Modelos Barras FUNDOS v04 3logos

Designação do projeto | Projeto SMARTAGEING – Sistema de Apoio à Decisão para o Envelhecimento de Vinho do Porto Branco

Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-047021

Objetivo principal| Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Região de intervenção | Norte e Centro

Entidade beneficiária | WATGRID, S.A.  | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência  | Vallegre, Vinhos do Porto, S.A.

Data de aprovação | 18 de Novembro de 2020

Data de início | 1 de Julho de 2020

Data de conclusão | 30 de Junho de 2023

Custo total elegível | 1.408.221,27€

Apoio financeiro da União Europeia | 986.638,53€

Custo total elegível UTAD | 492.411,37€

Apoio financeiro da União Europeia UTAD |FEDER – 369.308,53€

Resumo:

O objetivo do projeto SMARTAGEING consiste no aumento da previsibilidade do processo de envelhecimento e no desenvolvimento de instrumentos, que possibilitem melhorar significativamente a capacidade de monitorização, em tempo real, da evolução e da qualidade do vinho do Porto Branco, mas, também atuar sobre parâmetros determinantes neste processo de envelhecimento. A solução de monitorização assenta em sensores capazes de adquirir parâmetros considerados fundamentais para o processo de envelhecimento (turvação, cor, pH, O2 dissolvido). Os dados adquiridos serão utilizados para a criação de modelos preditivos, por conjugação com uma análise química e sensorial detalhada do vinho. A tecnologia deverá incluir, num mesmo dispositivo, um elemento atuador, sobre dois parâmetros determinantes no processo de envelhecimento do vinho do Porto: o oxigénio dissolvido e a temperatura. Este elemento poderá operar em modo supervisionado e/ou fazer parte de uma rede de monitorização e de atuação automática. A tecnologia a desenvolver deverá assim permitir a monitorização do processo de envelhecimento do vinho do Porto Branco, e simultaneamente, atuar, em tempo real, sobre variáveis críticas, com o objetivo último de otimizar este processo, e permitindo a obtenção de uma qualidade consistente do produto final.