• Este evento já decorreu.

Curso Preparatório de Economia (maiores de 23 anos) 2019/2020

Outubro 10 @ 15:50

banner 1

Este curso visa proporcionar o conhecimento de conceitos básicos da Ciência Económica, de modo a promover a compreensão da realidade económica.
A apreensão daqueles conceitos permitirá a preparação para a Prova específica de Economia especialmente adequada para avaliar a capacidade para a frequência de alguns cursos superiores (1º ciclo) na Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro dos Maiores de 23 Anos. (O regulamento relativo àquelas provas é o Regulamento n.º 113/2015 publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 50, a 12 de março de 2015).

NOTA: A frequência deste curso é facultativa, no entanto, os formandos que sejam aprovados no curso obtêm equivalência à aprovação na Prova de Maiores de 23 da respetiva área.

O presente curso pretende que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos na área da Economia, de modo que tenham competências para:
a) usar os conceitos económicos para compreender aspetos relevantes da organização económica das sociedades;
b) utilizar e descodificar corretamente a terminologia económica, muito utilizada atualmente, em especial nos meios de comunicação social; e
c) mobilizar os conceitos económicos fundamentais para interpretar a realidade económica portuguesa, no contexto atual da União Europeia (EU) e da União Económica e Monetária (UEM).
O estudo da Economia permite um melhor conhecimento e compreensão das sociedades contemporâneas, cada vez mais globais e em mudança acelerada, pelo que contribui para a formação dos cidadãos, educando para a cidadania, para a mudança e para o desenvolvimento.

Público alvo:

Todos os que pretendam frequentar um curso com conceitos básicos da Ciência Económica e que tenham a intenção de se candidatar à prova específica de Economia, especialmente adequada a avaliar a capacidade para a frequência de alguns cursos superiores na Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro dos maiores de 23 anos.

Pré-requisitos :

Os pré-requisitos devem respeitar o Artigo 1.º do Regulamento das Provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência de cursos superiores na Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro dos maiores de 23 anos. (Regulamento n.º 113/2015 publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 50, a 12 de março de 2015). Ou seja, “a) Tenham completado 23 anos de idade até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas; b) Não sejam titulares de habilitação de acesso ao ensino superior para o curso pretendido (não tenham realizado e obtido aprovação nas provas de ingresso previstas para o curso superior em que pretendam ingressar).”

RESPONSÁVEL/COORDENADOR CIENTÍFICO DO CURSO

Prof. Patrícia Sofia Figueiredo Martins

CRONOGRAMA PREVISTO

Duração do curso: 23 semanas.
Horário pós-laboral: 4 horas sábado (9:00h-13:00h).
Data de início: 19 de outubro.
Data de término: 04 de abril.
Períodos de interregno: Natal (24 de dezembro a 5 de janeiro).

UTAD, local a definir em detalhe.

NUMERUS CLAUSUS
Vagas Previstas – 20
Minimo –10
Máximo –20

260€

130€ com possibilidade de pagamento em duas tranches (1ª até final de outubro; 2ª até final de janeiro).

<<INSCRIÇÕES ON LINE>>

. Decisão sobre funcionamento dos cursos e alunos selecionados: 12 de outubro de 2018;
. Aulas: início a 19 de outubro de 2019 e término a 04 de abril de 2020, num regime de 4 horas, com funcionamento ao sábado, das 9h às 13h

Nota: Em caso de desistência do próprio participante não há lugar a reembolso.

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Envio da digitalização do comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail –  abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Outubro 10