• Este evento já decorreu.

Master Class: “Fundraising para Projetos Criativos e Culturais, através de Patrocínio, Mecenato e Crowdfundig”

Outubro 4 @ 0:00 - Outubro 5 @ 0:00

Banner porquinhos

Esta ação de formação de dois dias consecutivos visa ensinar aqueles que procuram financiamento para os seus projetos culturais e criativos, as diferentes formas de angariar esses apoios e requisitos a ter em consideração

Capacitar os participantes para encontrar formas estratégicas de financiamento complementares e diversas dos seus projetos culturais e criativos e preparar a informação necessária e pertinente às várias fontes de financiamento:

• Pesquisar as empresas/marcas/serviços/produtos mais adequadas à parceria com o projeto (artístico, criativo, cultural);
  • Analisar as formas e estratégias de marketing cultural das empresas;
  • Identificar qual a melhor opção entre patrocínio e mecenato no caso concreto do seu projeto;
  • Inventariar os ativos possíveis relacionados com o projeto;
  • Elencar e segmentar as contrapartidas a negociar com os patrocinadores;
  • Organizar e redigir uma proposta de patrocínio ou mecenato;
  • Negociar e contratualizar a proposta final;
  • Redigir um relatório final;
  • Identificar e cumprir com os procedimentos legais relativos ao mecenato.

DESTINATÁRIO

Público alvo

​Pessoas ligadas às atividades culturais e criativas (alunos, docentes, colaboradores, publico da região)

– Candidatos a quem por creditação de competências, seja reconhecida habilitação para frequência;

– Estudantes enquadrados pelo Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas.

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Prof. Alberto Baptista

ENTIDADES ENVOLVIDAS

UTAD/Douro Creative Hub

DURAÇÃO

CRONOGRAMA PREVISTO

04 outubro – 9:00 – 17:00 (Módulos I e II)
05 outubro 9:00 – 17:00 (Módulos III e IV)

FORMADOR

Prof. Rui Matoso

Investigador em Ciências da Comunicação e da Cultura, no laboratório CICANT da Universidade Lusófona. Membro da European Communication Research and Education Association. Professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde lecciona politicas culturais e economia da cultura, no mestrado e na licenciatura de Teatro / ramo produção. Professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), no Mestrado em Gestão e Programação Cultural e na Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura/Ramo de Gestão das Artes. É Mestre em Práticas Culturais para Municípios – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006). É consultor e formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP) e pelo Centro Cientifico-Pedagógico da Formação Continua (reg no CCPF/RFO-32391/12).

PLANO DE ESTUDO

Abordagem teórico-prática à angariação de financiamento privado através de duas ferramentas de comunicação distintas: o Patrocínio e o Mecenato. E uma outra possibilidade mais recente: o Crowdfunding. Duração 2 dias consecutivos (04 e 05 de outubro).

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Definições gerais de Marketing
  • Introdução e diferenças entre Patrocínio e Mecenato
  • Os principais objetivos de Patrocínio e Mecenato

• A proposta / caderno de patrocínio: estrutura formal
  • Exercício: Brainstorming / adequação positiva entre projetos culturais e áreas de negócio
  • Exercício : Ativos e Contrapartidas
  • Retorno do Investimento (ROI) e avaliação ex-ante e ex-post
  • Acid Test / grelha de análise – perspetiva do patrocinador

• O Mecenato Cultural (Benefícios Fiscais)
  • Mecenato Cultural de empresa
  • Legislação e procedimentos do processo de mecenato
  • Outros donativos / benefícios fiscais

Módulo IV

• CrowdFunding: uma nova lógica de financiamento através das multidões (crowd)
  • Novas plataformas online (diferenças e segmentação)
  • Características de uma campanha bem sucedida.
  • Implementação de campanhas e angariação de fundos.

UTAD, Edificio das Pedrinhas, Sala nº30.

NUMERUS CLAUSUS

Vagas Previstas – 35

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>​

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original ou envio da digitalização do comprovativo de pagamento para o mail infra, por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail – xazevedo@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22