Valorização da lã de raças de ovinos autóctones: do velo ao fio Seminário teórico-prático

Setembro 16 @ 14:00 - 18:00

template atualizado

A produção de lã foi durante muitos anos, em algumas regiões de Portugal, uma das principais razões da exploração ovina, devido ao elevado valor económico deste produto. Esta situação foi alterada com o aparecimento das fibras sintéticas. De qualquer forma, sendo absolutamente necessário tosquiar anualmente os ovinos, a lã pode proporcionar um rendimento extra, se devidamente processada. Atualmente são reconhecidas em Portugal dezasseis raças ovinas dispersas por diferentes regiões geográficas e divididas em três grupos étnicos, que estão diretamente relacionados com o tipo de lã que produzem: Merinas, Bordaleiras e Churras. Pretende-se com este seminário dar a conhecer os diferentes tipos de velos produzidos pelas raças ovinas Portuguesas e como preparar a lã para uma utilização têxtil.

• Público-Alvo

Público em geral, Alunos da UTAD.

Conhecer os diferentes tipos de velos;

Identificar os fatores que influenciam a qualidade da lã;

Avaliar o velo e as fibras da lã;

Utilizar os métodos de lavagem de lã em bruto;

Preparar as fibras para a fiação: penteação e cardação;

Iniciação à fiação com fuso.

RESPONSÁVEL PELO WORKSHOP

Prof. Virgínia Alice Cruz dos Santos

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Virgínia Alice Cruz dos Santos

Prof. António Mário Domingues Silvestre

16 de stembro de 2020

Das 14:00h – 18:00h

PROGRAMA/FORMADORES

Componente teórica: 14:00 – 15:00 H

Caracterização dos velos dos 3 grupos étnicos” – Professores envolvidos: Virgínia Santos; Severiano Silva; Jorge Azevedo

Fatores que influenciam a qualidade da lã” – Professores envolvidos: Virgínia Santos; Severiano Silva; Jorge Azevedo

Componente prática: 15:00 – 18:00 H

Preparação do velo para fiar” – Professores envolvidos: Virgínia Santos; Mário Silvestre; Ângela Martins

30€ Público em geral

20€ Alunos da UTAD

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Edifício das Ciências Agrárias (sala a designar em breve).

<<Inscrições on Line>>

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Data:
Setembro 16