• Este evento já decorreu.

Curso Preparatório de Português (maiores de 23 anos) 2019/2020

Outubro 21 @ 10:28

​​Este curso surge como uma medida de apoio a candidatos que pretendam frequentar um curso superior na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ao abrigo do Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 Anos, permitindo que estes construam um sólido conjunto de conhecimentos na área da Língua Portuguesa. Este curso também poderá ser frequentado por outros alunos que pretendam desenvolver competências orais e escritas no domínio da Língua Portuguesa.

NOTA: A frequência deste curso é facultativa, no entanto, os formandos que sejam aprovados no curso obtêm equivalência à aprovação na Prova de Maiores de 23 da respetiva área.

Aprofundar as competências linguísticas e comunicativas em Língua Portuguesa:

Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas.
Utilizar uma expressão oral correta, fluente e adequada a diversas situações de comunicação.
Interpretar textos escritos de complexidade crescente e de diferentes tipos textuais.
Produzir textos de complexidade crescente e de diferentes géneros, com diversas finalidades e em diferentes situações de comunicação.
Desenvolver a consciência linguística e metalinguística, mobilizando-a para melhores desempenhos no uso da língua.
Desenvolver o espírito crítico, no contacto com textos orais e escritos e outras manifestações culturais.

Público alvo:

– Candidatos à realização da prova de Português especialmente adequada a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores da UTAD dos Maiores de 23 Anos.
– Candidatos que pretendam desenvolver competências orais e escritas no domínio da Língua Portuguesa.

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Prof. Susana de Fátima Póvoa Alves Fontes

CRONOGRAMA PREVISTO

Duração do curso: 23 semanas.
Horário pós-laboral: 4 horas sábado (9:00h-13:00h).
Data de início: 19 de outubro.
Data de término: 04 de abril.
Períodos de interregno: Natal (24 de dezembro a 5 de janeiro).

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Classes de palavras
  2. Lexicologia

2.1 Campo lexical e campo semântico

2.2 Processos de formação de palavras

1. Sintaxe

3.1 Estrutura frásica

3.2 Frase simples. Frase organizada por coordenação e frase organizada por subordinação

1. Semântica

4.1 Relações semânticas entre palavras: hierarquia, parte-todo, semelhança/oposição

• Relações semânticas entre frases

4.3 Valores semânticos configuráveis no âmbito da estrutura informativa: tempo, modo e aspeto verbais

1. Discurso, pragmática e linguística textual

5.1 Texto e textualidade: Coerência e coesão textuais

5.2 Tipologia textual e géneros discursivos

5.2 Dêixis: pessoal, temporal e espacial

1. Representação gráfica

6.1 Pontuação e sinais auxiliares de escrita

6.2 Convenções e regras para a representação gráfica

6.3 Relações entre palavras escritas e entre grafia e fonia

AVALIAÇÃO

A avaliação dos conhecimentos teórico-práticos será efetuada através da realização de três testes, visando avaliar as componentes oral e escrita.

UTAD, local a definir em detalhe.

NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 20
Minimo –10
Máximo –20

260€

130€ com possibilidade de pagamento em duas tranches (1ª até final de outubro; 2ª até final de janeiro).

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

. Decisão sobre funcionamento dos cursos e alunos selecionados: 11 de outubro de 2018;
. Aulas: início a 19 de outubro de 2019 e término a 04 de abril de 2020, num regime de 4 horas, com funcionamento ao sábado, das 9h às 13h

Nota: Em caso de desistência do próprio participante não há lugar a reembolso.

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Envio da digitalização do comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail –  abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Outubro 21