Biossegurança em laboratórios – Boas práticas para reduzir risco biológico e químico

Novembro 20 @ 16:00

Tendo em conta que a maior parte das aulas práticas decorrem no espaço do laboratório é fundamental que os estudantes e técnicos tenham os conhecimentos gerais sobre as regras básicas de Biossegurança no Laboratório. Algumas aulas práticas não envolvem risco de Biossegurança (risco biológico) como sejam aulas práticas onde são ministrados conceitos teóricos ou até aulas de observação de preparações definitivas que da parte vegetal quer da parte animal.

Esse aspeto será ainda mais importante para os estudantes do primeiro ano que não estejam familiarizados com estas regras, ou garantir que conheçam bem ou relembrem estes conceitos.

No entanto, o risco químico predomina também em muitos laboratórios da UTAD e, é importante ter em conta esse tipo de risco, de maneira a minimizar o risco associado a problemas de saúde do utilizador do laboratório, estudantes, técnicos do laboratório e docentes.

– Estudantes da utad

– Técnicos e auxiliares de laboratório, Hospitais, clínicas

– Investigadores

– Docentes da UTAD e de outras instituições

– outros profissionais

– público em geral

O principal objetivo é dar a conhecer os conceitos gerais de Biossegurança em laboratório, associados ao risco biológico, tal como definido no Código de Boas Práticas de Biossegurança da UTAD, mas também ao risco químico pela sua relevância/prevalência na maior parte dos laboratórios da UTAD.

RESPONSÁVEIS

Comissão de Biossegurança da UTAD

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Ana Cláudia Correia Coelho;

Prof. José Carlos Marques Almeida;

Prof. João Soares Carrola;

Prof. Marco Paulo Duarte Naia;

Prof. Maria da Conceição Alves Rainho Soares Pereira;

Prof. Valdemar Pedrosa Carnide;

Drª Maria João de Carvalho Reis Carneiro.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Comissão de Biossegurança da UTAD

Duração de 1,5 horas, início às 16h00. Intervalo de 5 minutos

Palestrante: Prof. João Soares Carrola

Tema: Biossegurança em laboratórios

– Boas práticas para reduzir risco biológico e químico

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Complexo Laboratorial, sala C1.04.

<<Inscrições on Line>>

Inscrições limitadas ao dia 13 de novembro de 2019

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Novembro 20