IV SIMPÓSIO DE MICROBIOLOGIA: “Compostos sintéticos versus naturais no combate aos microrganismos”

Novembro 20 @ 14:30 - 17:30

Simpósio para a abordagem da microbiologia em 3 vertentes para alunos e profissionais das áreas da saúde, medicina veterinária, biologia, bioquímica, ciência alimentar e áreas afins, colmatando assim a escassa oferta formativa nesta área e a crescente solicitação interna e externa à UTAD.

Alunos e profissionais da área da saúde, medicina veterinária, biologia, ciência alimentar e outras áreas afins.

Contribuir para a discussão e difusão de conhecimentos na área da microbiologia.

RESPONSÁVEIS PELO SIMPÓSIO

Profs. António Inês, Ana Sampaio, Ana Cláudia Coelho, Patrícia Poeta.

COMISSÃO OIGANIZADORA

Profs. António Inês, Ana Sampaio, Ana Cláudia Coelho, Patrícia Poeta.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Escola das ciências da vida e do ambiente (ECVA) – Departamento de biologia e ambiente

Escola das ciências agrárias e veterinárias (ECAV) – Departamento de ciências veterinárias

ORADORES

“Soluções antimicrobianas resultantes da valorização de recursos naturais: Fontes, Eficácia e Aplicação”

Nome: Maria Manuela Estevez Pintado
Afiliação: Escola Superior de Biotecnologia/Universidade Católica Portuguesa

Maria Manuela Estevez Pintado is currently Associate Professor of the College of Biotechnology of the Portuguese Catholic University (ESB-UCP), Associate Director of ESB UCP and the director of CBQF (Chemistry and Biotechnology Center – State Associate Laboratory), a ESB UCP research unit and Associate Laboratory.

“Compostos sintéticos versus naturais no combate aos microrganismos: o papel dos animais de laboratório”

Nome: Ana Isabel Rocha Faustino
Afiliação: Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Ana Faustino é Mestre em Medicina Veterinária pela UTAD e tem Doutoramento Europeu em Ciências Veterinárias – Ramo Clínica. Atualmente é Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina Veterinária da ULHT. O seu interesse de investigação centra-se na utilização de modelos animais de cancro.

“As resistências a antivíricos e a tríade one health: o exemplo do vírus influenza”

Nome: João Rodrigues Mesquita
Afiliação: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/Universidade do Porto

João Rodrigo Mesquita é docente do Ensino Superior desde 2006, sendo atualmente Professor Auxiliar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto (UP), e investigador da Epidemiology Research Unit do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

“Conservantes naturais para aplicação na indústria alimentar”

Nome: Isabel Cristina Fernandes Rodrigues Ferreira
Afiliação: Escola Superior Agrária/Instituto Politécnico de Bragança

Isabel Cristina Fernandes Rodrigues Ferreira é Diretora do Centro de Investigação de Montanha, Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico de Bragança e Pró-presidente do mesmo Instituto para a área de Investigação e Inovação. Possui Agregação, Doutoramento e Mestrado na área da Química e Licenciatura em Bioquímica. Coordena o Conselho Científico de Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT- Portugal) e integra o Conselho Consultivo da Fundação de Ciência – Flanders (FWO- Bélgica). Integra a Comissão de Peritos de acompanhamento dos Programas Quadro Europeus H2020 e Horizonte Europa.

DURAÇÃO/HORÁRIO

3 horas, inícia às 14:30h e termina às 17:30h.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Auditório de Geociências.

NOTA: Inscrições até ao dia 18 de novembro de 2019.

<<Inscrições on Line>>

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Novembro 20