• Este evento já decorreu.

Curso preparatório de Geologia (maiores de 23 anos)

20 Novembro, 2018 @ 22:07

​​Este curso surge como uma medida de apoio a candidatos que pretendam frequentar um curso superior na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ao abrigo do Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 Anos, permitindo que estes construam um sólido conjunto de conhecimentos em diversas áreas da Geologia. Este curso também poderá ser frequentado por alunos que pretendam, através do Concurso Nacional de Acesso, ingressar num curso de 1º ciclo que exija a prova específica de Biologia e Geologia, funcionando como ano zero, em articulação com o curso preparatório que será oferecido na área da Biologia.

NOTA: A frequência deste curso é facultativa, no entanto, os formandos que sejam aprovados no curso obtêm equivalência à aprovação na Prova de Maiores de 23 da respetiva área.

O presente curso pretende desenvolver conhecimentos e competências na área da Geologia, especialmente nos seguintes domínios:

– aquisição, compreensão e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias, isto é, do saber ciência;
– desenvolvimento de destrezas cognitivas em associação com o incremento do trabalho prático, ou seja, no domínio do saber fazer;
– adoção de atitudes e de valores relacionados com a consciencialização pessoal e social e de decisões fundamentadas, visando uma educação para a cidadania.

Público alvo:

– Candidatos à realização das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores da UTAD dos Maiores de 23 Anos.

– Candidatos que pretendam ingressar no ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso e que necessitem de se preparar para a realização da prova específica de Biologia e Geologia.

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Rui José dos Santos Teixeira

CRONOGRAMA PREVISTO

Duração do curso: 23 semanas.
Horário pós-laboral: 4 horas sábado (9:00h-13:00h).
Data de início: 20 de outubro.
Data de término: 6 de abril.
Períodos de interregno: Natal (24 de dezembro a 5 de janeiro).

UTAD, Pólo I da ECT  (Engenharias), Sala E2.15

NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 20
Minimo –10
Máximo –20

260€

130€ com possibilidade de pagamento em duas tranches (1ª até final de outubro; 2ª até final de janeiro).

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

. Decisão sobre funcionamento dos cursos e alunos selecionados: 12 de outubro de 2018;
. Aulas: início a 20 de outubro de 2018 e término a 06 de abril de 2019, num regime de 4 horas, com funcionamento ao sábado, das 9h às 13h

Nota: Em caso de desistência do próprio participante não há lugar a reembolso.

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
20 Novembro, 2018