Biossegurança em laboratórios: Infraestruturas e Normalização

Novembro 6 @ 16:00 - 17:50

banner 1

Com este tema pretende-se sensibilizar e evidenciar o facto de as infraestruturas interferirem na biossegurança das Unidades Laboratoriais na medida em os respetivos layouts e outros requisitos estruturais devem impedir contaminações cruzadas e outros riscos associados; bem como facilitam a montagem de metodologias/protocolos de trabalho e mesmo promover a sistematização das boas práticas laboratoriais. Por outro lado, é pertinente sensibilizar para os processos de certificação/acreditação de laboratórios de análises e ensaios, uma vez que as Normas que os suportam orientam para os requisitos que dão suporte às condições infraestruturais referidas entre outras regras de diversa ordem.

– Estudantes da utad

– Técnicos e auxiliares de laboratório, Hospitais, clínicas

– Investigadores

– Docentes da UTAD e de outras instituições

– outros profissionais

– público em geral

• Capacitar para definição de Layouts e contornar Não Conformidades resultantes de Layouts que não sigam os requisitos legais e normativos;
  • Apoiar na interpretação das Normas no âmbito do trabalho laboratorial;
  • Evidenciar o cumprimento dos requisitos normativos como uma ferramenta de suporte no âmbito do trabalho laboratorial, nomeadamente para a biossegurança específica e global.

RESPONSÁVEIS

Comissão de Biossegurança da UTAD

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Ana Cláudia Correia Coelho;

Prof. José Carlos Marques Almeida;

Prof. João Soares Carrola;

Prof. Marco Paulo Duarte Naia;

Prof. Maria da Conceição Alves Rainho Soares Pereira;

Prof. Valdemar Pedrosa Carnide;

Drª Maria João de Carvalho Reis Carneiro.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Comissão de Biossegurança da UTAD

Duração de 1,5 horas, início às 16h00h. Intervalo de 5 minutos.

Palestrante: Drª Maria João de Carvalho Reis Carneiro

Tema: BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIOS: Infraestruturas e Normalização

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Complexo Laboratorial, sala C1.04.

<<Inscrições on Line>>

Inscrições limitadas ao dia 30 de outubro de 2019

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Novembro 6