Curso de análise estatística para as Ciências da Saúde com o SPSS

Outubro 18 @ 0:00 - Novembro 8 @ 0:00

2019 spss

Esta formação permite aos participantes adquirir conhecimentos teórico-práticos em técnicas estatísticas paramétricas e não paramétricas relacionadas com a investigação nas diversas áreas aplicadas, nomeadamente nas ciências da saúde, desde o reconhecimento das técnicas estatísticas adequadas à análise de dados até à correta interpretação dos resultados.

Mostrar a importância da estatística na análise dos dados. Apresentar um conjunto de técnicas que permitam a descrição, análise e sintetização da informação estatística recolhida para se proceder a uma correta interpretação dos dados. Adquirir competências com o software estatístico SPSS.

O curso destina-se a alunos de 1º, 2º e 3º Ciclo, docentes, investigadores e profissionais que necessitem, no decurso das suas atividades, metodologias estatísticas com o software SPSS.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

COMISSÃO ORGANIZADORA

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

CARGA HORÁRIA

NUMERUS CLAUSUS

Nº mínimo: 15

Nº máximo: 25

DATA/HORÁRIO

De 18 de outubro a 08 nov (sext e sábados), pós-laboral;

Das 18:00h às 21:00h e sábado das 09:00h às 13:00h

FORMADORA

PLANO DE ESTUDO

Objectivos e duração: Introdução ao software estatístico. Introdução à estatística  descritiva univariada e bivariada. Apresentação das técnicas estatísticas Inferenciais Paramétricas e não paramétricas e de algumas técnicas de planeamento experimental.

Conteúdos Programáticos

•  Iniciação ao SPSS: procedimentos de análise e menus: organização de bases de dados, introdução e leitura dos dados, construção, seleção e transformação de variáveis. Edição de gráficos e tabelas, apresentação e manipulação de dados. Organização e exportação de ficheiros dos resultados.
  • Estatística Descritiva univariada e bivariada: principais métodos de descrição numérica e gráfica. Classificação de variáveis, tabelas de frequências e tipos de gráficos. Análise de correlação, associação, entre duas variáveis. Regressão Linear simples. Gráficos de dispersão com reta de regressão.
  • Testes de Hipóteses Paramétricos e não paramétricos Testes para a média, testes para a comparação de duas médias populacionais para amostras independentes e amostras emparelhadas. Teste para a igualdade de variâncias. O teste à normalidade de distribuições. Teste de qui-quadrado para a independência. Teste de Wilcoxon para a mediana populacional. Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney. Teste de McNemar. O teste de Kruskal-Wallis. Análise de Variância Simples e fatorial. Testes de comparações múltiplas.

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

O processo de avaliação (0 – 20 val.) é responsabilidade do proponemte do curso;

– O curso é de frequência obrigatória, devendo o formando assistir a pelo menos 85% do total de horas de contacto;

– A avaliação privilegiará a participação ativa dos formandos;

– Para atribuição de certificado com 1 ECTS.

Utad, Polo II da ECT, Sala F2.18

<<Incrições on line>>

Data limite de inscrições, dia 02 de outubro de 2019

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega do seguinte documento:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega do documento acima mencionado.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Outubro 18 @ 0:00
Fim: