• Este evento já decorreu.

Curso de iniciação ao Autodesk Revit para projeto de arquitetura e arquitetura paisagista

Junho 3 @ 11:04

banner revit

PRESENTAÇÃO

O Autodesk Revit é um software BIM (Building Information Model) cuja popularidade e utilização  tem vindo a crescer ao longo dos anos. Dada a possibilidade que este software oferece em conjugar diferentes especialidades profissionais, todas as etapas do ciclo de vida da construção, simular a construção para detetar e corrigir determinadas características e o facto de minimizar determinadas tarefas de projeto exaustivas das quais são exemplo os pormenores construtivos, mapas de quantidades e o desenho do mesmo objeto nas suas diferentes projeções e folhas de projeto, promove a que o mercado de trabalho procure por profissionais capazes de operarem este software.

• Introduzir alunos, ex-alunos e profissionais no sistema BIM.
  • Promover a inovação na área da construção através da atualização de conhecimentos e da modernização das ferramentas informáticas.
  • Dotar os alunos e ex-alunos da UTAD de conhecimentos de vanguarda, de forma a poderem ser mais competitivos no mercado de trabalho.

Público Alvo

Alunos e ex-alunos da licenciatura e mestrado em arquitetura paisagista da UTAD.

Outros alunos e profissionais da área/área similar.

Pré-requisitos / condições de acesso

Conhecimentos básicos de CAD e de projeto de arquitetura e/ou arquitetura paisagista.

Computador portátil com Autodesk Revit instalado.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Prof. Bruno Martins

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Bruno Martins

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

CARGA HORÁRIA

84 horas (Totais)

35 horas de contacto

3 ECTS

NUMERUS CLAUSUS

Nº mínimo: 15

Nº máximo: 20

DATA/HORÁRIO

Todas as quintas-feiras, do dia 23 de maio a 25 de julho, das 18:00h às 21:00h.

CRONOGRAMA PREVISTO

23 mai 2019: Introdução ao BIM. Introdução à interface básica do Autodesk Revit. Criar e configurar um projeto Revit: unidades, informação do projeto, organização do projeto.

30 mai 2019: Introdução aos “levels” e ao “Site Plan”. Ferramentas para arquitetura: paredes, portas, janelas, aberturas, colunas, lajes, tetos, coberturas, coberturas ajardinadas, telhados, pavimentos, escadas, rampas, guardas, sistemas “curtain” e componentes/objetos BIM (entre os quais mobiliário e mobiliário urbano).

06 jun2019: Criação de pavimentos de arquitetura paisagista, contenções laterais (lancis, perfis, outras) e drenagem. Representação de pavimentos em planta (plano de pavimentos). Criação de corpos de água. Ferramenta In-Place Mass.

13 jun 2019: Introdução de vegetação no Autodesk Revit: “site component”, inserção de vegetação “em mancha”, planos de plantação de árvores, arbustos e sementeiras, cobertura do solo (materiais inertes), mapa de quantidades – revestimento vegetal.

20 jun 2019: Modelação de Terreno em Autodesk Revit: Criação e edição de “toposurfaces”, adicionar “labels” às curvas de nível, alterar a equidistância das curvas de nível, curvas de nível primárias e secundárias, importar uma “Toposurface” do Autocad, criação de plataforma para implantação de edifício (“Building Pad”), alterar material da “Toposurface”, “subregions”, superfície existente e superfície modelada e cálculo de volume de aterro e escavação.

27 Jun 2019: Introdução às “family”.

04 Jul 2019: Secções e alçados. Materiais. Render.

11 Jul 2019: Desenvolvimento de projeto final.

18 Jul 2019: Desenvolvimento de projeto final.

25 Jul 2019: Avaliação final.

• Serão 3:5h por sessão/dia, a decorrer das 18:00h às 21:30h.

UTAD – ECAV POLO II – AP, Sala.0.4

<<Inscrições Encerradas>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega do seguinte documento:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega do documento acima mencionado.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Junho 3