Geologia e Geodiversidade no Distrito de Vila Real

Abril 17 @ 0:00 - Junho 5 @ 0:00

Baner vila real

O Distrito de Vila Real é atravessado por uma das maiores falhas geológica do país- a Falha de Vila Real ou Penacova-Régua-Verin. A geodiversidade é grande, variando muito no caso das rochas ígneas plutónicas ácidas, desde granitos biotíticos, de duas micas, moscovíticos, aplitos e pegmatitos, pórfiros riolíticos e lamprófiros. Nas rochas metamórficas encontram-se xistos diversos, quartzitos, corneanas, mármores, gneisses, metavulcanitos, metagrauvaques, etc. Também nas rochas sedimentares podemos encontrar rochas de natureza diferente, terraços fluviais, arcoses, conglomerados, arenitos, argilas, calcários, etc. Nestas litologias podem observar-se diversas estruturas geológicas: estratificação, foliação, xistosidade, crenulações, lineações, dobras, falhas, cisalhamentos, carreamentos, etc. que condicionam muito particularmente a geomorfologia da Região Demarcada do Douro.

Assim, em percursos de campo selecionados, percorre-se grande parte da região observando in situ toda esta geodiversidade. É importante sensibilizar os docentes para a importância do trabalho de campo numa perspetiva de ensino integrado da Ciência, decorrente do estudo da interação de processos físicos e químicos, e prepará-los para orientarem com segurança e eficácia uma aula de campo. Igualmente importante é aprender a fazer a recolha de amostras, visando o posterior estudo na sala de aula e ou laboratório.

Recolher amostras de rochas e minerais para coleções pessoais e de escolas;

Relacionar a paisagem com a geologia da região a visitar;

Entender como a geomorfologia é uma marca direta da geologia;

Relacionar o traçado dos rios Douro, Tâmega e Corgo e seus afluentes com a geologia;

Identificar estruturas geológicas importantes, sobretudo as responsáveis do Marão e do Alvão, Depressões de Vila Real, Telões, Chaves, Pedras Salgadas, águas minerais diversas, jazigos de ouro e prata.

Para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420 e 520.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420 e 520.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Prof. Maria Elisa Preto Gomes

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO

3h – Realização de seminários, com apresentação dos temas teóricos

(2x8h ) – Visita de estudo com sessões teórico-práticas com apresentação de  conceitos e observação de rochas e estruturas tectónicas.

3h – Avaliação final e apresentação oral dos trabalhos individuais dos formandos “A minha visita preferida”.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada sob a forma de poster e apresentação oral de um trabalho individual formandos “A minha visita preferida”, com classificação ente 0 e 10 valores

Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.

CARGA HORÁRIA

Registo de acreditação da ação CCPFC/ACC-105727/19

FORMADORES

Ao-Alcino Oliveira, Ap-Alvaro Pereira, Ar- Anabela Reis, Ck-Carlos Coke, Eg- Elisa Gomes, Jb- João Baptista, Ls-Luís Sousa, Nv- Nuno Vaz, Rt-Rui Teixeira

CONTEÚDOS DA AÇÃO

Conceitos básicos de estratigrafia e tempo geológico;

A Constituição da litosfera e a Tectónica de Placas

Estrutura, textura e mineralogia das várias rochas ígneas, sedimentares e metamórficas;

Conceitos de orogenia e ciclo de Wilson, associados à Orogenia Varisca

Recursos geológicos na região de Vila Real, passado presente e futuro

Património geológico e geodiversidade no norte/centro de Portugal;

Visitas de campo aos seguintes locais:

Minas romanas de Tresminas , antigas minas de Jales e Associação A´ouro

Antigas minas de ferro do Marão e Serra do Marão

Região Demarcada do Douro

Região de Armamar

Realizar atividades práticas concretas, que sensibilizem, motivem e envolvam professores e alunos, permitindo a utilização de materiais recolhidos durante o curso, numa aprendizagem pela experimentação, de uma forma lúdico-didática. Pequenas experiências.

<Ver>>

cronograma 2

<<Inscrições on Line>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Abril 17 @ 0:00
Fim: