1.º Congresso de Educação Artística da ECHS

Maio 5 @ 9:00 - 16:00

Template do congresso

A educação artística é indispensável para o desenvolvimento da expressão pessoal e social das crianças e dos jovens. As expressões artísticas associam a criatividade, a razão e a emoção, trazendo novas vertentes, formas e densidades ao ambiente e à sociedade onde vivemos. O desenvolvimento da criatividade assenta na mobilização e na integração de um conjunto de experiências, saberes e processos que as crianças percecionam, selecionam e organizam, atribuindo-lhes novos significados. Este desenvolvimento da criatividade permite um enriquecimento dos universos simbólicos, que podem assumir diferentes manifestações e experimentações (plásticas, cinestésicas, expressivas e musicais). Neste sentido importa proporcionar às crianças e aos jovens oportunidades de apreciar e fruir diferentes manifestações artísticas.

• Público-Alvo

Investigadoras/es, educadoras/es e professoras/es, animadores socioculturais, mediadores artísticos, atores, performers, técnicos de serviços educativos/artísticos/culturais, discentes, bem como entre todas/os aquelas/es que desejem participar no congresso.

– Refletir sobre a importância da educação artística na formação global da pessoa ao longo da vida;

– Conhecer projetos no âmbito da educação artística e de formação na área;

– Sensibilizar para a realização de projetos de educação artística no ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico;

– Refletir sobre as práticas educativas no âmbito da educação artística.

RESPONSÁVEIS PELO CONGRESSO

Joaquim Escola, Rita  de Azevedo, Susana de Figueiredo

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ângela Cardoso, Armando Loureiro, Carlos Cardoso, Inês Relva, Joaquim Escola, Marcelino Lopes, Otília Fernandes, Rita de Azevedo, Rut Martínez de Castro e Susana de Figueiredo.

COMISSÃO ORGANIZADORA

UTAD

Câmara Municipal de Vila Real

05 de maio de 2020

Das: 09:00h às 16:00h

9h00 – Receção aos participantes;

9h30 – Sessão de Boas Vindas: Presidente da ECHS, Diretor do Departamento de Educação e de Psicologia da ECHS, Vereador da Educação e do Ensino da CMVR, Joaquim Escola;

9h45Jorge Barreto Xavier (ISCTE)

“Alguns dias antes do Verão”

10h20Maria do Céu Machado (FMUL)

“Adolescentes e educação artística”

11h00 – Pausa para café;

11h30Miguel Falcão (ESELX)

“Para quê [a educação artística] em tempos de indigência?”:
Um olhar a partir de três cursos da ESE de lisboa.

12h00Rui Campos – Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação.

“O programa de educação estética e artística – uma abordagem curricular”

12h30 – Almoço.

14h30Rut Martínez-López de Castro, Sara Lloria e Sara Aguayo (Universidade de Vigo)

“Las artes como técnica terapéutica”

14h50 – Projetos de educação artística na ECHS;

15h00 – Apresentação oficial do curso Pós-graduado em Educação Artística da ECHS;

16h00 – Encerramento/Conclusões do 1.º Congresso em Educação Artística da ECHS.

10€ Público em geral

5€ Alunos da UTAD (1º e 2ºciclo da UTAD).

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Auditório 1.10 do Polo I da ECHS.

<<Inscrições on Line>>

Limite de inscrições até ao dia 30 de abril de 2020

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

NOTA 1 | Todos os participantes terão de se inscrever obrigatoriamente no evento.

NOTA 2 | O cancelamento de inscrições implica a perda total do valor da taxa de inscrição, não havendo lugar a reembolsos.

NOTA 3 Os certificados de participação serão entregues apenas aos participantes no Congresso. Considera-se participante quem tiver presença física no Congresso e tiver o respetivo pagamento regularizado.

NOTA 4 | Os inscritos que tenham pago a sua inscrição, mas que não compareçam no Congresso, não terão direito a qualquer certificado, nem à devolução do valor pago.

Data:
Maio 5