Modelos Barras FUNDOS v04 3logos

Designação do projeto | Projeto T-LAMP -Turf Lighting Advanced Mobile Platform Professionals

Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-070057

Objetivo principal| Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Região de intervenção | Norte e Centro

Entidade beneficiária | LOKI, UNIPESSOAL LDA  | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |   MORE – LABORATÓRIO COLABORATIVO MONTANHAS DE INVESTIGAÇÃO

Data de aprovação | 29 de Dezembro de 2020

Data de início | 31 de Agosto de 2020

Data de conclusão | 30 de Junho de 2023

Custo total elegível | 902.710,90€

Apoio financeiro da União Europeia | 626.405,59€

Custo total elegível UTAD | 342 179,17€

Apoio financeiro da União Europeia UTAD |FEDER – 256.634,38€

Resumo:

O Projeto T-LAMP, Turf Lighting Advanced Mobile Platform, permitirá:

1.  Estudar os mecanismos fisiológicos das plantas (gramíneas);
  2.  Determinar como a tecnologia LED pode fazer crescer a planta, com eficiências a nível energético e espectral;
  3.  Avaliar as respostas fisiológicas da planta sob os efeitos do sistema LED;
  4.  Conferir características de controlo e de inteligência à solução;
  5.  Demonstrar as vantagens da solução-protótipo em ambiente relevante (estádio).

A LOKI, Unipessoal Lda., tendo como parceiros a UTAD e o Laboratório MORE, será pioneira na criação de uma solução avançada de iluminação LED para o crescimento ótimo dos relvados naturais, minimizando os problemas de manutenção atuais, com ganhos diretos em termos económicos e ambientais.

O projeto está estruturado em seis grandes atividades, as quatro primeiras dedicadas à investigação e desenvolvimento do uso da tecnologia LED no crescimento dos relvados; a quinta está centrada na divulgação dos resultados e a última foca-se na gestão técnica do projeto.