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Designação do projeto | Simplificação e Monitorização do Acesso e Comunicações do IPVC&UTAD

Código do projeto | POCI-02-0550-FEDER-035482

Objetivo principal | A operação está orientada para o acesso universal aos sistemas de informação e na implementação de serviços digitais e modernização de serviços existentes.

Região de intervenção | Norte

Entidade beneficiária principal| Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

Entidade cobeneficária | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Data de início | 13-06-2017

Data de conclusão | 12-06-2019

Custo total elegível do Projeto| € 631 118,55

Custo total elegível da UTAD| € 182 162,89

Apoio financeiro da União Europeia | € 536 450,77 (FEDER)

Objetivos:

A integração com a Autenticação.GOV, com o cartão do cidadão e com a chave móvel digital ao nível do acesso universal ao sistema de informação é um aspeto chave desta operação. Ao nível da modernização e implementação de serviços digitais, o foco está nos centros de atendimento multicanal e não presenciais, na gestão do ciclo de vida da identidade digital dos utilizadores e no armazenamento digital de baixo custo para centro de dados cruzado que, para além de estarem de acordo com as políticas do governo de Portugal, estão em consonância com o Plano Estratégico do IPVC, para o período 2015-2019, e o Plano Estratégico da UTAD para o período de 2013-2017. Relativamente à modernização administrativa de serviços pretende-se ainda, com esta operação, eliminar atos presenciais desnecessários fazendo uso da integração de tecnologias, nomeadamente através da assinatura digital de pautas de avaliação.

Atividades

  1. Diagnóstico e Estudo de Viabilidade Económico Financeira;
  2. Reestruturação dos mecanismos de autenticação (Autenticação.GOV e Autenticação com o cartão do cidadão ou chave móvel digital);
  3. Conceção e implementação dos novos centros de atendimento multicanal;
  4. Nova geração do repositório digital de informação;
  5. Reengenharia de Processos;
  6. Solução de armazenamento digital de baixo custo e OpenSource para Centro de Dados cruzado;
  7. Reengenharia e desenho de processos de gestão do ciclo de vida da identidade digital – gap analysis;
  8. Desenvolvimento de solução integrada de gestão do Ciclo de Vida de Identidade Digital;
  9. Infraestruturas de certificação e integração com cartão de cidadão (Ciclo de Vida de Identidade Digital);
  10. Formação;
  11. Comunicação e divulgação da Operação.

    Resultados esperados

    • Serviços públicos destinados aos cidadãos e/ou empresas objeto de desmaterialização de forma integrada – 3;
    • Sistemas de informação de apoio a novos modelos de atendimento integrados com outros já existentes nas diferentes áreas setoriais e níveis de administração – 2;
    • Processos objeto de reengenharia e simplificação, assegurando a integração multissetorial e multinível entre serviços, com vista à promoção de ganhos de eficiência e eficácia na interação da Administração com cidadãos e empresas – 2;
    • Sistemas de informação que passam a interoperar entre si com a utilização da plataforma de interoperabilidade da AP (iAP) – 2;
    • Sistemas de informação desenvolvidos ou objeto de alteração com vista a utilização de mecanismos de autenticação de assinatura eletrónica, designadamente a chave móvel digital, o cartão de cidadão e o sistema de certificação de atributos profissionais e empresariais – 1;
    • Medidas de racionalização, previstas no âmbito do Plano de ação global para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na AP – 2;
    • Ações prioritárias previstas ao nível europeu para a área da administração electrónica – 4;
    • Indivíduos que preenchem e enviam pela Internet impressos ou formulários oficiais, no âmbito dos resultados da operação – 1000;
    • Trabalhadores em funções públicas que se consideram mais aptos após a frequência de formação – 90;
    • Disponibilização on-line de Serviços Públicos;
    • População-alvo diretamente beneficiada pela operação – 5000.