No seguimento da implementação do projecto Midas n.º 1903, já finalizado, entendeu-se ser essencial para os sistemas de informação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) implementar um projecto para efectuar a reengenharia da plataforma “Sistema de Informação de Apoio ao Ensino” (SIDE), desenvolvida na UTAD.
O portal SIDE é um sistema de informação de apoio ao ensino, centrado na gestão académica e no apoio ao processo de ensino e aprendizagem, indo de encontro às necessidades de integração dos fluxos de informação dos diversos sistemas universitários. O Portal SIDE representa um papel fundamental na instituição, possibilitando a aprendizagem, avaliação e comunicação, sem limitações ao nível do espaço e tempo, permitindo dar resposta aos desafios das instituições de ensino superior – aumentar a capacidade de formação e simultaneamente tornar mais eficientes os processos de gestão académica.
Pretende-se assim efectuar a reengenharia da aplicação e dos processos por forma a criar uma plataforma baseada em tecnologias mais actuais e capaz de operar numa plataforma de cloud computing, permitindo evitar constrangimentos de utilização quando há picos de operações.
Por outro lado pretende-se incorporar um conjunto de procedimentos utilizando o cartão do cidadão e a assinatura digital por forma a criar condições para funcionamento mais seguro e permitindo implementar novas funcionalidades, permitindo a interoperabilidade de sistemas.

Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Fatores de Competitividade

Investimento Elegível – 255.000,00€

Compete-QREN-FEDER