• Este evento já decorreu.

Promover o pensamento crítico na minha unidade curricular

2 Julho, 2019 @ 0:00

baner

O desenvolvimento de competências e disposições de Pensamento Crítico pelos alunos do Ensino Superior é, hoje em dia, face aos desafios que a sociedade e o mercado de trabalho colocam, essencial para o sucesso profissional e pessoal. Esta temática tem vindo a ser alvo de crescente reflexão e incentivo por parte de diferentes órgãos e entidades nacionais e internacionais, como a A3ES, a Comissão Europeia, a OCDE, a IEEE, a ABET, o Fórum Económico Mundial, etc. No entanto, e apesar do interesse manifestado, há ainda um longo percurso para que o Pensamento Crítico seja uma prioridade generalizada ao nível das práticas pedagógicas dos docentes, promovido de forma intencional, sistemática e transversal a qualquer área do conhecimento.

1. Sensibilizar os docentes para a importância da promoção de competências e disposições de pensamento crítico nas diferentes unidades curriculares;
  2. Integrar nas diferentes unidades curriculares atividades de ensino e de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento de competências e disposições de pensamento critico pelos alunos;

Conhecer instrumentos e técnicas que permitem a avaliação de competências e disposições de Pensamento Crítico em diferentes unidades curriculares.​​

Professores do ensino superior.

RESPONSÁVEIS CIENTÍFICO DO CURSO

Prof. José Pinto Lopes / Escola de Ciências Humanas e Sociais/ Educação e Psicologia

Prof. Helena Santos Silva /Escola de Ciências Humanas e Sociais/ Educação e Psicologia

Prof. Caroline Dominguez/Escola de Ciências e Tecnologia/Departamento de Engenharias

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO

A frequência do curso tem que ser igual ou superior a 75% das horas de contacto previstas.

DATAS

01, 02, 08, o9 de julho de 2019

CARGA HORÁRIA/DURAÇÃO

• Curso de quatro dias

Horas Totais: 60

Horas de contacto: 30

• Curso de dois dias

Horas Totais: 30

Horas de contacto: 15

Nota: Este curso tem a duração de 2 ou 4 dias (7h30 por dia) e tem como objetivo principal promover de forma sistemática e intencional a integração do pensamento crítico nas práticas letivas do ensino superior.

• O curso com a duração de 2 dias inclui dois dos quatro módulos.
  • O curso com a duração de 4 dias inclui os quatro módulos.

CORPO DOCENTE

Prof. José Lopes (ECHS UTAD)

Prof. Maria Helena Silva (ECHS UTAD)

Prof. Caroline Dominguez (ECT UTAD)

Prof. Eva Morais (ECT UTAD)

Prof. Maria Alice Mártires (ESENF UTAD)

Prof. Maria da Felicidade Morais (ECHS UTAD)

Prof. Maria Manuel Nascimento (ECT UTAD)

Prof. Paula Catarino (ECT UTAD)

Dr. Gonçalo Cruz (ECT UTAD)

Prof. Rita Payan-Carreira (DMV Universidade de Évora)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Pensamento crítico: fundamentação teórica
1. Conceito de pensamento crítico
2. A importância do pensamento crítico na sociedade do séc. XXI
3. A promoção do pensamento crítico no contexto do Ensino Superior Europeu Práticas, resultados, Expectativas, barreiras, desafios e recomendações.
4. Modelos e taxonomias de competências e disposições de Pensamento Crítico: Bloom; Ennis, Paul & Elder; e Facione.

Planificar o ensino para promover o pensamento crítico
1. Definição de objetivos e resultados de aprendizagem (no domínio do conteúdo da unidade curricular a planificar e no domínio do Pensamento Crítico), tarefas de aprendizagem, JIT, suporte e orientação.
2. Desenho de atividades de aprendizagem: análise e decomposição de tarefas complexas, definição de hierarquia/sequências de aprendizagem, diferenciação de competências recorrentes e não recorrentes.
3. Modelo 4C/ID: fundamentos, componentes e aplicação prática.
4. O Modelo ADE para planeamento de aulas e/ou atividades de aprendizagem.

Estratégias de promoção do pensamento crítico
1. O feedback na promoção do pensamento crítico
2. Aprendizagem cooperativa promotora do pensamento crítico
3. Aprendizagem baseada na resolução de problemas e em estudos de caso para promover o pensamento crítico
4. Mapas de conceitos como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico
5. O questionamento no desenvolvimento do pensamento crítico
6. Os dilemas e a argumentação na promoção do pensamento crítico

Avaliação de competências e disposições de pensamento crítico
1. Avaliação formal e informal do pensamento crítico
2. Instrumentos de avaliação do Pensamento Crítico – tipologias, vantagens e desvantagens.

EMOLUMENTOS

Para os professores da UTAD o curso é gratuito
Para pessoas externas : 100 €  2 módulos  e 180 €  – 4 modulos

UTAD, Escola de Ciências e Tecnologia- polo I, sala E1.16

NUMERUS CLAUSUS

Número Máximo de Participantes por Turma: 18 (mínimo 30).

<<Inscrições encerradas>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
2 Julho, 2019