7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde (on line)

Abril 22 @ 0:00 - Junho 1 @ 0:00

baner 2

Nas últimas décadas têm vindo a desenvolver-se um conceito de Saúde mais amplo, integrando a saúde comunitária e a saúde pública, procura-se fazer tomar consciência do que para além do sentimento de “bem estar”, de poder fazer a sua vida, de viver com prazer, existe uma outra realidade a que se deve dar atenção. Realidade que se relaciona com a forma de viver, ao nível do desenvolvimento de competências e estilos de vida que promovam comportamentos saudáveis.

Neste sentido o 7º- Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde visa contribuir para a reflexão sobre várias temáticas transversais por forma a criar boas condições ao desenvolvimento de uma cidadania organizada.

– alunos do ensino básico e secundário

– alunos da UTAD

– professores do ensino básico e secundário

– professores da UTAD e de outras instituições

– outros profissionais

– público em geral

– Discutir, numa perspetiva atual e critica temas de Educação para a Saúde

– Construir uma visão integradora e interdisciplinar da Educação para a Saúde

– Adotar estilos de vida saudáveis.

RESPONSÁVEL PELO SIMPÓSIO

Prof. Isilda Teixeira Rodrigues

COMISSÃO OIGANIZADORA

Prof. Isilda Teixeira Rodrigues e Prof. Ana Cláudia Coelho

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

PROGRAMA

• Educação para a Saúde na Escola – como agir com crianças portadoras de doenças crónicas – Isilda Rodrigues (UTAD) – 13 de abril (11:00h – 13:00h)
  • Educação Sexual na EscolaZélia Anastácio (Univ Minho) – 15 de abril (09:00h – 11:00h)
  • Bem estar animalNuno Franco (I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) – 22 de abril (09:00h – 11:00h)
  • Zoonoses Cláudia Coelho (UTAD) – 29 de abril (09:00h – 11:00h)
  • Morcegos, Covid-19 e SociedadeLuis Calafate e Ana Ferreira (Univ Porto) – 06 de maio (09:00h – 11:00h)
  • Etwinning: professores europeus numa comunidade em rede. Partilha de experiências: projeto Educating for a Blue GenerationLiliana Dias (Escola EBS Tomás de Borba); Anabela Santos – embaixadora eTwinning da Região Autónoma dos Açores; Hugo Mendonça; Sandra Rodrigues – 13 de maio (09:00h – 11:00h)
  • Proteção de crianças em riscoMarta Seixas e Carla Oliveira (Ministério Publico de Vila Real) – 18 de maio (11:00h – 13:00h)
  • Suporte Básico de VidaAntónio Correia (CHTMAD) – 25 de maio (11:00h – 13:00h)
  • Alimentação Saudável e Sustentável – o papel das frutas e hortícolasCarla Gonçalves (UTAD) – 27 de maio (09:00 – 11:00h)
  • Educação para a Saúde e novos desafiosJoana Torres (IESF) – 01 de junho (11:00h – 13:00h)

Nota: Os participantes para obterem um certificado final do plano “7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde” devem garantir uma presença pelo menos em 6 Seminários dos 10.

DURAÇÃO

20:00 horas (10 seminários).

Alunos da UTAD:  5€

Público em geral: 10€

DATA/LOCAL

13 de abril a 01 de junho de 2021

Reunião Zoom

O Link será enviado aos inscritos na véspera de evento.

<<Inscrições on Line>>

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Nota:POR FAVOR INDICAR O TITULAR DA CONTA BANCÁRIA (QUANDO NÃO FOR A PRÓPRIA OU O PRÓPRIO).

Abril 22 @ 0:00
Fim: