• Este evento já decorreu.

Programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas – EndNote, para Windows

15 Setembro, 2023 @ 15:00 - 16:00

Formador:

João Carrola – UTAD

Resumo:

O uso de citações e referências bibliográficas é fundamental tanto nos trabalhos académicos como científicos. As citações correspondem a uma forma abreviada de fazer referência no texto à fonte que foi utilizada, e deve permitir fazer a correspondência com as respetivas referências bibliográficas, agrupadas numa lista ordenada de forma sistemática no fim do documento ou do capítulo. Essas referências devem ser escritas e formatadas de acordo com o documento em causa ou de acordo com a revista científica no qual se pretende submeter e publicar o artigo.

O uso de programas informáticos permite construir bases de dados extensas (e bem organizadas em função dos objetivos), e gerir essas referências bem como os documentos anexados em formato pdf (facilitando a gestão e a leitura dos mesmos) e formatar as citações e referências bibliográficos diretamente no documento Microsoft Word, de forma simples, muito rápida e com rigor.

Conteúdo programático

I Parte – Formação teórica para conhecer e perceber as principais funcionalidades do programa.

II Parte – Componente prática, na qual os formandos vão realizar diversos exercícios (aprender fazendo) usando o Microsoft Word interligado com o suplemento do programa. Estes exercícios práticos visam: ensinar a elaborar uma biblioteca, organizar as pastas, gerir e inserir diversos tipos de citações, gerir os artigos em formato pdf e a sua leitura, gerir as referências bibliográficas e escolher e gerir estilos, etc. Os alunos terão apoio na realização destes exercícios. Gerir Cópia de segurança da biblioteca.

Pretende-se que os formandos consigam realizar as principais tarefas necessárias para a elaboração e gestão da biblioteca, e façam a inserção/edição das citações e referências bibliográficas no Microsoft Word, de forma autónoma.

Número de horas:

Horário/local:

15h:00h – 16:00h/Polo I, da ECVA, Sala B1.35

Número limite de formandos:

MATERIA NECESSÁRIO

Trazer computador portátil com sistema operativo Windows.

Incrição:

LogoNovo