• Este evento já decorreu.

IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise Qualitativa

Maio 24 @ 0:00 - Maio 25 @ 0:00

imagem 1

PRESENTAÇÃO

O programa IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), desenvolvido por Pierre Ratinaud (2009), é um programa informático disponibilizado gratuitamente, que está ancorado no software R e permite análises estatísticas sobre corpus textuais ou qualquer material composto por palavras.
O IRAMUTEQ funciona a partir de textos inseridos no software Libre. Este software é o equivalente gratuito do pacote Microsoft Office. Dois softwares deste pacote Open Office são importantes para trabalhar dados textuais a partir do IRAMUTEQ: o OpenOffice.org Writer, que cria arquivos de texto tipo “.odt”; e o OpenOffice.org Calc que cria arquivos tipo planilha “.ods”. O primeiro é usado para digitar os textos a analisar e ler relatórios e resultados, e o segundo para entrar os dados sob a forma de matrizes de associação de palavras e também para ler, e exportar resultados. Além do Libre, atualmente é possível fazer as análises no IRAMUTEQ utilizando ficheiros elaborados e guardados no bloco de notas ou no Word do Office.
Este programa é de fácil utilização e interessante para todos quantos investigam com metodologia qualitativa/quantitativa de análise textual, seja análise de entrevistas, de artigos, de notícias, de discursos ou qualquer outro tipo de material convertido em texto. É de utilização fácil e tem a enorme vantagem de ser gratuitamente disponibilizado.

Desenvolver competência de utilização da ferramenta metodológica IRAMUTEQ, que permite análise textual através de suporte informático

Estudantes de mestrado

Estudantes de doutoramento

Docentes e investigadores

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professora Doutora Maria Cristina Quintas Antunes

COMISSÃO ORGANIZADORA

Professora Doutora Maria Cristina Quintas Antunes

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

CARGA HORÁRIA

36 horas (Totais)

12 horas de contacto

1 ECTS

NUMERUS CLAUSUS

Nº mínimo: 15

Nº máximo: 20

DATA/HORÁRIO

Sexta-feira, 14.00H – 18:00H (24 de maio)
Sábado, 9:00 – 13.00H e 14.30H – 18.30H (25 de maio)

FORMADORA

Doutora Ana Carolina Braz (Pós-Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto).

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

– Apresentação
– Contextualização
– O que é? – Para que serve? – Tipos de análises – Conceitos importantes
– Demonstração
– Preparação do banco de dados
– Análises: Como fazer? Como interpretar? Como reportar?
Trabalhando com o Corpus Textual:
– Análises Estatísticas
– Análise de Especificidades e AFC
– Classificação Hierárquica Descendente – Método de Reinert
– Análise de Similitude
– Nuvem de Palavras
Trabalhando com Matrizes:
– Análises de Frequência
– Análise de Frequências Múltiplas
– Análise de Similitude
– Análise Prototípica

Dia 24 de maio no edifício de Desporto, sala D1.03

Dia 25 de maio (sábado) no edifício Blocos laboratoriais, na sala C1.01

<<Inscrições Encerradas, nº maximo atingido>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega do seguinte documento:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega do documento acima mencionado.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Maio 24 @ 0:00
Fim: