• Este evento já decorreu.

Curso de Apicultura (2021)

Março 12 @ 10:21

Apicultura 2021 1

O curso está organizado segundo a tipologia de aulas teórico-práticas mas, parte delas, são de índole predominantemente teórica, enquanto outras são de cariz mais prático. A componente teórica é exposta recorrendo a apresentações em powerpoint, a pequenos filmes e a equipamento apícola para melhor ilustrar os temas. Intercaladas com esta tipologia, e em conformidade com o calendário normal de atividades apícolas, são realizadas visitas periódicas ao apiário da UTAD. Nestas visitas são demonstradas e realizadas as técnicas necessárias ao maneio adequado de colónias de abelhas. Assim, os alunos têm oportunidade de ver como as abelhas obtêm os materiais e os processam para elaborar os produtos da colmeia e as técnicas que o apicultor usa para os recolher. O funcionamento de um laboratório apícola na UTAD, para prestação de serviços à comunidade, constitui uma oportunidade adicional para os alunos observarem exemplos de ocorrências patológicas e das metodologias de análise laboratorial. Os conteúdos deste curso são centrados nos conceitos básicos da biologia da Apis mellifera e no maneio das colónias para obtenção de mel e outros produtos apícolas, para que os alunos dominem um conjunto vasto de conhecimentos em apicultura como uma atividade economicamente rentável e sustentável. Em complemento, as tarefas experimentais realizadas no apiário e laboratório devem consolidar tais conhecimentos e, ainda, dotar os alunos de algum treino sobre técnicas e cuidados a ter em conta na atividade referida e em trabalhos de investigação que possam vir a desenvolver no futuro.
Com este curso pretende-se que o aluno adquira competências com uma visão estruturante sobre as várias temáticas em estudo, que sirvam de base a futuros aprofundamentos com maior cariz científico. A aquisição dos conhecimentos técnicos visados por este curso, os quais estão definidos nos objetivos é concretizada essencialmente com a participação ativa do aluno nas aulas e completada com a leitura da bibliografia recomendada e discussão de artigos científicos temáticos. Durante as horas de contacto tutorial é disponibilizado ao aluno a orientação necessária a um desenvolvimento mais pormenorizado dos temas que suscitem maior interesse por parte do mesmo.

Dotar o aluno dos conhecimentos fundamentais a biologia da abelha e as técnicas de maneio que lhe permitam instalar e manter de forma sustentável e saudável, um apiário de produção sob a influência das mais diversos condicionalismos ambientais.

Pessoas envolvidas na fileira do mel, designadamente produtores, grossistas, embaladores e de preferência técnicos apícolas. Interessados em iniciar a atividade em apicultura.

Pré-requisitos / condições de acesso

De preferência ter o 12º ano na área de ciências.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Prof. Paulo António Russo Almeida

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Paulo António Russo Almeida

Prof. Teresa Rangel de Figueiredo

Prof. Ângela Ferreira Martins

Prof. João Carlos Mateus

Tec. Carla Tomás

Tec. Idalina Abobeleira

Bolseiro José Luís Fernandes Teixeira

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Laboratório Apícola da UTAD (LabApisUTAD)

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

Frequência:

Têm prioridade os alunos que tenham obtido pelo menos o 12º ano na área de ciências biológicas.

Avaliação:

1) Requisitos de admissibilidade para a avaliação:

Só são admitidos a provas de avaliação os alunos que cumpram, cumulativamente os seguintes requisitos:

1. a) Tenham assistido a um mínimo de 75% das horas de contacto efetivamente lecionadas.
  2. b) Tenham informado o docente, até 24 horas antes da data das provas, da intenção de se submeter à avaliação.

CARGA HORÁRIA

7.2- Fatores determinantes da eficiência de polinização

7.3- Maneio de colónias para polinização

DATA/HORÁRIO

De 05 de março a 02 de julho de 2021, das 14h às 18h (Sextas-feiras).

Na UTAD:

Sala 1.14 CA

Laboratório 2.04 CA

Apiário da UTAD

NUMERUS CLAUSUS
N.º mínimo e N.º máximo: (10 a 18).

<<Inscrições on line>>

Nota: Só há 1 vaga (desistência de um inscrito).

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega do seguinte documento:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega do documento acima mencionado.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Março 12