2º Curso de Formação em História da Ciência no Ensino das Ciências (Acreditado pelo CCPFC)

Maio 30 @ 0:00 - Junho 1 @ 0:00

19 06 2018 15 50 14

Enfrentar estes desafios exige considerar estratégias de formação de professores de sentido inovador, seja ao nível da formação inicial ou da formação contínua. Nos últimos anos algumas universidades portuguesas que formam professores integraram disciplinas de História e/ ou Filosofia das Ciências nos planos de estudos de alguns dos cursos de formação de professores de ciências. No entanto, no nível da formação contínua, pouco tem sido feito. A situação é tanto mais preocupante quando pensamos que a maioria, dos atuais professores de ciências não teve acesso, durante a formação inicial, a este tipo de conhecimento.
Torna-se, por isso, indispensável criar oportunidades para que os atuais professores reflitam sobre as possíveis utilizações da História das Ciências em contextos específicos, como os da planificação e avaliação, e a apliquem na sua prática de ensino.
Tendo por base estes pressupostos, propomos a realização deste evento, que visa essencialmente contribuir para a reflexão, intercâmbio de experiências e desenho de metas para incrementar a utilização da História da ciência no ensino.

• Refletir sobre a importância da História da Ciência para o sucesso da aprendizagem da Ciência.
• Desenvolver estratégias e construir recursos para a utilização da História da Ciência na aprendizagem da Ciência.
• Discutir a importância da História da Ciência na perspetiva de “ Ciência para Todos”.
• Adquirir algumas ferramentas metodológicas para desenvolver um trabalho de investigação na História da Ciência.

Para efeitos do art. 8º do RJFCP:
Professores do Ensino Básico e Secundário

MODALIDADE DE FORMAÇÃO

Curso de formação

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Isilda Rodrigues

METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO

Na globalidade os módulos terão um cariz teórico/prático em que será privilegiada uma metodologia reflexiva sobre a experiência profissional que contemplará essencialmente:
– Trabalho prático em pequeno grupo
– Debate/discussão em grande grupo
– Trabalho cooperativo em pequeno grupo.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO

Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.
A avaliação expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores com base num relatório.
Os critérios de avaliação do relatório são os seguintes:

– critérios formais (10%): extensão (2 a 3 páginas A4), tipo de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento (1,5) devendo ser entregue em pdf (por email para isilda@utad.pt  (em data a definir)
– reflexão crítica (90%) – balanço global da formação, aplicabilidade das temáticas, contributos para mudanças nas práticas profissionais e sugestões.

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

1 Crédito.
Registo de acreditação da ação CCPFC/ACC-100459/18 – CCPFC – Certificado

FORMADORES

Isilda Rodrigues
Jorge Azevedo
Clara Vasconcelos
Ana Sampaio
Sergio Rodrigues

CONTEÚDOS DA AÇÃO/HORAS POR MÓDULO

Apresentamos, de seguida, os conteúdos que pretendemos desenvolver:

Modulo 1 – Da História da Ciência ao Ensino da Ciência – análise de alguns exemplos – 8 HIsilda Rodrigues, Clara Vasconcelos;
Modulo 2 – História da Biologia, da Geologia, da Química, da Matemática, da Física, entre outras – 12HJorge Azevedo, Sérgio Rodrigues, Ana Sampaio;
Modulo 3 – Estratégias e recursos para a utilização da História da Ciência na aprendizagem da Ciência – 5HIsilda Rodrigues, Clara Vasconcelos.

75€ (Outros públicos)
50€ (Alunos e ex alunos da UTAD)

LOCALIZAÇÃO, ACESSO E ALOJAMENTO

Na UTAD, Polo I da Escola das Ciências Humanas e Sociais

<<Consulte o mapa do Campus>>

Links para alojamento: <<Ver>>; <<Alojamento nos Serviços de Ação Social da UTAD>>

NUMERUS CLAUSUS

Número Máximo de Participantes por Turma: 50 (mínimo 20).

<<Inscrições on line>>

INSCRIÇÃO NO CONGRESSO

1º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino

<<Inscrições on line>>

As candidaturas são formalizadas através do preenchimento da ficha de candidatura (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

· Comprovativo de pagamento original do emolumento;
por uma das seguintes formas:

· Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
· Por e-mail xazevedo@utad.pt;
· Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, 500-801 Vila Real.

Só serão consideradas as candidaturas com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

· Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
· Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
. BIC SWIFT – TOTAPTPL

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

Maio 30 @ 0:00
Fim: