• Este evento já decorreu.

Curso preparatório de Matemática (maiores de 23 anos)

20 Novembro, 2018 @ 22:07

banner 1

Este curso pretende transmitir conhecimentos e competências na área da Matemática a candidatos que pretendam frequentar um curso superior na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ao abrigo do Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos.

Adicionalmente, na medida em que confere um nivelamento de conhecimentos na área da Matemática, este curso pode servir como preparação de alunos que pretendam ingressar no ensino superior em regime normal e no concurso nacional de acesso, num 1º ciclo de estudos que exija a prova específica de Matemática, podendo assim funcionar como ano zero.

NOTA: A frequência deste curso é facultativa, no entanto, os formandos que sejam aprovados no curso obtêm equivalência à aprovação na Prova de Maiores de 23 da respetiva área.

Os objetivos gerais deste curso foram formulados tendo em consideração os seguintes domínios:

A – CONHECIMENTOS
A1 – Desenvolver conhecimentos de geometria no plano e no espaço.
A2 – Desenvolver o conceito de número e técnicas de cálculo.
A3 – Iniciar o estudo de Análise Infinitesimal.
A4 – Fortalecer e expandir o conhecimento de Probabilidades e Estatística.

B – CAPACIDADES
B1 – Desenvolver capacidades de pensamento lógico e de comunicação matemática.
B2 – Desenvolver a capacidade de usar matemática na interpretação e intervenção na vida quotidiana.
B3 – Desenvolver os conceitos necessários para a aquisição e aplicação de técnicas matemáticas.
B4 – Desenvolver atitudes positivas em relação à matemática.

Público alvo:

– Candidatos à realização das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores da UTAD dos Maiores de 23 Anos.

Pré-requisitos:

As condições de acesso ao Curso são as estipuladas pelo Regulamento do Curso.

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Sandra Isabel Ventura Ricardo e Eva Virgínia Araújo Morais

CRONOGRAMA PREVISTO

Duração do curso: 23 semanas.
Horário pós-laboral: 4 horas sábado (9:00h-13:00h).
Data de início: 20 de outubro.
Data de término: 6 de abril.
Períodos de interregno: Natal (24 de dezembro a 5 de janeiro).

UTAD, Pólo I da ECT  (Engenharias) E1.16

NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 20
Minimo –10
Máximo –20

260€

130€ com possibilidade de pagamento em duas tranches (1ª até final de outubro; 2ª até final de janeiro).

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

. Decisão sobre funcionamento dos cursos e alunos selecionados: 12 de outubro de 2018;
. Aulas: início a 20 de outubro de 2018 e término a 06 de abril de 2019, num regime de 4 horas, com funcionamento ao sábado, das 9h às 13h

Nota: Em caso de desistência do próprio participante não há lugar a reembolso.

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
20 Novembro, 2018