• Este evento já decorreu.

Simulação Computacional de Biomoléculas

Junho 6 @ 0:00 - Junho 7 @ 0:00

computacional 1

Esta proposta insere-se no ciclo de Workshops promovidas pela direção do 2º ciclo de bioquímica, no contexto de atividades de apoio ao ensino e aprendizagem, com o objetivo de reforçar o desenvolvimento de competências no exercício de funções ligadas às diferentes áreas de atividade de um Bioquímico. O workshop é constituído por sessões teóricas e teórico-práticas, num total de 12 horas.

Os participantes devem possuir computador portátil com a cesso à internet.

• Público-Alvo

Este workshop insere-se na oferta extracurricular que a Direção do 2º Ciclo em Bioquímica oferece aos alunos, mas está igualmente aberto a toda a comunidade, especialmente estudantes e profissionais da área da Bioquímica, Biologia, Química, Bioengenharia e Saúde (Biomédica, Farmácia, Análises Clínicas e afins).

Este curso tem como objetivo fornecer algumas ferramentas básicas na área da bioquímica informática e permitir ainda aos alunos do Mestrado em Bioquímica o desenvolvimento de algumas das competências previamente adquiridas. Este curso é também indicado para outras formações pedagógicas na área das ciências biológicas e saúde onde podem obter importantes ferramentas que possibilitam uma análise teórica da natureza dos fenómenos, contribuindo para uma poupança de tempo e dinheiro.Utilizar métodos computacionais para responder a alguns problemas bioquímicos, tais como perceber: Mecanismos de reações, Propriedades estruturais, Previsão da estrutura de proteínas por métodos de homologia, identificar padrões, tendências e correlações entre estruturas químicas e as suas propriedades, Desenho de novas moléculas cuja interacção seja optimizada face a determinado recetor, toxicologia preditiva, entre outros.

RESPONSÁVEL PELO WORKSHOP

COMISSÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

Professora Doutora Maria Cristina Fialho Oliveira

Professora Doutora Lucinda Vaz dos Reis

COMISSÃO ORGANIZADORA

Professora Doutora Maria Cristina Fialho Oliveira

Professora Doutora Lucinda Vaz dos Reis

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Direção do 2º ciclo de bioquímica

DURAÇÃO

12 horas

CONTEÚDOS PROGRMÁTICO

• Representação computacional de estruturas biológicas
  • Dinâmica Molecular de Sistemas Biológicos
  • Docking Proteína-Ligando
  • Virtual Screening Para identificação de Novos Inibidores
  • Mecânica Quântica no estudo de reações Químicas em sistemas biológicos

AVALIAÇÃO

Pequeno Trabalho prático Computacional (submissão via Moodle).

Dia 6 – Manhã: das 09:30h às 12:30h

Tarde: das 14:00h às 17:00h

Dia 7 – Manhã: das 09:30h às 12:30h

Tarde: das 14:00h às 17:00h

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Edifício  de Geociências, 3.06 (Geologia).

<<Inscrições on line>>

Data limites de inscrições até 25 de maio de 2019

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Junho 6 @ 0:00
Fim: