• Este evento já decorreu.

V Simpósio de Microbiologia “As epidemias e o Homem – Passado, presente e futuro”

25 Novembro, 2020 @ 14:30 - 17:30

banner Y simposio

Simpósio para a abordagem da microbiologia em 3 vertentes para alunos e profissionais das áreas da saúde, medicina veterinária, biologia, bioquímica, ciência alimentar e áreas afins, colmatando assim a escassa oferta formativa nesta área e a crescente solicitação interna e externa à UTAD.

Nota: Prevê-se que o Simpósio funcione simultaneamente em regime presencial e on-line.

Alunos e profissionais da área da saúde, medicina veterinária, biologia, ciência alimentar e outras áreas afins.

Contribuir para a discussão e difusão de conhecimentos na área da microbiologia.

RESPONSÁVEIS PELO SIMPÓSIO

Profs. António Inês, Ana Sampaio, Ana Cláudia Coelho, Patrícia Poeta.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profs. António Inês, Ana Sampaio, Ana Cláudia Coelho, Patrícia Poeta.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Escola das ciências da vida e do ambiente (ECVA) – Departamento de biologia e ambiente

Escola das ciências agrárias e veterinárias (ECAV) – Departamento de ciências veterinárias

ORADORES

• “Uma História das Pestes no Ocidente”

Prof. Doutor Jaime Nogueira Pinto

Afiliação: Historiador, Professor jubilado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa.

nogueira

Professor jubilado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pelo ISCSP da Universidade Técnica. No ISCSP lecionou Unidades Curriculares (UCs) nas áreas das Ciências Políticas e das Relações Internacionais.
Foi também professor na UCP e na Universidade Lusíada e conferencista no IDN, no IAEM, na Academia da Força Aérea e no Instituto Superior de Ensino Militar de Angola (…Curriculum Vitae ver anexo 1).

• “Ouvir a Antropologia para realmente entender as epidemiasLições do HIV/AIDS, Ébola, ZIKA e Febre Amarela para o COVID-19″

Prof. Doutor Jorge Varanda

Afiliação: Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra.

varanda

Professor Auxiliar de Antropologia no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Membro da Direção do Centro de Investigação em Antropologia (CRIA), responsável pela secção de Coimbra (CRIA-UC). Licenciatura em Antropologia pela Universidade de Coimbra, mestrado e doutoramento em Antropologia pela University College London (UCL). Na Universidade de Coimbra leciona várias UCs de antropologia social e cultural, integradas no Mestrado de Antropologia Médica e Saúde Global (…Curriculum Vitae ver anexo 2).

• “Epidemias por vírus  transmitidos por vetores, tendências e desafios”

Doutora Maria João Alves

Afiliação: Centro de Estudos de Vetores e Doenças Contagiosas, Instituto Nacional Ricardo Jorge.

maria joao

Investigadora no Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas/Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (CEVDI/INSA) onde exerce funções desde 1992. Responsável pelo Laboratório Nacional de Referência de Vírus Transmitidos por Vetores no CEVDI/INSA onde é realizado diagnóstico, vigilância e investigação em vírus transmitidos por vetores. Responsável pela rede de Vigilância de Vetores (REVIVE) no INSA. Licenciada em Microbiologia, mestre em Biotecnologia e doutorada em Microbiologia. Domínios de especialização: Virologia, Microbiologia. Vírus transmitidos por vetores, Febres Hemorrágicas Virais, Arbovírus, Epidemiologia, Saúde Pública.(…Curriculum Vitae ver anexo 3)

• “Epidemias: Biologia e direitos humanos”

Prof. Doutor Henrique Barros

Afiliação: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal.

henrique

Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Professor Catedrático de Epidemiologia desde1999 na Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) onde é docente desde 1979. Licenciou-se em Medicina em 1981 e doutorou-se com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas em 1981. Trabalhou na criação dos mestrados de Saúde Pública, Epidemiologia, Educação para a Saúde e Sociologia e Saúde, bem como dos programas de doutoramento em Saúde Publica da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro, que resultou em mais de 300 publicações científicas internacionais (…ver Curriculum ver anexo 4)

DURAÇÃO/HORÁRIO

3 horas, inicia às 14:30h e termina às 17:30h.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Auditório de Geociências.

NOTA: Inscrições até ao dia 23 de novembro de 2020.

<<Inscrições on Line>>

Nota: Prevê-se que o Simpósio funcione simultaneamente em regime presencial e on-line.

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
25 Novembro, 2020