Geologia e Geodiversidade em Trás‐os‐Montes e Alto Douro

Abril 17 @ 0:00 - Junho 5 @ 0:00

Baner

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro é por excelência o melhor mosaico geológico do país, podendo aqui encontrarem-se rochas de crusta continental, crusta oceânica e manto! A geodiversidade é grande, e no caso das rochas ígneas plutónicas varia de ácidas a ultrabásicas. Nas rochas metamórficas encontram-se xistos diversos, quartzitos, corneanas, mármores, gnaisses, migmatitos, metavulcanitos, anfibolitos, granulitos, serpentinitos, etc. Também nas rochas sedimentares podemos encontrar rochas de natureza diferente, desde terraços fluviais, cascalheiras, arcoses, conglomerados, arenitos, argilas, calcários, etc. Nestas litologias podem observar-se diversas estruturas geológicas: estratificação, foliação, xistosidade, crenulações, lineações, dobras, falhas, cisalhamentos, carreamentos, etc.

Assim, em percursos de campo selecionados, percorre-se grande parte da região observando in situ toda esta geodiversidade. Pretende-se, assim, sensibilizar os docentes para a importância do trabalho de campo e numa perspetiva de ensino integrado da Ciência, decorrente do estudo da interação de processos físicos e químicos, prepará-los para orientarem com segurança e eficácia uma aula de campo. Igualmente importante é aprender a fazer a recolha e descrição de amostras, visando o posterior estudo na sala de aula e/ou laboratório.

Recolher amostras de rochas e minerais para coleções pessoais e de escolas;

Usar a bússola de geólogo para orientação de cartas e medição de atitudes de planos e linhas;

Relacionar a paisagem com a geologia da região a visitar;

Entender como a geomorfologia é uma marca direta da geologia;

Relacionar o traçado do rio Douro e seus afluentes com a geologia;

Compreender a diversidade de recursos geológicos existentes em Trás-os-Montes;

Identificar estruturas geológicas importantes, sobretudo as responsáveis pelas serras do Marão-Alvão, Bornes- Nogueira, Penedo Durão, Arribas do Douro, Monte de Morais, Depressões de Chaves e da Vilariça.

Para os efeitos previstos no n° 1 do artigo 8°, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420 e 520.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420 e 520.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Prof. Maria Elisa Preto Gomes

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO

8h – Realização de 3 seminários, com apresentação dos temas teóricos.

40h (5x8h) – Visitas de estudo com sessões teórico-práticas com apresentação de  conceitos e observação de rochas e estruturas tectónicas.

2h – Avaliação final e apresentação oral dos trabalhos individuais dos formandos “A minha visita preferida”.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada sob a forma escrita e apresentação oral de um trabalho individual dos formandos “A minha visita preferida”, com classificação ente 0 e 10 valores

Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.

CARGA HORÁRIA

Registo de acreditação da ação CCPFC/ACC-101747/18

FORMADORES

Ao-Alcino Oliveira, Ap-Alvaro Pereira, Ar- Anabela Reis, Ck-Carlos Coke, Eg- Elisa Gomes, Jb- João Baptista, Ls-Luís Sousa, Nv- Nuno Vaz, Rt-Rui Teixeira

Professores convidados Carlos Coke e Diamantino Pereira

CONTEÚDOS DA AÇÃO

Conceitos básicos de estratigrafia e tempo geológico;

A Constituição da litosfera e a Tectónica de Placas;

Estrutura, textura e mineralogia das várias rochas ígneas, sedimentares e metamórficas;

Conceitos de orogenia e ciclo de Wilson, associados à Orogenia Varisca;

Recursos geológicos na região de TMAD, passado presente e futuro;

Património geológico e geodiversidade na região de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Visitas de campo a diversos Locais de Interesse Geológico, Geomorfológico ou Mineiro

130€ (oferta de transporte e livro guia nas saídas de campo)

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Abril 17 @ 0:00
Fim: