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Curso Preparatório de Geologia (maiores de 23 anos) 2019/2020

Outubro 21 @ 10:27

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APRESENTAÇÃO

​​Este curso surge como uma medida de apoio a candidatos que pretendam frequentar um curso superior na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ao abrigo do Concurso Especial de Acesso para Maiores de 23 Anos, permitindo que estes construam um sólido conjunto de conhecimentos em diversas áreas da Geologia. Este curso também poderá ser frequentado por alunos que pretendam, através do Concurso Nacional de Acesso, ingressar num curso de 1º ciclo que exija a prova específica de Biologia e Geologia, funcionando como ano zero, em articulação com o curso preparatório que será oferecido na área da Biologia.

NOTA: A frequência deste curso é facultativa, no entanto, os formandos que sejam aprovados no curso obtêm equivalência à aprovação na Prova de Maiores de 23 da respetiva área.

 

OBJETIVOS

O presente curso pretende desenvolver conhecimentos e competências na área da Geologia, especialmente nos seguintes domínios:

– aquisição, compreensão e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias, isto é, do saber ciência;
– desenvolvimento de destrezas cognitivas em associação com o incremento do trabalho prático, ou seja, no domínio do saber fazer;
– adoção de atitudes e de valores relacionados com a consciencialização pessoal e social e de decisões fundamentadas, visando uma educação para a cidadania.

 

DESTINATÁRIOS

Público alvo:

– Candidatos à realização das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores da UTAD dos Maiores de 23 Anos.

– Candidatos que pretendam ingressar no ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso e que necessitem de se preparar para a realização da prova específica de Biologia e Geologia.

 

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Prof. Rui José dos Santos Teixeira

 

CRONOGRAMA PREVISTO

Duração do curso: 23 semanas.
Horário pós-laboral: 4 horas sábado (9:00h-13:00h).
Data de início: 19 de outubro.
Data de término:04 de abril.
Períodos de interregno: Natal (24 de dezembro a 5 de janeiro).

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Unidade 1 – A geologia, os geólogos e os seus métodos (4 aulas)

– Reforçar conceitos considerados estruturantes no conhecimento geológico.

– Caracterizar a Geologia através da identificação dos métodos de investigação próprios e dos seus princípios básicos de raciocínio.

– Reconhecer a importância das controvérsias e mudanças conceptuais na construção do conhecimento geológico, na perspetiva de que a Ciência não deve ser encarada como um acumular gradual e linear de conhecimentos.

Unidade 2 – A Terra, um planeta muito especial (5 aulas)

– Reconhecer que a Terra, um planeta entre muitos outros, faz parte de um Sistema Solar em evolução.

– Compreender a importância do estudo de outros corpos planetários para o melhor conhecimento do nosso planeta e vice-versa.

– Avaliar potenciais ameaças para o futuro da Terra.

– Reconhecer a necessidade de uma melhoria da gestão ambiental e de um desenvolvimento sustentável.

– Identificar alguns dos fatores de risco geológico no nosso país, valorizando as causas naturais e a influência das atividades humanas.

Unidade 3 – Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera (4 aulas)

– Reconhecer as principais causas que estão na origem das erupções vulcânicas e dos tremores de terra.

– Enquadrar os fenómenos vulcânicos e sísmicos na teoria da tectónica de placas.

– Avaliar os riscos associados às erupções vulcânicas e aos tremores de terra.

– Localizar, no globo, as regiões de maior atividade vulcânica e sísmica.

– Compreender a necessidade de cumprir as normas gerais de segurança para minimizar os efeitos da atividade interna da Terra.

– Relacionar dados da Planetologia e da Geofísica para a definição de modelos para a estrutura interna da Terra.

– Conhecer modelos da estrutura interna da Terra, baseados em critérios composicionais e em critérios reológicos.

Unidade 4 – A Geologia, problemas e materiais do quotidiano (10 aulas)

– Compreender a génese dos principais tipos de rochas (sedimentares, magmáticas e metamórficas).

– Classificar as rochas com base em critérios genéticos e texturais.

– Identificar a importância dos fósseis na datação das formações rochosas que os contêm.

– Aplicar princípios estratigráficos na resolução de exercícios concretos.

– Identificar recursos geológicos e respetiva aplicabilidade numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

– Desenvolver atitudes de valorização do património geológico (memória da Terra).

  • Corpo Docente / Formadores (Indicar nº CAP Formador – FORMAÇÃO PROFISSIONAL)

Docente do Departamento de Geologia

  • Conteúdos Programáticos

Unidade 1 – A geologia, os geólogos e os seus métodos

1.1. A Terra e os seus subsistemas em interação.

1.1.1. Definição e classificação de sistemas.

1.1.2. Subsistemas terrestres (geosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera).

1.1.3. Interação de subsistemas.

1.2. As rochas, arquivos que relatam a História da Terra.

1.2.1. Rochas sedimentares.

1.2.2. Rochas magmáticas e metamórficas.

1.2.3. Ciclo das rochas.

1.3. A medida do tempo e a idade da Terra.

1.3.1 Idade relativa e idade radiométrica.

1.3.2. Memória dos tempos geológicos.

1.4. A Terra, um planeta em mudança.

1.4.1. Princípios básicos do raciocínio geológico.

1.4.1.1. O presente é a chave do passado (atualismo geológico).

1.4.1.2 .Processos violentos e tranquilos (catastrofismo e uniformitarismo).

1.4.2. O mobilismo geológico. As placas tectónicas e os seus movimentos.

Unidade 2 – A Terra, um planeta muito especial

2.1. Formação do Sistema Solar.

2.1.1. Provável origem do Sol e dos planetas.

2.1.2. Planetas, asteróides e meteoritos.

2.1.3. A Terra – acreção e diferenciação.

2.2. A Terra e os planetas telúricos.

2.2.1. Manifestações da atividade geológica.

2.2.2. Sistema Terra-Lua, um exemplo paradigmático.

2.3. A Terra, um planeta único a proteger.

2.3.1. A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos.

2.3.2. Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres.

2.3.2.1. Impactos na geosfera.

2.3.2.2. Proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

Unidade 3 – Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera

3.1. Métodos para o estudo do interior da geosfera.

3.2. Vulcanologia.

3.2.1. Conceitos básicos.

3.2.2. Vulcões e tectónica de placas.

3.2.3. Minimização de riscos vulcânicos – previsão e prevenção.

3.3. Sismologia.

3.3.1. Conceitos básicos.

3.3.2. Sismos e tectónica de placas.

3.3.3. Minimização de riscos sísmicos – previsão e prevenção.

3.3.4. Ondas sísmicas e descontinuidades internas.

3.4. Estrutura interna da geosfera.

3.4.1. Modelo segundo a composição química (crosta, manto e núcleo).

3.4.2. Modelo segundo as propriedades físicas (litosfera, astenosfera, mesosfera e núcleo).

3.4.3. Análise conjunta dos modelos anteriores.

Unidade 4 – A Geologia, problemas e materiais do quotidiano

4.1. Ocupação antrópica e problemas de ordenamento.

4.1.1. Bacias hidrográficas (Análise de uma situação-problema).

4.1.2. Zonas costeiras (Análise de uma situação-problema).

4.1.3. Zonas de vertente (Análise de uma situação-problema).

4.2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres.

4.2.1. Minerais formadores de rochas. Composição e estrutura interna. Propriedades físicas. Os silicatos: Olivina, Granada, Piroxenas, Anfíbolas, Feldspatos, Micas, Quartzo. Minerais de argila e outros minerais. Importância dos minerais na sociedade.

4.2.2. Principais etapas de formação das rochas sedimentares. Rochas sedimentares. As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra.

4.2.3. Magmatismo. Rochas magmáticas.

4.2.4. Deformação frágil e dúctil. Falhas e dobras.

4.2.5. Metamorfismo. Agentes de metamorfismo. Rochas metamórficas.

4.3. Exploração sustentada de recursos geológicos.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos conhecimentos teórico-práticos será efetuada através da realização de três testes escritos, relacionados com os seguintes conteúdos programáticos: a) Unidade 1 e 2; b) Unidade 3; c) Unidade 4. Além disso, o aluno terá de elaborar uma monografia e um trabalho de pesquisa (em grupo). Todos os trabalhos têm de ser apresentados e discutidos na turma.

A classificação final (CF) é calculada através da fórmula:

CF = 1/5 classificação do teste escrito 1 + 1/5 classificação do teste escrito 2 + 1/5 classificação do teste escrito 3 + 1/5 classificação da monografia + 1/5 classificação do trabalho de pesquisa (em grupo)

A classificação final não pode ser inferior a 9,5 valores.

 

CARTAZ

<<Ver>>

 

LOCAL

UTAD, Pólo I da ECT  (Engenharias), Sala E2.15 

 

NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 20
Minimo –10
Máximo –20

 

EMOLUMENTO

260€ 

130€ com possibilidade de pagamento em duas tranches (1ª até final de outubro; 2ª até final de janeiro).

 

INSCRIÇÕES

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

. Decisão sobre funcionamento dos cursos e alunos selecionados: 12 de outubro de 2018;
. Aulas: início a 19 de outubro de 2019 e término a 04 de abril de 2020, num regime de 4 horas, com funcionamento ao sábado, das 9h às 13h

Nota: Em caso de desistência do próprio participante não há lugar a reembolso.

 

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

O pagamento pode ser efetuado por:

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

Detalhes

Data:
Outubro 21
Hora:
10:27
Categoria de Evento: