• Este evento já decorreu.

V Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Educação/desenvolvimento local/descentralização

13 Outubro, 2018

barra IV outono

A constatação de que o centralismo burocrático, com uma longa tradição na escola, só em termos retóricos parece perder força, já que os atores educativos continuam a ser obrigados a comportamentos acomodados, adaptados e universais ditados pelas decisões produzidas pelo Ministério da Educação, permite-nos perceber que tal situação leva à desresponsabilização pela não participação na tomada de decisão, o que em nada favorece a emancipação da escola. Este é um dos motivos pelo qual a escola democrática tem dificuldade em se estabelecer, uma vez que o centralismo obriga ao distanciamento daqueles que vivem e fazem a dinâmica da organização escolar, reduzindo-os à condição de objetos do sistema administrativo.
A Escola para se estabelecer como uma organização verdadeiramente democrática, deve promover a prática da participação indagadora e refletida e da liberdade enquanto testemunho da racionalidade emancipatória que se afirma na capacidade de homens e mulheres deliberarem sobre as condições da sua própria existência.

A pretensão deste evento passa por realizar um balanço crítico sobre o modo como estão organizadas para a promoção da democracia, na relação que estabelece com os diferentes atores educativos, na tentativa de compreender e interpretar esta nova realidade organizacional, ao mesmo tempo que refletimos sobre as mudanças e as implicações na dinâmica organizacional e na vida dos atores educativos que dela fazem parte. O nosso propósito passa, igualmente, por conhecer e descrever o envolvimento dos atores educativos e as suas representações sobre o modo como a democracia acontece em espaço escolar.

Público alvo:

Público em Geral;
Autarcas;
Todos os Grupos de Recrutamento

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Maria João Cardoso de Carvalho

ORGANIZAÇÃO

Maria João de Carvalho (coordenadora) – UTAD
Ana Patrícia Almeida – FPAE
José Hipólito – FPAE
Sofia Viseu – FPAE

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Fórum Português de Administração Educacional
Centro de Investigação e Intervenção Educativas – (CIIE) – Universidade do Porto

13 de outubro de 2018

UTAD, no Auditório de Geociências

NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 70
Minimo –35
Máximo –70

20- euros – Público em geral;

15 Euros – Cooperantes da UTAD, Docentes dos Agrupamentos de Escolas com protocolo com o Mestrado em Ciência das Educação: especialização em Administração Educacional ( Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus; Agrupamento de Escolas Vila Pouca de Aguiar; Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade; Escola Secundária /3 Camilo Castelo Branco).

10 euros – alunos da UTAD.

<<Inscrições on line>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Envio da digitalização do comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail –  abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
13 Outubro, 2018