabinóides: relevância clínica e farmacológica”
Bruno M Fonseca, é actualmente Investigador Auxiliar na Unidade de Biociências Moleculares Aplicadas (UCIBIO-REQUIMTE) da Universidade do Porto.
É licenciado e doutorado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e realizou um pós-doutoramento no Instituto de Biologia Celular e Molecular da Universidade do Porto sobre o impacto dos canabinóides na gravidez. Foi investigador convidado do Departamento de Estudo do cancro da Universidade de Leicester no Reino Unido e é autor de mais de 40 publicações em revistas científicas nas áreas da farmacologia, medicina experimental e da bioquímica.
A sua investigação tem-se centrado principalmente no estudo dos canabinóides e seus derivados na reprodução e, recentemente, integrou o grupo de trabalho da Ordem dos Farmacêuticos sobre a utilização da canábis para fins terapêuticos. Os seus interesses de investigação estão ainda relacionados com o potencial terapêutico dos canabinóides no cancro, bem como, a farmacogenómica e suas implicações na modulação e resposta aos canabinóides.

“Higiene genital feminina: práticas e produtos mais utilizados”
Maria José Santos, exerceu funções de enfermeira nos cuidados hospitalares durante 12 anos em diversos contextos dos cuidados. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde-UTAD desde 2001. É doutorada em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto; Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia e Coordenadora do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia da ESS-UTAD, desenvolvido em consórcio com o IPVC e IPB. É membro integrado da Unidade de Investigação em ciências da Saúde: área de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (UICISA-E)
Os seus interesses de investigação estão relacionados sobretudo com a saúde sexual e reprodutiva ao longo do ciclo da vida e saúde da mulher.

“Interação do exercício com a farmacocinética e farmacodinâmica da medicação: implicações para as doenças crónicas”
Daniel Moreira Gonçalves licenciou-se em Desporto e Educação Física pela FADEUP em 2006 e doutorou-se na área deAtividade Física e Saúde na mesma instituição em 2012. Frequenta o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade deMedicina de Lisboa desde 2013 e desde fevereiro de 2019 é Professor Auxiliar na FADEUP. Os seus interesses deinvestigação estão direcionados para a compreensão do efeito do exercício físico na prevenção e tratamento das doenças crónicas, com particular foco nas doenças cardiometabólicas e cancro, estando envolvido em vários projetos deinvestigação clínica e pré-clinica.

“Pandemias: estaremos conscientes desta possibilidade? Risco, impacto e mitigação”
Ana Cláudia Coelho é Professora Auxiliar com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) onde leciona as unidades curriculares de Doenças Infeciosas, Saúde Pública e Epidemiologia. Mestre em Promoção/Educação para a Saúde e Doutorada em Ciências Veterinárias. Tem como principais interesses a biossegurança, o controlo da infeção, zonooses na perspetiva One Health e a micologia médica. Orienta trabalhos de doutoramento em doenças infeciosas e saúde pública e, dissertações de mestrado. Publicou vários artigos em revistas do SCI, capítulos de livros, comunicações em encontros científicos internacionais e publicações em revistas técnicas e científicas.

“Modelos Animais de colite – um passo mais próximo da translação”
Margarida Duarte Araújo, licenciou-se em Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) em 1997, onde deu aulas de Farmacologia e Toxicologia até o ano 2000. Nesse ano começou a dar aulas de Farmacologia no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), em 2004 apresentou as suas provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e em 2011 concluiu o seu doutoramento, sendo desde então professora auxiliar. Leciona Farmacologia a alunos de medicina veterinária, medicina, bioquímica e engenharia biomédica. Foi diretora do biotério de roedores de 2006-2017, membro fundador do ORBEA e da Comissão de Ética do ICBAS, onde se manteve até 2017 e 2018, respetivamente. Concluiu o Mestrado em “Ciência e Bem-estar dos animais de Laboratório” na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) em 2016 (FELASA categoria D) e uma Pós-graduação em “Doenças comportamentais dos Animais de Companhia” no Instituto Português de Psicologia em 2017. Autora de diversos artigos publicados em revistas internacionais indexadas, os seus atuais interesses científicos incluem: as alterações do sistema nervoso entérico na doença (doença inflamatória intestinal, diabetes, etc.); efeitos toxicológicos de fármacos novos e antigos e ciência de animais de laboratório.

 

CARTAZ

<<Ver>>

 

EMOLUMENTO

5€

 

LOCAL

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Aula magna

 

INSCRIÇÕES

<<Inscrições on Line>>

Inscrições limitadas ao dia 14 de outubro de 2019

 

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Detalhes

Data:
Outubro 16
Hora:
14:30 - 18:30
Categoria de Evento: