• Este evento já decorreu.

Análise Qualitativa de Dados com o software NVivo (on line)

1 Dezembro, 2020 @ 9:25

nvivo 2

PRESENTAÇÃO

A investigação de natureza qualitativa tem vindo a ganhar cada vez mais importância junto da comunidade académica e científica, ao complementar os estudos quantitativos com informação imprescindível para a compreensão e produção de conhecimento científico. Aos investigadores atuais, exige-se que consigam lidar com o excesso de informação não estruturada, e que desses dados (entrevistas, questionários, artigos científicos, imagens, outros) consigam extrair informação útil e segmentada, de forma eficiente e segundo uma metodologia científica comprovada. Para auxiliar os investigadores neste e outros desafios característicos de uma investigação de natureza qualitativa, foram criadas ferramentas científicas, reconhecidas internacionalmente pela comunidade académica e científica como ferramentas de excelência para trabalhar dados qualitativos. Uma dessas ferramentas é o software NVivo. Este curso pretende habilitar os formandos a desenvolverem, de forma autónoma, um projeto de análise qualitativa de dados tendo em conta as boas práticas metodológicas e com o auxílio de uma ferramenta científica reconhecida mundialmente (NVivo).

Público-alvo

Este curso destina-se a todos os docentes, investigadores, estudantes de mestrado e de doutoramento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que desenvolvem investigação científica e que necessitam de trabalhar dados qualitativos.

RESPONSÁVEL CIENTÍFICO DO CURSO

Prof. Doutora Rita Gisela Martins de Azevedo.

FORMADOR

Prof. Luís Manuel da Silva Martins

Mestre em Controlo de Gestão. Consultor e Formador desde 2012, possuindo experiência em

softwares científicos de análise qualitativa e quantitativa de dados.

Formador certificado pela QSR International (desenvolvedores do software NVivo)

Assistente convidado na Universidade Católica Portuguesa (Set 2017 – presente) na unidade curricular de Métodos de Análise de Dados nos cursos de Mestrado em Enfermagem e na unidade curricular de Investigação em Enfermagem nos cursos da Licenciatura em Enfermagem.

Consultor nas áreas de métodos quantitativos e qualitativos de previsão de vendas, em análise qualitativa de dados direcionadas a várias áreas (marketing, saúde, estudos de mercado, previsão) e no apoio a estudantes e investigadores na elaboração dos seus trabalhos académicos (Teses de Doutoramento, Dissertações de Mestrado, papers).

NÚMERUS CLAUSUS

Vagas previstas

18

Sendo uma formação com uma componente prática muito elevada (70%), e de modo a garantir a qualidade da formação, considera-se como aceitável um número máximo de 18 formandos.

DURAÇÃO

18 horas

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

– Sem requisitos mínimos obrigatórios, sendo apenas necessário que cada formando tenha acesso a um computador pessoal ou de um laboratório com o software NVivo instalado (versão experimental ou definitiva).

– A formação não implica a aprovação curricular em nenhum dos módulos. Deste modo não será efectuada nenhuma modalidade de avaliação.

DATAS/Horário

Dia 30 nov, 1, 3 e 4 dezembro (4 dias, 4 horas por dia), o curso será realizado 2ª, 3ª e 5ª e 6ª feira da mesma semana.

Horário:

11h15 – 11h30 – Intervalo

12h30 – 14h00 – Almoço

15h15 – 15h30 – Intervalo

PLANO DE ESTUDOS/PROGRAMA

1. Introdução à análise qualitativa de dados e identificação dos principais desafios
  2. Introdução ao NVivo
  3. Criação de um projeto de natureza qualitativa com o NVivo
  4. Fontes de informação (tipos e formatos)
  5. Organização e segmentação dos dados
  6. Identificação e criação das categorias de análise
  7. Identificação e criação dos casos (unidades de observação)
  8. Processo de codificação
  9. Criação de classificações e respetivos atributos
  10. Consultas (texto; frequência de palavras; codificação e matriz de codificação)
  11. Visualizações e modelos gráficos (diagramas, análise de cluster, gráficos, mapas de árvore, matriz temática)
  12. Apresentação de um caso prático

Métodos pedagógicos a utilizar

Será utilizado o método expositivo com teorização, complementada com uma metodologia ativa, apelando à prática, ao desempenho e vivência de situações através da utilização de técnicas ativas, nomeadamente: troca de experiências, exercícios práticos, análise de estudos de caso e exploração de situações concretas na área da análise de dados qualitativos. Neste curso será utilizado também o método demonstrativo onde se irá aplicar o método dos 4 passos. Este método irá permitir ao formando conciliar os conhecimentos teóricos adquiridos com a aplicação prática dos mesmos.

ONLINE através da plataforma ZOOM.

<<Inscrições on line>>

Nota: Obrigatório uso computador portátil pessoal. Para a formação, será suficiente a instalação da versão experimental do software NVivo válida por 14 dias após a instalação da mesma.

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de certificado de habilitações (no mínimo licenciatura ou equivalente);
· Comprovativo de pagamento original da taxa de candidatura;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail – abelc@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Após a fase de candidaturas os candidatos seriados, serão contactados e deverão efetuar o pagamento no prazo definido para formalizar a matrícula.

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
1 Dezembro, 2020